000 | 01965naa a2200193uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 5111710282148 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212161755.0 | ||
008 | 151117s1999 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aBRZEZINSKI, Iria _953344 |
|
245 | 1 | 0 |
_aEmbates na definição das políticas de formação de professores para a atuação multidisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental : _brespeito à cidadania ou disputa pelo poder? |
260 |
_aSão Paulo : _bCedes, _cdez.1999 |
||
520 | 3 | _aO artigo situa os embates contemporâneos travados entre o mundo oficial e o mundo real em relação às políticas de formação de professores para a educação básica, em particular, às políticas de formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Nele buscam-se alternativas para a indagação: esses embates expressam respeito à cidadania ou constituem disputa pelo poder? Tal busca requereu uma incursão na história das políticas, das instituições (loci) e dos cursos que, na modalidade regular, vêm formando professores para atuar multidisciplinarmente no Ensino Fundamental em nosso país. Concomitantemente, foi necessária uma fundamentação em aportes teóricos que tratam das relações de poder presentes na sociedade e na escola brasileiras, as quais convivem com a existência de dois mundos bem definidos: um mundo do sistema e um outro, do vivido. Tal dicotomia é própria das sociedades modernas e pressupõe um jogo de interações entre esses mundos, consistindo em uma luta poderosa e dinâmica entre a coerção da sociedade política e a resistência ativa da sociedade civil | |
773 | 0 | 8 |
_tEducação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação _g20, 68, p. 80-108 _dSão Paulo : Cedes, dez.1999 _xISSN 01017330 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a05v2068.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20151117 _b1028^b _cMatheus |
||
998 |
_a20160517 _b1551^b _cAna |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c50148 _d50148 |
||
041 | _apor |