000 02867naa a2200217uu 4500
001 6022912401249
003 OSt
005 20190212163356.0
008 160229s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aANDRADE, Jailson Bittencourt de
_954319
245 1 0 _aConectando ciência, tecnologia e inovação
260 _aBrasília :
_bCGEE,
_cjun. 2011
520 3 _aA ciência básica ou fundamental envolve a geração do conhecimento e fornece as sementes que poderão ser transformadas em tecnologia e inovação. Se no século  não havia um bom entendimento de como conectar ciência básica e tecnologia, neste século ainda é muito jovem a percepção de que a inovação pode ocorrer a partir da descoberta científica. A visão (e abordagem) disciplinar da ciência básica que prevaleceu até a segunda metade do século 21 foi revista com o desaparecimento, no final do século passado, das fronteiras disciplinares no âmbito das ciências naturais e o surgimento de domínios híbridos, mutáveis, convergentes e de elevada complexidade. Esta transformação foi potencializada no início deste século com o reconhecimento da convergência tecnológica que pretende a unificação da ciência e da tecnologia baseada na combinação da nanotecnologia, biotecnologia, tecnologia da informação e ciência cognitiva. Nesse sentido, tanto a convergência científica quanto a tecnológica destacam que o principal foco é o tema em estudo e não a disciplina. Nesse novo cenário, a inovação emerge como o principal combustível para a longevidade das corporações, destacando os fatores críticos para seu sucesso, quais sejam: i) pessoal (que defi ne o ambiente inovativo); ii) processos (que requerem boas práticas e padronização); e iii) parcerias (que proveem o conhecimento, o entendimento e as habilidades, em tempo real, para a rápida inovação).Na convergência científica, o desafi o é a conexão entre educação e conhecimento, enquanto no cenário da convergência tecnológica o desafi o é a conexão entre inovação e sustentabilidade (que é um caminhar que permite à humanidade, no presente, encontrar o bem-estar humano e ambiental e satisfazer suas necessidades econômicas e sociais, sem comprometer o progresso e o sucesso das futuras gerações). Em resumo, o grande desafio atual é conectar educação e sustentabilidade e isso se torna possível por meio da conexão entre ciência, tecnologia e inovação
590 _aISSN Online: 21769729
700 1 _aLOPES, Wilson Araújo
_954320
773 0 8 _tParcerias Estratégicas
_g16, 32, p. 385-402
_dBrasília : CGEE, jun. 2011
_xISSN 14139375
_w
856 4 2 _uhttp://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/452/433
_yAcesso
942 _cS
998 _a20160229
_b1240^b
_cLarissa
998 _a20160229
_b1241^b
_cLarissa
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c50716
_d50716
041 _apor