000 01432naa a2200193uu 4500
001 5111615483947
003 OSt
005 20190212161750.0
008 151116s1999 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aCARINO, Jonaedson
_953669
245 1 0 _aA biografia e sua instrumentalidade educativa
260 _aSão Paulo :
_bCedes,
_cago. 1999
520 3 _aO presente artigo trata do gênero biografia, associando-o à educação por meio de um pressuposto: o de que as construções biográficas contêm uma instrumentalidade educativa, podendo ser apreciadas no contexto de uma pedagogia do exemplo. Parte integrante dos estudos de seu autor que culminaram em tese de doutoramento na UFRJ, o trabalho contém uma síntese histórica da trajetória do gênero biográfico segundo periodização proposta por Madelénat, além de apresentar uma fundamentação teórica de análise das biografias apoiada, especialmente, em Wilhelm Dilthey. O artigo pretende, ainda, destacar a pertinência e a relevância do estudo das construções biográficas, notadamente em sua relação com a educação
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciências da Educação
_g20, 67, p. 153-182
_dSão Paulo : Cedes, ago. 1999
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v20n67/v20n67a05.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20151116
_b1548^b
_cAna
998 _a20160517
_b1600^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c50145
_d50145
041 _apor