000 02023naa a2200229uu 4500
001 6021617555647
003 OSt
005 20190212162723.0
008 160216s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aJUNG, Carlos Fernando
_954009
245 1 0 _aUma parceria estratégica para inserção de P&D no ensino de engenharia
260 _aBrasília :
_bCGEE,
_c2007
520 3 _aEste artigo descreve uma experiência didático-pedagógica que vem sendo realizada desde o ano de 2001 em um Curso de Engenharia de Produção da Região Sul. A experiência iniciou a partir de uma parceria com o Programa de Pólos de Inovação Tecnológica pertencente à Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS. Ela tem por finalidade viabilizar a pesquisa e o desenvolvimento de inovações tecnológicas no ambiente de uma faculdade comunitária, a partir de demandas identificadas no contexto produtivo local. Apesar do próprio Ministério da Educação considerar que a pesquisa não constitui atividade obrigatória para as faculdades e centros universitários, referência essa constante no atual Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, a direção, coordenação e professores possuem como pressuposto o princípio de que as atividades condizentes com o trinômio ensino-pesquisa-extensão são indissociáveis e indispensáveis à formação do profissional de engenharia. Esse pressuposto é corroborado na medida em que a atuação do engenheiro volta-se para a geração, produção, e inserção de novas tecnologias no sistema produtivo visando o desenvolvimento regional
590 _aISSN Online: 21769729
700 1 _aRIBEIRO, José Luis Duarte
_954010
700 1 _aCATEN, Carla Schwengber Ten
_954011
773 0 8 _tParcerias Estratégicas
_g12, 25, p. 237-262
_dBrasília : CGEE, 2007
_xISSN 14139375
_w
856 4 2 _uhttp://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/302/296
_yAcesso
942 _cS
998 _a20160216
_b1755^b
_cAna
998 _a20160226
_b1331^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c50493
_d50493
041 _apor