000 nam a22 7a 4500
999 _c52228
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003 BR-BrENAP
005 20221019165239.0
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040 _aBR-BrENAP
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090 1 _a352.53
_bF333g
100 _93431
_a Fenili, Renato
245 _aGovernança em aquisição públicas:
_bteoria e prática à luz da realidade /
_cRenato Fenili. --
260 _aNiterói, RJ:
_bImpetus,
_c2018.
300 _a358 p.
504 _aInclui bibliografia.
505 _tCapítulo 1 - O conceito de governança: origem, teorias subjacentes e delimitação do construto
_t1. introdução
_t2. Origens do conceito de governança
_t3. Teorias organizacionais e o substrato da governança
_t3.1. A teoria dos custos de transação
_t3.2. A teoria do agente-principal
_t3.2.1 A teoria do agente-principal aplicada às aquisições e contratações públicas
_t4. Definição constitutiva de governança e distinção com relação à gestão
_t5. Análise do conceito de governança em aquisição públicas proposto pelo Tribunal de Contas da União
_t5.1. Sem liderança, não se faz governança?
_t5.2. Estratégia e mecanismos de estratégia: uma distinção necessária
_tCapítulo 2 - Modelo de governança das compras e contratações públicas: casando a inovação top down com a bottom up
_t1. Introdução
_t2. Inovação no setor público e os fluxos top down e bottom up
_t2.1 Compras públicas e inovação
_t3. Governança das aquisições na jurisprudência do TCU
_t3.1. Recomendações afetas ao planejamento
_t3.1.1 Plano de Logística Sustentável (PLS)
_t3.1.2 Plano estratégico de compras e contratações
_t3.1.3 Plano anual de compras e contratações
_t3.1.4 Políticas e estratégias gerais
_t3.2 Recomendações afetas à organização
_t3.3 Recomendações afetas à direção
_t3.4 Recomendações afetas ao controle
_t4. Concepção do modelo de governança de aquisições
_t4.1. Variável "PLS" como preditora de outros instrumentos de governança
_t4.2. Variável "Gestão Estratégica" como preditora de instrumento de governança
_t4.3. Variável "Gestão por Competências" como preditora de outros instrumentos de governança
_t4.4. Variável "Estrutura" como preditora de outros instrumentos de governança
_t4.5. Variável "Gestão de Riscos" como preditora de outros instrumentos de governança
_t4.6. Apresentação do modelo final
_tCapítulo 3 - Gestão de riscos nas compras e contratações públicas
_t1. Introdução
_t2. O conceito de risco
_t3. Breve panorama histórico da gestão de riscos
_t4. Níveis da aplicabilidade da gestão de riscos em aquisições e contratações públicas
_t5. Análise do documento RCA
_t6. A implantação da gestão de riscos nas aquisições e contratações públicas: passo a passo
_t6.1. A gestão de riscos no metaprocesso de aquisições públicas
_t6.1.1. Alinhamento metodológico
_t6.1.2. Definição do objeto de análise
_t6.1.3. Definição das unidas administrativas envolvidas - formação da equipe
_t6.1.4. Definição do cronograma de trabalho
_t6.1.5. Identificação dos riscos
_t6.1.6. Compilação dos risco e redação apropriada
_t6.1.7. Avaliação dos riscos
_t6.1.8. Construção e validação da matriz de riscos
_t6.1.9. Tratamento dos riscos
_t6.1.10. Confecção de relatório executivo e aprovação do Plano de Gestão de Riscos em Aquisições
_t6.1.11. Implementação e monitoramento
_t6.2. A gestão de riscos em processos específicos de compras e contratações públicas
_tCapítulo 4 - O plano de logística sustentável e as compras e contratações públicas: um paradigma em construção
_t1. Introdução
_t2. Os conceitos de desenvolvimento sustentável e de licitação sustentável
_t3. Regulamentações e práticas de gestão em prol do desenvolvimento sustentável mediante as compras públicas
_t3.1. O tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas
_t3.2. Guias práticos de licitação sustentáveis, com foco ambiental
_t3.3. Análise do custo de ciclo de vida do produto
_t3.4. Exigência de processos de logística reversa
_t3.5. Ações (sociais) afirmativas na âmbito de contratos administrativo
_t4. Facilitadores e barreiras na implementação do paradigma das licitações sustentáveis
_t4.1. Aspectos informativos
_t4.2. Aspectos legais e principiológicos
_t4.3. Aspectos organizacionais (estrutura, suporte gerencial e cultura)
_t4.4. Aspectos orçamentários / financeiros e de disponibilidade de mercado
_t5. O PLS como preditor da sustentabilidade nas compras públicas
_tCapítulo 5 - O plano estratégico de compras e contratações públicas
_t1. Introdução
_t2. O plano estratégico de compras e contratações como instrumento de melhoria processual
_t2.1. As dimensões de desempenho das compras e contratações públicas
_t2.2. A gestão estratégica aplicada às aquisições públicas: ilustração e interfaces com outras métodos
_t2.2.1. Concepção do plano estratégico: estudo de caso
_t2.2.2. A interface entre a gestão estratégica e outros métodos de aperfeiçoamento processual
_t3. O plano estratégico como cronograma de compras e contratações em longo prazo
_tCapítulo 6 - O plano anual de compras e contratações públicas
_t1. Introdução
_t2. Tipos de plano anual de compras e contratações e um breve debate à luz da entropia
_t3. Aspectos metodológicos subjacentes à elaboração do plano anual de compras e contratações
_t3.1. Definição de unidade supridoras
_t3.2. Publicidades às unidades (supridoras e solicitantes) em relação aos prazos para a elaboração do PACC
_t3.3. Levantamento das demandas pelos solicitantes e consolidação pelos supridores
_t3.4. Centralização das demandas pelo setor de compras / contratações
_t3.5. Classificação da complexidade das demandas
_t3.6. Distribuição das demandas ao longo do exercício e definição de datas
_t3.7. Adequação do PACC à LOA e publicação na internet
_t3.8. Breve análise da IN nº 01/2018 MPDG enquanto método de elaboração do plano anual de contratações
_t4. Aspectos metodológicos (e políticos!) subjacente à execução do plano anual de compras e contratações
_t4.1. Um pouco de microssociologia do poder e o PACC
_t4.2. Execução do PACC: acompanhamento e exceções
_tCapítulo 7 - Diretrizes para gestão por competências em aquisições: um pouco de luz sobre a temática
_t1. Introdução
_t2. As recomendações do Tribunal de Contas da União e o modelo de gestão por competências
_t3. Desenvolvimento de um plano de capacitação em aquisições com base na gestão por competência
_t4. O pregoeiro pode ser um robô? Competência em um horizonte estratégico
_t5. Quando, na prática, a teoria é outra: traços da culturais brasileiros
_t5.1. A importância da cultura como substrato da análise organizacional
_t5.2. A conflituosa adoção universal de modelos e de práticas de gestão estadunidenses
_t5.3. Cultura nacional e do setor público brasileiro
_t5.3.1. Traços da cultura brasileira para a análise organizacional
_t5.3.2. Traços da cultura do setor público brasileiro para a análise organizacional
_t6. A prática imperfeita da gestão por competência ao longo do processo de compras e contratações públicas
_t6.1. Hierarquia, autoritarismo e distância do poder versus gestão por competências
_t6.2. Personalismo e paternalismo versus gestão por competências
_t6.3. Reformismo e rotatividade de pessoal versus gestão por competências
_t6.4. Espírito aventureiro versus gestão por competências
_t6.5. Aversão aos empreendedores e burocratismo versus gestão por competências
_tCapítulo 8 - Diretrizes para sanções administrativas em compras e contratações públicas
_t1. Introdução
_t2. As sanções administrativas na legislação sobre licitações e contratos
_t2.1. Advertência
_t2.2. Multa
_t2.3. Suspensão de participação em licitação e impedimento de contratar com a administração
_t2.4. Declaração de inidoneidade
_t2.5. Impedimento de licitar e de contratar com a esfera federativa e descredenciamento no SICAF ou sistemas semelhantes
_t3. Questões práticas (e controversas) sobre sanções administrativas
_t3.1. Há discricionariedade por parte do gestor público na aplicação das sanções?
_t3.2. Um histórico negativo de uma empresa, em termos de sanções, pode ser considerado para fins de inabilitação em licitação?
_t3.3. É possível prorrogar, a pedido da contratada, um prazo de entrega que já se exauriu?
_t3.4. Os contratos administrativos das empresas apenadas com suspensão, impedimento ou inidoneidade podem ser prorrogados?
_t3.5. As sanções de suspensão, declaração de inidoneidade (Lei nº 8.666/93) e impedimento (Lei nº 10.520/2002) devem ensejar o cancelamento de ata de registro de preços vigante?
_t3.6. Cabem as sanções da Lei nº 8.666/93 no caso de Pregão?
_t3.7. A retenção de pagamentos é sanção passível de ser aplicada?
_t3.8. Um agente público que for omisso na abertura de processo que possa culminar em sanção administrativa pode ser responsabilizado?
_t4. Diretrizes na instrução do processo administrativo de sanção: estudos de caso
_tCapítulo 9 - Em busca da perenidade da inovação nas aquisições públicas
_t1. Introdução
_t2. Teoria institucional, cultura e inovação
_t3. Linking bees to the trees: os laboratórios de inovação
_t4. A racionalidade na operação de um laboratório de inovação em compras públicas
_t4.1. A percepção do rito de compras como um serviço à organização
_t4.2. O exercício do laboratório pautada por um modelo de inovação em compras públicas
650 0 _913883
_aCompras Governamentais
_xGovernança
_xLogística
_xPlanejamento Estratégico
_xInovação
650 0 _913368
_aGestão de Risco
650 0 _912856
_aLicitação
650 0 _956371
_aLicitação Sustentável
650 0 _956373
_aSanção Administrativa
909 _a201807
_bVinícius
942 _cG