000 01933naa a2200193uu 4500
001 7081410455049
003 OSt
005 20190212165606.0
008 170814s2015 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aRIBEIRO, Antonio
_955555
245 1 0 _aTeoria de mudança :
_baplicações e aprendizados em uma experiência brasileira
260 _aBrasília :
_bMinistério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome,
_bSecretaria de Avaliação e Gestão da Informação,
_cjan./jun. 2015
520 3 _aFerramenta valiosa para condução de processos de planejamento e avaliação de organizações e programas sociais, a teoria de mudança (TM) é definida como a tese que articula a cadeia lógica de uma intervenção, ligando diversos elementos nela presentes e explorando suas relações causais, hipóteses/premissas ou condicionantes que anteparam a viabilidade do que é esperado (Anderson, 2005). No campo da avaliação, a TM tem mostrado grande potência em diversos pontos já enunciados e explorados em práticas internacionais. Com sua entrada de certa forma recente no campo avaliativo brasileiro, a teoria de mudança vem alcançando alguns processos e gerando aprendizados. Nesse caminho, ressalta-se a experiência explorada aqui e uma pequena revisão conceitual sobre a ferramenta. Com uma breve narrativa de estudo de caso, procura-se marcar claramente o que se chama de teoria de mudança, as motivações para seu uso no processo avaliativo descrito, os passos principais adotados e os alcances e aprendizados centrais obtidos
773 0 8 _tRevista Brasileira de Monitoramento e Avaliação
_g09, p. 04-15
_dBrasília : Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, jan./jun. 2015
_xISSN 22365877
_w
856 4 2 _uhttps://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/docs/rbma_09.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20170814
_b1045^b
_cLarissa
998 _a20170814
_b1053^b
_cLarissa
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c51876
_d51876
041 _apor