000 nam a22 7a 4500
999 _c523105
_d523218
003 BR-BrENAP
005 20210223180458.0
008 210223b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
100 _966472
_aSILVA, Denise Boito Pereira
245 _aAlimentação escolar e agricultura familiar :
_ba viabilidade da aplicação da lei federal 11.947 de 2009 sob o ponto de vista de diferentes atores sociais /
_cDenise Boito Pereira Silva. -
260 _aSão Paulo :
_bUniversidade Estadual Paulista,
_c2014.
300 _a91 p.
500 _aDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Geografia.
504 _aInclui bibliografia.
505 _tI. INTRODUÇÃO
_tII. REVISÃO DE LITERATURA
_t2.1. Mercados Institucionais do PNAE e Desenvolvimento Local
_t2.2. Concorrência no mercado institucional do PNAE
_t2.3. Os Agricultores Familiares e a participação no mercado institucional
_t2.4. Atuação das Prefeituras Municipais a partir da Lei de Alimentação Escolar
_t2.5. ATER como elemento de fortalecimento da Agricultura Familiar
_tIII. MATERIAL E MÉTODOS
_tIV. RESULTADOS E DISCUSSÕES
_t4.1. O ponto de vista dos agricultores
_t4.2. O ponto de vista dos gestores públicos
_t4.3. O ponto de vista dos Técnicos e Extensionistas
_t4.4. Amarrando as pontas – a falta de articulação entre atores
_tV. CONCLUSÕES
_tVI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
_tANEXO I
520 _aA Lei Federal 11.947 de junho de 2009 trata da alimentação escolar e no seu Artigo 14 afirma que 30% do repasse do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação para alimentação escolar devam ser gastos em compras de alimentos da agricultura familiar. Diferentes atores atuam neste processo, com especial destaque para: agricultores familiares, gestores públicos e técnicos e extensionistas. Cada um destes age de forma diferente na compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Mas essas diferentes atuações estão interligadas e, muitas vezes, dependem umas das outras. Pretende-se avaliar a visão de alguns desses atores quanto à implementação do Artigo 14 em municípios do Estado de São Paulo, englobando: elogios, críticas, sugestões e dificuldades. A fonte básica de dados são questionários e atas de grupos de discussão levantados no Seminário Alimentação Escolar e Agricultura Familiar: a Aplicação da Lei 11.947/2009 no Estado de São Paulo, realizado em 21 e 22 de junho de 2011 em Jaboticabal (SP). Pode-se perceber que há uma diferença de ponto de vista entre os atores sociais envolvidos no processo e uma necessidade de maior diálogo e cooperação entre eles.
650 0 _949092
_aAlimentação
_xescolar
650 _911941
_a Políticas Públicas
650 0 _916015
_aAgricultura Familiar
700 _966473
_aBACCARIN, José Giacomo
_eOrientador
856 _uhttps://repositorio.unesp.br/handle/11449/123681
_yAcesso ao PDF
909 _a202102
_bNoély
942 _cT