000 | 01785naa a2200193uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 5111612361048 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212161723.0 | ||
008 | 151116s1998 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aD'AVILA, José Luis Piôto _953658 |
|
245 | 1 | 0 |
_aTrajetória escolar : _bInvestimento familiar e determinação de classe |
260 |
_aSão Paulo : _bCedes, _cabril. 1998 |
||
520 | 3 | _aEste estudo destaca elementos que indicam a possibilidade de ruptura da lógica da reprodução na trajetória escolar de alunos, cujas famílias pertencem a estratos médio-baixos e baixos da sociedade, residentes em bairros da periferia da Grande Vitória (ES). As evidências colhidas em entrevistas com familiares de tais alunos conjugadas a resultados de pesquisa de campo realizada na Escola Técnica Federal local, permitem enunciar que suas estratégias de investimento educacional se constróem aos poucos, pelo cultivo familiar dos pendores individuais inicialmente e, a seguir, segundo as possibilidades surgidas em um novo espaço de relações, que transcende as expectativas construídas no estrito círculo da família. Sugere-se, para a compreensão de tais processos, que, alternativamente ao conceito de habitus, proposto por Bourdieu, se considere o reconhecimento de uma articulação entre transação biográfica e transação relacional, segundo a fórmula utilizada por Dubar | |
773 | 0 | 8 |
_tEducação e sociedade: revista quadrimestral de ciência da educação _g19, 62, p. 31-63 _dSão Paulo : Cedes, abril. 1998 _xISSN 01017330 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20151116 _b1236^b _cMatheus |
||
998 |
_a20160517 _b1542^b _cAna |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c50126 _d50126 |
||
041 | _apor |