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008 151116s1998 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aMANFREDI, Silvia Maria
_953663
245 1 0 _aTrabalho, qualificação e competência profissional - das dimensões conceituais e políticas
260 _aSão Paulo :
_bCedes,
_cset. 1998
520 3 _aNeste artigo reconstruímos as noções de qualificação e competência e suas respectivas interfaces. Mostramos também que são conceitos polissêmicos e que variam de acordo com os parâmetros teórico-metodológicos utilizados para investigá-los. Procuramos mostrar que noção de competência é multidimensional, envolvendo facetas que vão do individual ao sociocultural, situacional (contextual-organizacional) e processual. Por tudo isso, não pode ser confundida como mero desempenho. Além disso, por ser um constructo, o que se apreende são manifestações específicas cujos conteúdos não são universais. Nesse sentido, do ponto de vista de pesquisa empírica seria mais pertinente ater-se a áreas específicas, com recortes relativos a domínios circunscritos de conteúdos (teórico-práticos), frutos de experiências e trajetórias individuais, coletivas, situadas e datadas. Nessa perspectiva ressaltamos a necessidade de novos estudos e pesquisas que, adotando parâmetros histórico-críticos e multidisciplinares, desenvolvam novas estratégias metodológicas para a investigação de competências e saberes de trabalhadores e trabalhadoras em situações de vida e trabalho
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciências da Educação
_g19, 64, p. 13-49
_dSão Paulo : Cedes, set. 1998
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
_yAcesso
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999 _aConvertido do Formato PHL
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