000 | nam a22 7a 4500 | ||
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999 |
_c52305 _d52305 |
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003 | BR-BrENAP | ||
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090 |
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100 | 1 |
_a Bourdieu, Pierre _91357 |
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245 | 1 |
_aSobre o Estado: _bCurso no collège fe France (1989-92) / _cPierre Bourdieu; tradução, Rosa Freire d'Aguiar. -- |
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246 | _aTítulo original: Sur I'État: Cours au Collège de France (1989-92) | ||
250 | _a3 reimp. | ||
260 |
_aSão Paulo: _bCompanhia das Letras, _c2014. |
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300 | _a573 | ||
505 | 8 | 0 |
_tNota dos editores. _tPrefácio: materialismo simbólico, por Sergio Miceli _tAno 1989-90: _tCurso de 18 de janeiro de 1990: Um objeto impensável- O Estado como lugar neutro- A tradição marxista - Calendário e estrutura da temporalidade - As categorias estatais - Os atos do Estado - O mercado da casa própria e o Estado- A comissão Barre sobre a moradia. _tCurso de 25 de janeiro de 1990: Teoria e empiria- Comissões estatais e encenações - A construção social dos problemas públicos - O Estado como ponto de vista dos pontos de vista- Casamento oficial- Teoria e efeitos de teoria - Os dois sentidos da palavra ''estado''- Transformar o particular em universal- Obsequium - As instituições como ''fiduciário'' organizado''- Gênese do Estado. Dificuldades da empreitada- Parêntese sobre o ensino da pesquisa em sociologia- O Estado e o sociólogo. _tCurso de 1° de fevereiro de 1990. A retórica do oficial- O público e o oficial- O outro universal e a censura- O ''legislador artista''- Gênese do discurso público- Discurso público e forma- A opinião pública. _tCurso de 8 de fevereiro de 1990. A concentração dos recursos simbólicos- Leitura sociológica de Franz Kafka- Um programa de pesquisa insustentável- História e sociologia- Les système politiques de empires, de Shmuel Noah Eisenstadt- Dois livros de Perry Anderson- O problema das '' Três estradas'' segundo Barrington Moore. _tCurso de 15 de fevereiro de 1990. O oficial e o privado- Sociologia e história: o estruturalismo genético- História genética do Estado- Jogo e campo- Anacronismo e ilusão nominal- As duas faces dos Estado. _tAno 1990-1 _tCurso de 10 de janeiro de 1991. Enfoque histórico e enfoque genético- Estratégia de pesquisa - A política da habitação- Interações e relações estruturais- Um efeito da institucionalização: a evidência- O efeito do '' é assim...'' e o fechamento dos possíveis- O espaço dos possíveis- O exemplo da ortografia. _tCurso de 17 de janeiro de 1991. Lembrete sobre o procedimento do curso- Os dois sentidos da palavra '': Estado- Administração, Estado-Território -a divisão disciplinar do trabalho histórico como obstáculo epismológico- Modelos da gênese do Estado,1: Nobert Elias- Modelos da gênese do Estado,2: Charles Tilly. _tCurso de 24 de janeiro de 1991. Respostas a uma pergunta: a noção de invenção sob pressão estrutural- Modelos de gênese do Estado, 3: Philip Corrigan e Derek Sayer- A particularidade exemplar da Inglaterra: modernização econômica e arcaísmo culturais. _tCurso de 31 de janeiro de 1991: Respostas às perguntas- Arcaísmos culturais e transformações econômicas- Cultura e unidade nacional:a caso do Japão- Burocracia e integração cultural- unificação nacional e dominação cultural _tCurso de 7 de fevereiro de 1991. Os fundamentos teóricos de uma análise do poder estatal- O poder simbólico: relações de força e relações de sentindo- O Estado como produtor de princípios de classificação- Efeito de crença e estruturas cognitivas- Efeito de coerência dos sistemas simbólicos de Estado- Uma construção de Estado: a programação escolar- Os produtores de doxa. _tCurso de 14 de fevereiro de 1991. A sociologia, uma ciência esotérica que tem jeito exotérica- Profissionais e profanos- Estado estrutura a ordem social- Doxa, ortodoxia, heterodoxia- Transmutação do privado em público: aparecimento do Estado moderno na Europa. _tCurso de 21 de fevereiro de 1991. Lógica de gênese e da emergência do Estado: o capital simbólico -As etapas do processo de concentração do capital- O Estado dinástico- O Estado: um poder sobre os poderes- Concentração e desapossamento das espécies