000 | 02168naa a2200361uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 7081413494854 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212165625.0 | ||
008 | 170814s2006 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aLOUREIRO, Carlos Frederico B. _955579 |
|
245 | 1 | 0 |
_aAspectos políticos e pedagógicos da educação ambiental no Brasil : _bum convite à reflexão |
260 |
_aRio de Janeiro : _bSESC, _c2006 |
||
520 | 3 | _aNo presente artigo analiso o processo de institucionalização da Educação | |
520 | 3 | _aAmbiental no Brasil e as implicações políticas e pedagógicas de abordagens | |
520 | 3 | _ateórico-metodológicas que a compõe, posicionando-me no campo crí- | |
520 | 3 | _atico. Considerando as múltiplas nuances conceituais e a historicidade dos | |
520 | 3 | _aacontecimentos, o contraponto analítico é estabelecido entre a perspectiva | |
520 | 3 | _aemancipatória ou crítica, baseada em pedagogias libertárias e histórico-críticas, | |
520 | 3 | _ano método dialético e na teoria da complexidade, e a perspectiva conservacionista, | |
520 | 3 | _afundamentada na pedagogia de projetos ou nas pedagogias | |
520 | 3 | _ade cunho comportamental, no pragmatismo e na teoria de sistemas. Com | |
520 | 3 | _aisso, sinalizo para a necessidade de reconhecimento da Educação Ambiental | |
520 | 3 | _acomo campo de saber plural, dinâmico e conflituoso nas proposições e | |
520 | 3 | _aações dos agentes sociais envolvidos e para a compreensão do que representa | |
520 | 3 | _aa incorporação de determinados posicionamentos diante dos desafios | |
520 | 3 | _aque os educadores ambientais se colocam. Por fim, reafirmo a especificidade | |
520 | 3 | _ada Educação Ambiental na prática educacional e sua pertinência para a | |
520 | 3 | _aconcretização de um distinto patamar societário na natureza | |
773 | 0 | 8 |
_tSinais sociais _g1, 2, p. 44-83 _dRio de Janeiro : SESC, 2006 _xISSN 18099815 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.sesc.com.br/wps/wcm/connect/9e034e9d-479e-4acb-be2f-a78653d3cd07/02.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=9e034e9d-479e-4acb-be2f-a78653d3cd07 _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20170814 _b1349^b _cRebeca |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c51886 _d51886 |
||
041 | _apor |