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003 OSt
005 20190212165625.0
008 170814s2006 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aLOUREIRO, Carlos Frederico B.
_955579
245 1 0 _aAspectos políticos e pedagógicos da educação ambiental no Brasil :
_bum convite à reflexão
260 _aRio de Janeiro :
_bSESC,
_c2006
520 3 _aNo presente artigo analiso o processo de institucionalização da Educação
520 3 _aAmbiental no Brasil e as implicações políticas e pedagógicas de abordagens
520 3 _ateórico-metodológicas que a compõe, posicionando-me no campo crí-
520 3 _atico. Considerando as múltiplas nuances conceituais e a historicidade dos
520 3 _aacontecimentos, o contraponto analítico é estabelecido entre a perspectiva
520 3 _aemancipatória ou crítica, baseada em pedagogias libertárias e histórico-críticas,
520 3 _ano método dialético e na teoria da complexidade, e a perspectiva conservacionista,
520 3 _afundamentada na pedagogia de projetos ou nas pedagogias
520 3 _ade cunho comportamental, no pragmatismo e na teoria de sistemas. Com
520 3 _aisso, sinalizo para a necessidade de reconhecimento da Educação Ambiental
520 3 _acomo campo de saber plural, dinâmico e conflituoso nas proposições e
520 3 _aações dos agentes sociais envolvidos e para a compreensão do que representa
520 3 _aa incorporação de determinados posicionamentos diante dos desafios
520 3 _aque os educadores ambientais se colocam. Por fim, reafirmo a especificidade
520 3 _ada Educação Ambiental na prática educacional e sua pertinência para a
520 3 _aconcretização de um distinto patamar societário na natureza
773 0 8 _tSinais sociais
_g1, 2, p. 44-83
_dRio de Janeiro : SESC, 2006
_xISSN 18099815
_w
856 4 2 _uhttp://www.sesc.com.br/wps/wcm/connect/9e034e9d-479e-4acb-be2f-a78653d3cd07/02.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=9e034e9d-479e-4acb-be2f-a78653d3cd07
_yAcesso
942 _cS
998 _a20170814
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_cRebeca
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor