000 01946naa a2200217uu 4500
001 6021710343849
003 OSt
005 20190212162738.0
008 160217s2010 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aALMEIDA, Maria Fátima Ludovico de
_946462
245 1 0 _aGestão da tecnologia e aprendizagem organizacional :
_bevolução das práticas de uma empresa brasileira de energia na direção do desenvolvimento sustentável
260 _aBrasília :
_bCGEE,
_cjun./2010
520 3 _aTraça-se um paralelo entre a evolução dos paradigmas de gestão tecnológica no mundo e os marcos das práticas de gestão da tecnologia de uma empresa brasileira de energia com atuação internacional, ao longo do período de 1974 a 2008, com o objetivo de entender a dinâmica do aprendizado organizacional nessa área. Contrasta-se a evolução dos modelos de gestão tecnológica preconizados por Roussel (1991), Rothwell (1994) e Miller (2001) com a trajetória da gestão tecnológica da empresa, segundo a perspectiva da aprendizagem organizacional (AO). Mais especificamente, explora-se a aplicação dos conceitos de aprendizagem de “ciclo simples” e de “ciclo duplo”, enunciados por Argyris e Schön (1974, 1978 e 1996) e as abordagens de planejamento adaptativo, que pressupõem o planejamento como um processo contínuo de aprendizagem, com ênfase na participação efetiva dos membros das unidades organizacionais envolvidas. Entre essas abordagens, as principais contribuições vieram do Planejamento Inovador (MELO, 1991, 2003)
590 _aISSN Online: 21769729
700 1 _aMelo, Maria Ângela Campelo de
_933078
773 0 8 _tParcerias Estratégicas
_g15, 30, p. 279-296
_dBrasília : CGEE, jun./2010
_xISSN 14139375
_w
856 4 2 _uhttp://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/389/375
_yAcesso
942 _cS
998 _a20160217
_b1034^b
_cLarissa
998 _a20160226
_b1332^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c50503
_d50503
041 _apor