000 01946naa a2200289uu 4500
999 _c51922
_d51922
001 7083009363049
003 OSt
005 20210827153150.0
008 170830s2016 bl ||||gr |0|| 0 por d
040 _cENAP
_aBR-BrEnap
_bpt-br
999 _bPHL2MARC21 1.1
100 1 _aBORGES, Jorge Amaro de Souza
245 1 2 _aO estado da arte sobre políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil :
_bdialogando sobre transversalidade e educação /
_cpor Jorge Amaro de Souza Borges, Andreia Colares Cabral Pereira. --
260 _aBrasília :
_bENAP,
_c2016.
300 _ap. 555 - 574
504 _aInclui bibliografia.
520 3 _aEste artigo pretende apresentar um panorama das políticas para as pessoas com deficiência no Brasil, abordando sua estrutura organizacional e propondo um diálogo com a educação, visando conectar, assim, os diferentes saberes da escola, que são reprodução social, para procurar pistas sobre as políticas transversais, que talvez sejam o maior desafio de uma democracia em evolução. Além de tentar compreender como essas políticas se organizam, e em que espaços sociais se materializam, buscamos pensar, a partir das teorias educacionais, a defesa do argumento de que a transversalidade pode contribuir para um processo de diálogo entre a sociedade civil e os órgãos governamentais, exigindo uma pedagogia da participação social, assim como novas formas de fazer e compreender a política e, mais do que isso, exercitar diferentes práticas para um mundo mais inclusivo
650 4 _adeficiente
_916545
650 4 _911941
_a Políticas Públicas
650 4 _ainclusão social
_912859
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _aacessibilidade
_927816
650 4 _adireitos humanos
_912110
700 1 _aPEREIRA, Andreia Colares Cabral
_955640
773 0 8 _t Revista do Serviço Público - RSP
_gv. 67, n. 4, p. 555 - 574, out. 2016.
_w00349240
856 4 2 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2935
_yAcesso ao PDF
909 _a202108
_bNoély
942 _cS
_2ddc