000 02556naa a2200205uu 4500
001 5092510302748
003 OSt
005 20190212161357.0
008 150925s1997 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aLOVISOLO, Hugo
_953597
242 1 0 _aScientific communities: changing conditions or strategies
245 1 0 _aComunidades científicas :
_bcondições ou estratégias de mudança
260 _aSão Paulo :
_bCEDES,
_cago.1997
520 3 _aSão focalizados, comparativamente, os desenvolvimentos das comunidades científicas argentina e brasileira. O autor parte do paradoxo entre as condições (econômicas, culturais e educacionais) que deveriam ter favorecido o resultado, o desenvolvimento das comunidades científicas argentinas, quando se comparam com as vigentes no Brasil ao longo do século. Rejeitando, a partir do paradoxo entre condições e desenvolvimento efetivo, uma leitura externalista, o autor defende a importância metodológica de estudar as estratégias a favor do reconhecimento e da legitimação do papel do cientista. Distingue dois tipos ideais de estratégia: a cientificista ou intervencionista e a academicista ou da renúncia. Após caracterizar os tipos ideais, interpreta, com base em material histórico, seus desenvolvimentos em ambos os países. No caso argentino, teria dominado uma estratégia intervencionista que confronta a universidade e a intelectualidade com os poderes dominantes, em especial, o do Estado, além de enfrentamentos significativos entre os defensores de cada estratégia. No Brasil, a estratégia academicista teria sido dominante, conciliando as diferenças e estabelecendo um padrão de colaboração entre comunidade científica e o Estado. As diferenças entre os dois desenvolvimentos são, portanto, vistas como diferenças entre as possibilidades de confronto ou interpenetração das duas estratégias entre si e em suas relações, principalmente, com o Estado. Sugere-se que para entender o desenvolvimento específico das estratégias em nível nacional, faz-se necessário formular algumas hipóteses sobre o modo de integração das estratégias científicas com as tradições políticas e de definição de identidades em cada país
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciências da Educação
_g18, 59, p. 270-297
_dSão Paulo : CEDES, ago.1997
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v18n59/18n59a02.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150925
_b1030^b
_cMatheus
998 _a20160517
_b1502^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c50006
_d50006
041 _apor