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100 | 1 |
_aMARCUSCHI, Luiz Antônio _96624 |
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245 | 1 | 0 | _aProdução textual, análise de gêneros e compreensão |
250 | _a3. ed | ||
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_aSão Paulo : _bParábola Editorial, _c2008 |
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300 | _a295 p. | ||
490 | 0 |
_aEducação Linguística ; _v2 |
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505 | 8 | 0 |
_tPreliminares. Breve excurso sobre a linguística no século XX _tA. A construção do objeto dos estudos linguísticos no século XX _tB. As dicotomias fundacionais: langue e parole, competência e desempenho _tC. O surgimento das perspectivas funcionalistas _tD. A derrocada do behaviorismo e o surgimento dos cognitivismos _tE. As novas tendência a partir dos anos 1950-1960 _tSugestão de trabalho _tObras de consulta para aprofundamento dos temas tratados _tPrimeira parte. 1. Processos de produção textual _t1.1. Quando se ensina língua, o que se ensina? _t1.2. Análise da língua com base na produção textual _t1.3. Quando se estuda a língua, o que se estuda? _t1.4. Noção de língua, texto, textualidade e processos de textualização _t1.5. Aprofundando a noção de língua por nós adotada _t1.6. Noção de sujeito e subjetividade _t1.7. Noção de texto e linguística de texto _t1.8. Relacionando texto, discurso e gênero _t1.9. A textualidade e sua inserção situacional e sociocultural _t1.10. Critérios de textualização: visão geral _t1.11. Avaliação dos sete critérios da textualidade _t1.12. Organização tópica _t1.13. Processo referencial _tSegunda parte. 2. Gêneros textuais no ensino de língua _t2.1. O estudo dos gêneros não é novo, mas está na moda _t2.2. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade _t2.3. Algumas perspectivas para o estudo dos gêneros _t2.4. Noção de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo _t2.5. Gêneros textuais como sistema de controle social _t2.6. A questão da intergenericidade: que nomes das aos gêneros? _t2.7. A questão intercultural _t2.8. A questão do suporte de gêneros textuais _t2.9. Análise dos gêneros na oralidade _t2.10. A análise de gêneros textuais na relação fala e escrita _t2.11. Domínios discursivos e gêneros textuais na oralidade e na escrita _t2.12. Distribuição dos gêneros no continuum da relação fala-escrita _t2.13. Os gêneros emergentes na mídia virtual e o ensino _t2.14. A questão dos gêneros e o ensino da língua _t2.15. Visão dos PCNs a respeito da questão dos gêneros _t2.16. Gêneros textuais na língua falada e escrita de acordo com os PCNs _t2.17. Os gêneros textuais em sala de aula: as "sequências didáticas" _t2.18. A proposta de Bronckart _tTerceira parte 3. Processos de compreensão _t3.1. Leitura e compreensão como trabalho social e não atividade individual _t3.2. Breves observações sobre o sentido literal _t3.3. Compreensão e atividade inferencial _t3.4. A importância de conceber a língua como trabalho social, histórico e cognitivo _t3.5. A necessidade de tomar o texto como evento comunicativo _t3.6. Algumas observações sobre o contexto no processo de compreensão _t3.7. Noção de inferência _t3.8. Compreensão como processo _t3.9. A compreensão interdialetal _t3.10. O tratamento da compreensão nos livros didáticos _t3.11. Tipologia das perguntas de compreensão nos livros didáticos _t3.12. Os descritores para a compreensão textual no ensino fundamental |
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_aLinguagem _916901 |
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942 | _cG | ||
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