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090 _a16
_bM3225p
100 1 _aMARCUSCHI, Luiz Antônio
_96624
245 1 0 _aProdução textual, análise de gêneros e compreensão
250 _a3. ed
260 _aSão Paulo :
_bParábola Editorial,
_c2008
300 _a295 p.
490 0 _aEducação Linguística ;
_v2
505 8 0 _tPreliminares. Breve excurso sobre a linguística no século XX
_tA. A construção do objeto dos estudos linguísticos no século XX
_tB. As dicotomias fundacionais: langue e parole, competência e desempenho
_tC. O surgimento das perspectivas funcionalistas
_tD. A derrocada do behaviorismo e o surgimento dos cognitivismos
_tE. As novas tendência a partir dos anos 1950-1960
_tSugestão de trabalho
_tObras de consulta para aprofundamento dos temas tratados
_tPrimeira parte. 1. Processos de produção textual
_t1.1. Quando se ensina língua, o que se ensina?
_t1.2. Análise da língua com base na produção textual
_t1.3. Quando se estuda a língua, o que se estuda?
_t1.4. Noção de língua, texto, textualidade e processos de textualização
_t1.5. Aprofundando a noção de língua por nós adotada
_t1.6. Noção de sujeito e subjetividade
_t1.7. Noção de texto e linguística de texto
_t1.8. Relacionando texto, discurso e gênero
_t1.9. A textualidade e sua inserção situacional e sociocultural
_t1.10. Critérios de textualização: visão geral
_t1.11. Avaliação dos sete critérios da textualidade
_t1.12. Organização tópica
_t1.13. Processo referencial
_tSegunda parte. 2. Gêneros textuais no ensino de língua
_t2.1. O estudo dos gêneros não é novo, mas está na moda
_t2.2. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade
_t2.3. Algumas perspectivas para o estudo dos gêneros
_t2.4. Noção de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo
_t2.5. Gêneros textuais como sistema de controle social
_t2.6. A questão da intergenericidade: que nomes das aos gêneros?
_t2.7. A questão intercultural
_t2.8. A questão do suporte de gêneros textuais
_t2.9. Análise dos gêneros na oralidade
_t2.10. A análise de gêneros textuais na relação fala e escrita
_t2.11. Domínios discursivos e gêneros textuais na oralidade e na escrita
_t2.12. Distribuição dos gêneros no continuum da relação fala-escrita
_t2.13. Os gêneros emergentes na mídia virtual e o ensino
_t2.14. A questão dos gêneros e o ensino da língua
_t2.15. Visão dos PCNs a respeito da questão dos gêneros
_t2.16. Gêneros textuais na língua falada e escrita de acordo com os PCNs
_t2.17. Os gêneros textuais em sala de aula: as "sequências didáticas"
_t2.18. A proposta de Bronckart
_tTerceira parte 3. Processos de compreensão
_t3.1. Leitura e compreensão como trabalho social e não atividade individual
_t3.2. Breves observações sobre o sentido literal
_t3.3. Compreensão e atividade inferencial
_t3.4. A importância de conceber a língua como trabalho social, histórico e cognitivo
_t3.5. A necessidade de tomar o texto como evento comunicativo
_t3.6. Algumas observações sobre o contexto no processo de compreensão
_t3.7. Noção de inferência
_t3.8. Compreensão como processo
_t3.9. A compreensão interdialetal
_t3.10. O tratamento da compreensão nos livros didáticos
_t3.11. Tipologia das perguntas de compreensão nos livros didáticos
_t3.12. Os descritores para a compreensão textual no ensino fundamental
650 4 _aLinguagem
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942 _cG
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