000 01785naa a2200193uu 4500
001 5111612361048
003 OSt
005 20190212161723.0
008 151116s1998 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aD'AVILA, José Luis Piôto
_953658
245 1 0 _aTrajetória escolar :
_bInvestimento familiar e determinação de classe
260 _aSão Paulo :
_bCedes,
_cabril. 1998
520 3 _aEste estudo destaca elementos que indicam a possibilidade de ruptura da lógica da reprodução na trajetória escolar de alunos, cujas famílias pertencem a estratos médio-baixos e baixos da sociedade, residentes em bairros da periferia da Grande Vitória (ES). As evidências colhidas em entrevistas com familiares de tais alunos conjugadas a resultados de pesquisa de campo realizada na Escola Técnica Federal local, permitem enunciar que suas estratégias de investimento educacional se constróem aos poucos, pelo cultivo familiar dos pendores individuais inicialmente e, a seguir, segundo as possibilidades surgidas em um novo espaço de relações, que transcende as expectativas construídas no estrito círculo da família. Sugere-se, para a compreensão de tais processos, que, alternativamente ao conceito de habitus, proposto por Bourdieu, se considere o reconhecimento de uma articulação entre transação biográfica e transação relacional, segundo a fórmula utilizada por Dubar
773 0 8 _tEducação e sociedade: revista quadrimestral de ciência da educação
_g19, 62, p. 31-63
_dSão Paulo : Cedes, abril. 1998
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
_yAcesso
942 _cS
998 _a20151116
_b1236^b
_cMatheus
998 _a20160517
_b1542^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c50126
_d50126
041 _apor