000 | 02023naa a2200229uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 6021617555647 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212162723.0 | ||
008 | 160216s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aJUNG, Carlos Fernando _954009 |
|
245 | 1 | 0 | _aUma parceria estratégica para inserção de P&D no ensino de engenharia |
260 |
_aBrasília : _bCGEE, _c2007 |
||
520 | 3 | _aEste artigo descreve uma experiência didático-pedagógica que vem sendo realizada desde o ano de 2001 em um Curso de Engenharia de Produção da Região Sul. A experiência iniciou a partir de uma parceria com o Programa de Pólos de Inovação Tecnológica pertencente à Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS. Ela tem por finalidade viabilizar a pesquisa e o desenvolvimento de inovações tecnológicas no ambiente de uma faculdade comunitária, a partir de demandas identificadas no contexto produtivo local. Apesar do próprio Ministério da Educação considerar que a pesquisa não constitui atividade obrigatória para as faculdades e centros universitários, referência essa constante no atual Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, a direção, coordenação e professores possuem como pressuposto o princípio de que as atividades condizentes com o trinômio ensino-pesquisa-extensão são indissociáveis e indispensáveis à formação do profissional de engenharia. Esse pressuposto é corroborado na medida em que a atuação do engenheiro volta-se para a geração, produção, e inserção de novas tecnologias no sistema produtivo visando o desenvolvimento regional | |
590 | _aISSN Online: 21769729 | ||
700 | 1 |
_aRIBEIRO, José Luis Duarte _954010 |
|
700 | 1 |
_aCATEN, Carla Schwengber Ten _954011 |
|
773 | 0 | 8 |
_tParcerias Estratégicas _g12, 25, p. 237-262 _dBrasília : CGEE, 2007 _xISSN 14139375 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/302/296 _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20160216 _b1755^b _cAna |
||
998 |
_a20160226 _b1331^b _cAna |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c50493 _d50493 |
||
041 | _apor |