000 02236naa a2200229uu 4500
001 6022915050447
003 OSt
005 20190212163423.0
008 160229s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBARBOSA, João Lucas Marques
_954184
245 1 0 _aEnsino de Ciências - Relatório
260 _aBrasília :
_bCGEE,
_cjun. 2011
520 3 _aA preocupação dos membros da sessão em contribuir de forma objetiva para a 4ª CNCTI levou a uma troca de e-mails sobre as ideias que seriam apresentadas durante o evento na Capes. Ficou estabelecido que o assunto “ensino de ciências” estava sendo entendido por todos como o ensino de Matemática e das ciências físicas, químicas e biológicas, bem como assuntos a elas relacionados que geralmente são empacotados sob o nome de ciências naturais. Não incluía, por exemplo, o ensino das ciências sociais. Além disso, o tema estaria restrito ao ensino básico com possíveis menções de suas conexões com o ensino superior. Como pano de fundo para o que foi apresentado durante a sessão, a preocupação com a busca da qualidade do ensino em nossas escolas, particularmente nas escolas públicas, admitindo-se, como axioma, que as recomendações do documento, elaborado pela Academia Brasileira de Ciências
520 3 _asobre o ensino de ciências, deveria ser incluída no documento final preparatório da CNCTI. Tal documento preconiza que as políticas educacionais devem ser políticas de Estado e não de governo, recomenda que o percentual de recursos destinados à educação alcance progressivamente 6% do PIB, sugere que a escola pública adote o regime de tempo integral de estudo para seus alunos e
520 3 _asustenta a necessidade de que os salários dos professores sejam elevados ao ponto de tornar a profissão de professor do ensino básico competitiva com outras profissões liberais
590 _aISSN Online: 21769729
773 0 8 _tParcerias Estratégicas
_g16, 32, p. 539-554
_dBrasília : CGEE, jun. 2011
_xISSN 14139375
_w
856 4 2 _uhttp://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/463/444
_yAcesso
942 _cS
998 _a20160229
_b1505^b
_cAna
998 _a20160229
_b1505^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c50727
_d50727
041 _apor