000 nam a22 7a 4500
999 _c523132
_d523245
003 BR-BrENAP
005 20210309142722.0
008 210309b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
100 1 _966516
_aCARVALHO, Alex Lima de
245 1 _aCompras governamentais :
_buma proposta de dinamização do fluxo de compras em instituições públicas em saúde /
_cpor Alex Lima de Carvalho. -
260 _aRio de Janeiro :
_bEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca,
_c2009.
300 _a172 p.
500 _aDissertação apresentada como requisito de avaliação no Mestrado Profissional em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
504 _aInclui bibliografia.
505 _t1. INTRODUÇÃO
_t1.1 Considerações iniciais
_t1.2 Situação-problema
_t1.3 Objetivo geral
_t1.4 Objetivos específicos
_t1.5 Justificativa
_t2. REFERENCIAL TEÓRICO
_t2.1 Reforma do Estado
_t2.2 Gestão e organização pública no contexto contemporâneo
_t2.3 Governo e os sistemas de informação
_t2.3.1 Utilização de TI nos procedimentos governamentais
_t2.3.2 Sistemas de informação e TI
_t2.3.3 Sistema de informação e vínculo com o planejamento
_t2.4 Modelo de relacionamento cíclico
_t2.4.1 Pessoas
_t2.4.2 Processos
_t2.4.3 Tecnologia de Informação
_t3. O APARATO DE COMPRAS NO SETOR PÚBLICO EM SAÚDE
_t3.1 A função de comprar e seus objetivos
_t3.2 A Licitação brasileira
_t3.3 O arcabouço normativo das compras governamentais
_t3.3.1 Procedimentos para realização de compras
_t3.4 O poder de compras do Estado inserido no contexto da saúde
_t3.5 Processo de transparência e inovações
_t3.6 A importância do ComprasNet/Siasg nas compras públicas
_t4. METODOLOGIA
_t5. CONTEXTUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL
_t51 A Diretoria de Administração
_t5.1.1 Adoção de novos modelos de gestão
_t5.1.2 O Sistema de Informação de Gestão Administrativa – SGA
_t5.1.3 O desenvolvimento de sistemas internos da DIRAD
_t5.2 Descrição do fluxo atual de compras
_t5.3 Procedimentos metodológicos
_t5.3.1 Observações da pesquisa
_t5.3.2 A entrevista no contexto do estudo
_t5.3.3 A exploração do ambiente
_t5.3.3.1 Trabalho de campo
_t5.3.4 Análise contextualizada e triangulação dos dados
_t5.3.4.1 Resultados obtidos
_t5.3.4.2 Avaliação sintética dos resultados
_t6. PROPOSTA DO MODELO
_t6.1 Construção do modelo
_t6.2 Ciclo do modelo proposto
_t6.3 Resultados esperados
_t7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
_tREFERÊNCIAS
_tANEXOS
520 _aA administração de materiais é um ramo especializado da ciência administrativa, cujo objetivo é coordenar as atividades necessárias para garantir o suprimento de todas as áreas de uma organização, ao menor custo possível e de maneira que a prestação de seus serviços não sofra interrupções prejudiciais aos cidadãos. O presente trabalho visa estabelecer critérios e procedimentos para racionalizar, padronizar e orientar o processo de suprimentos de materiais e serviços no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz por meio de um fluxo otimizado, compreendendo os diversos atores envolvidos no processo e baseado no relacionamento do trinômio pessoas, processos e tecnologia da informação. O foco do trabalho está direcionado para as etapas internas e iniciais do processo, denominada fase de preparação, a qual não possui abrangência suficiente dos sistemas governamentais de informação e que ainda é caracterizada pela falta de padronização de procedimentos. Nessa fase são estabelecidas as decisões de aquisições dos produtos e/ou serviços que geralmente acarretam a realização de algum procedimento licitatório. O estudo aborda a importância da relação das aquisições com o planejamento interno e institucional, além de ponderar o uso das tecnologias de informação aliado aos novos modelos de gestão administrativa, e destaca a importância das compras governamentais no contexto do desenvolvimento econômico e no setor saúde. Para isso, foi utilizada metodologia de caráter qualitativo descritivo, apoiada pela revisão da literatura e de pesquisa documental juntamente com observações dos fatos ocorridos no contexto. Os dados foram coletados por entrevista, com utilização de formulários, e analisados para apresentação dos resultados. Almeja-se que a experiência desta proposta de intervenção voltada para duas unidades administrativas da Instituição possa contribuir com a efetiva padronização do fluxo de compras da Fiocruz e de órgãos afins.
650 0 _913883
_aCompras Governamentais
_xsaúde pública
650 _912238
_a Sistema de Informação
_xsaúde pública
650 0 _912768
_aAdministração Pública
_xadministração de materiais
700 _950075
_aMALDONADO, José Manuel Santos de Varge
_eOrientador
856 _uhttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4781
_yAcesso ao PDF
909 _a202103
_bNoély
942 _cT