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008 160216s1999 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aSILVA, Ozires
_953980
245 1 0 _aTecnologia espacial e desenvolvimento
260 _aBrasília :
_bCGEE,
_cout. 1999
520 3 _aO artigo procura analisar a situação paradoxal em que se encontram os países em desenvolvimento, em geral ricos em matérias-primas e que devido às condições econômicas típicas, poderiam oferecer mão-de-obra mais barata. No entanto, por falta de estruturas educacionais e de treinamento especializado, em geral não conseguem competir vantajosamente com os países mais desenvolvidos em preço, performance e qualidade. O autor procura analisar as origens e causas desse paradoxo, chamando em seu auxílio o setor aerospacial que, devido a sua abrangência em componentes, equipamentos e sistemas, oferece desafios amplos para a busca de suficiência tecnológica e para a competitividade industrial em produtos de altos valores agregados. Considerações são feitas sobre a importância das Marcas Comerciais e sobre o seu significado para a competitividade sistêmica dos países, enfatizando os comentários e desdobramentos relativos às prováveis razões pelas quais países, como o Brasil, têm encontrado dificuldades para desenvolver ações e colher resultados concretos nesse campo. O artigo é concluído explicitando os desafios da economia globalizada, procurando mostrar os fatores determinantes essenciais para que as economias emergentes possam melhorar o seu desempenho, antes que o fosso aberto entre as nações mais desenvolvidas e as periféricas atinjam uma dimensão intransponível
590 _aISSN Online: 21769729
700 1 _aBARTELS, Walter
_953981
773 0 8 _tParcerias Estratégicas
_g4, 7, p. 31-42
_dBrasília : CGEE, out. 1999
_xISSN 14139375
_w
856 4 2 _uhttp://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/79/71
_yAcesso
942 _cS
998 _a20160216
_b0931^b
_cLarissa
998 _a20160302
_b1056^b
_cLarissa
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor