000 02114nz a2200253n 4500
001 14993
003 BR-BrBEM
005 20200409145417.0
008 090522s19942008bl deklf 001 0 por d
020 _a9788522450145
040 _aBR-BrBEM
_cBR-BrBEM
082 _218
_a337
090 _88
_a337
_bM217e
_c2008
100 _aMaia, Jayme de Mariz
245 _aEconomia internacional e comércio exterior /
_cJayme de Mariz Maia
250 _a12. ed.
260 _aSão Paulo :
_bAtlas,
_c2008.
300 _axix, 449 p. :
_bil. ;
_c24 cm
504 _aInclui bibliografia: p. 433 - 435 e índice
520 _aO desenvolvimento do comércio internacional vem ganhando uma importância cada vez maior, sendo capaz de transformar nações pequenas e pobres em respeitáveis potências econômicas. No caso brasileiro, o comércio exterior dá importante contribuição para atenuar a crise econômica, pois muitas empresas apenas se mantiveram funcionando nos últimos anos de recessão graças às exportações. Mesmo assim, somadas as exportações e importações, o comércio exterior ainda é pouco expressivo em relação ao PIB nacional.Este livro constitui um manual de orientação e consulta para os que pretendem um envolvimento maior com o comércio exterior. Mostra os alicerces básicos da economia internacional (importação, exportação, receitas e despesas de serviços e operações financeiras) e aborda diversos aspectos da Economia Nacional. Evolução do Comércio Internacional, Blocos Econômicos e Organismos Regionais, Mercado Cambial, Teorias Clássicas e Modernas de Comércio Internacional, Ciclos Econômicos, Paraísos Fiscais, o Brasil e a Economia Mundial e o Brasil e o Comércio Internacional são alguns dos tópicos abordados. Livro-texto para as disciplinas Economia internacional e Comércio Exterior dos cursos de Administração (Habilitação em Comércio Exterior) e Economia. Leitura relevante para profissionais da área de Comércio Internacional
650 _aRelações econômicas internacionais
650 _aComércio exterior
_zBrasil
650 _aComércio exterior
942 _cG
999 _c515768
_d515881