de capital: o exemplo do capital de força física- Constituição de um capital econômico central e construção de um espaço econômico autônomo. _tCurso de 7 de março de 1991. Resposta ás perguntas: conformismo e consenso- Processo de concentração dás espécies de capital: as resistências - A unificação do mercado jurídico- A constituição de um interesse pelo universal - Ponto de vista estatal e totalização: o capital informacional - Concentração do capital cultural e construção nacional - '' Nobreza de natureza'' e nobreza de Estado''. _tCurso de 14 de março de 1991. Digressão: um golpe de força no campo intelectual- A dupla face do Estado:dominação e integração - Jus Loci Sanguinis - A unificação do mercado dos bens simbólicos - Analogia entre o campos religioso e o campo cultural. _tAno 1991-2. _tCurso de 3 de outubro de 1991. Um modelo das transformações do Estado dinástico- A noção de estratégias de reprodução- A noção de sistema de estratégias de reprodução- O estado dinástico á luz das estratégias de reprodução - A '' casa do rei''- Lógica jurídica e lógica prática do Estado dinástico- Objetivo do próximo curso. _tCurso de 10 de outubro de 1991. O modelo da casa contra o finalismo histórico- As implicações da pesquisa histórica sobre o Estado- As contradições do Estado dinástico- Uma estrutura tripartite. _tCurso de 24 de outubro de 1991. Recapitulação de lógica do curso - Reprodução familiar e reprodução estatal- Digressão sobre a história do pensamento político - O trabalho histórico dos juristas no processo de construção do Estado- Diferenciação do poder e corrupção estrutural: um modelo econômico. _tCurso de 7 de novembro de 1991. Preâmbulo: as dificuldades da comunicação em ciências sociais- O exemplo da corrupção institucionalizada na China, 1: o poder ambíguo dos sub- burocratas- o exemplo da corrupção institucionalizada na China,2 :os ''puros''- O exemplo da corrupção institucionalizada na China,3: jogo duplo'' eu''- A gênese do Espaço burocrático e a invenção do público. _tCurso de 14 de novembro de 1991. Construção da República e construção da nação- A constituição do público a luz de um tratado de direito constitucional inglês - O uso dos selos reais: a corrente das garantias. _tCurso de 21 de novembro de 1991. Resposta a uma pergunta sobre a posição público/privado- A transmutação do privado em público: um processo não linear- A gênese do metacampo do poder : diferenciação e dissociação das autoridades dinástica e burocrática- Um programa de pesquisa sobre a Revolução Francesa- Princípio dinástico contra princípio dinástico contra principio jurídico, através do caso dos leitos de justiça- Digressão metodológica: a cozinha das teorias políticas- As lutas jurídicas como lutas simbólicas pelo poder- As três contradições dos juristas, _tCurso de 28 de novembro de 1991. A história como objetivo de luta- O campo jurídico: um enfoque histórico- Funções e funcionários- O estado como fictio juris- O juristas diante da Igreja: a autonomização de uma corporação- Reforma, jansenismo e juridismo- O público: uma realidade sem precedente que não terminar de acontecer. _tCurso de 5 de dezembro de 1991. Programa para uma história social das ideias políticas e do Estado- O interesse pelo desinteresse- Os juristas e o universal- O (falso) problema da Revolução Francesa- O estado e a nação- O Estado como '' religião civil''- Nacionalidade e cidadania: a oposição do modelo francês e do modelo alemão- Lutas de interesses e lutas de inconsciente no debate político. _tCurso de 12 de dezembro de 1991. A construção do espaço político: o jogo parlamentar- Digressão: a televisão no novo jogo político- Do Estado de papel ao Estado real- Domesticar os dominados: a dialética da disciplina e da filantropia - A dimensão teórica da construção do Estado- Questões para uma conclusão. _tAnexos. Resumo dos cursos publicados no Anuário do Collége de France 18989-90 1990-1 1991-2 Situação do curso sobre o Estado na obra de Pierre Bourdieu. _tNotas _tReferências Bibliográficas. _t1.Trabalhos relativos ao Estado. ao campo do poder ou à história das ideias políticas - 2. Trabalho não diretamente ligados ao Estado. _tÍndice onomástico _tÍndice temático |
700 |
_956781 _aD'Aguiar, Rosa Freire _etrad. |
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909 |
_a201809 _bDenize |
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942 |
_2ddc _cG |