000 01698naa a2200217uu 4500
999 _c51763
_d51763
001 7073110383249
003 OSt
005 20190717062535.0
008 170731s2017 bl ||||gr |0|| 0 por d
040 _cBR-BrENAP
999 _bPHL2MARC21 1.1
100 1 _aRIBEIRO, Marcelo Gomes
_955432
245 1 0 _aDesigualdades de renda :
_ba escolaridade em questão
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cjan./mar. 2017
520 3 _aO trabalho objetiva discutir o efeito da escolaridade sobre as desigualdades de renda em duas metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, contrastando dois modelos analíticos: o modelo referente à teoria do capital humano e o modelo overeducation, required education e undereducation (ORU). Esse contraste procura apresentar evidências empíricas de que a escolaridade exigida pela ocupação é mais relevante do que a escolaridade do indivíduo. Porém, tanto numa situação como noutra, o efeito da escolaridade sofre alteração a depender da conjuntura do mercado de trabalho: numa situação de elevada taxa de desemprego, o efeito da escolaridade é mais elevado; o contrário se evidencia quando a taxa de desemprego é mais reduzida. Foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2002, 2007 e 2013.
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _912660
_aDesigualdade Social
650 4 _aDistribuição de renda
_913036
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g38, 138, p. 169-188
_dCampinas : CEDES, jan./mar. 2017
_xISSN 01017330
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v38n138/1678-4626-es-ES0101-73302016154254.pdf
_yAcesso
942 _cS
_2ddc
998 _b1038^b
_cLarissa
041 _apor