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008 151117s1999 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBRZEZINSKI, Iria
_953344
245 1 0 _aEmbates na definição das políticas de formação de professores para a atuação multidisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental :
_brespeito à cidadania ou disputa pelo poder?
260 _aSão Paulo :
_bCedes,
_cdez.1999
520 3 _aO artigo situa os embates contemporâneos travados entre o mundo oficial e o mundo real em relação às políticas de formação de professores para a educação básica, em particular, às políticas de formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Nele buscam-se alternativas para a indagação: esses embates expressam respeito à cidadania ou constituem disputa pelo poder? Tal busca requereu uma incursão na história das políticas, das instituições (loci) e dos cursos que, na modalidade regular, vêm formando professores para atuar multidisciplinarmente no Ensino Fundamental em nosso país. Concomitantemente, foi necessária uma fundamentação em aportes teóricos que tratam das relações de poder presentes na sociedade e na escola brasileiras, as quais convivem com a existência de dois mundos bem definidos: um mundo do sistema e um outro, do vivido. Tal dicotomia é própria das sociedades modernas e pressupõe um jogo de interações entre esses mundos, consistindo em uma luta poderosa e dinâmica entre a coerção da sociedade política e a resistência ativa da sociedade civil
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação
_g20, 68, p. 80-108
_dSão Paulo : Cedes, dez.1999
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a05v2068.pdf
_yAcesso
942 _cS
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_b1028^b
_cMatheus
998 _a20160517
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_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor