000 | nam a22 7a 4500 | ||
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999 |
_c523143 _d523256 |
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003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20210310192911.0 | ||
008 | 210310b xxu||||| |||| 00| 0 por d | ||
040 |
_aBR-BrENAP _bPt_BR |
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041 | _apor | ||
100 | 1 |
_966525 _aVELLUCCI, Rosana Gribl |
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245 | 1 |
_aOs desafios da implementação do esocial e e seu reflexo nas rotinas das organizações / _cpor Rosana Gribl Vellucci. - |
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260 |
_aSão Bernardo do Campo : _bUniversidade Metodista de São Paulo, _c2017. |
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300 | _a134 p. | ||
500 | _aDissertação (Mestrado em Administração) --Escola de Gestão e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2017. Orientação: Luciano Venelli Costa. | ||
504 | _aInclui bibliografia. | ||
505 |
_tINTRODUÇÃO _t1.1 Situação-problema _t1.2 Objetivos _t1.3 Justificativa e relevância _t1.4 Organização do trabalho _t2. REVISÃO TEÓRICA _t2.1 Antecedentes do eSocial _t2.1.1 Reforma do Estado e da administração pública no mundo e no Brasil _t2.1.2 Governo eletrônico versus reforma do Estado _t2.1.2.1 A administração tributária como impulsionadora de políticas de e-Gov _t2.1.3 Sistema público de escrituração digital (SPED) _t2.1.3.1 Publicações sobre o tema _t2.2 O e-Social _t2.2.1 O que é o eSocial e os motivos do sistema _t2.2.1.1 Publicações sobre o tema _t2.2.2 Princípios, objetivos e benefícios do eSocial _t2.2.3 Cronologia histórica e cronograma de implantação do eSocial _t2.3 Modelo operacional do eSocial _t2.3.1 O que deverá ser informado _t2.3.2 Principais mudanças nas rotinas atuais com o advento do eSocial _t2.3.3 Cruzamento de informações entre eSocial com os outros componentes do SPED _t2.4 Implantação do eSocial _t2.4.1 Necessidades de adaptabilidade _t2.4.2 O Envolvimento da Direção como preditora da adaptabilidade das empresas ao eSocial _t2.5 Algumas questões legais da relação de emprego _t2.5.1 Saúde e segurança do trabalho _t2.5.2 Cargo de confiança e concessão de benefícios _t2.5.3 Penalidades ligadas ao não cumprimento de requisitos legais _t3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS _t3.1 Caracterização da pesquisa _t3.2 Público-alvo e amostra _t3.3 Instrumentos _t3.3.1 Proposta de instrumento para verificação da adaptabilidade das organizações ao eSocial _t3.3.2 Proposta de instrumento para verificação do envolvimento da direção com a implantação do eSocial _t3.4 Estratégia de coleta dos dados _t3.5 Técnicas de tratamento dos dados _t3.5.1 Técnicas utilizadas na proposição dos instrumentos de medição _t3.5.2 Técnicas para verificação da associação positiva entre o envolvimento da direção e a adaptabilidade ao eSocial _t3.5.3 Técnicas para análise dos resultados dos demais objetivos específicos desse trabalho _t3.6 Modelo processual da pesquisa _t4. RESULTADOS E DISCUSSÃO _t4.1 Perfil dos participantes _t4.2 Análise descritiva dos dados _t4.3 Análise fatorial exploratória do instrumento para verificação da adaptabilidade ao eSocial pelas organizações _t4.4 Análise Fatorial Exploratória do instrumento de verificação do envolvimento da diretoria com a implantação do eSocial _t4.5 Análise da influência do envolvimento da diretoria com o eSocial na adaptabilidade do eSocial pelas organizações _t4.6 Fatores críticos da implantação do eSocial pelas organizações _t5. CONCLUSÕES _t5.1 Contribuições acadêmicas e para a gestão de pessoas _t5.2 Limitações da pesquisa _t5.3 Agenda de pesquisa _tREFERÊNCIAS _tAPÊNDICE A - instrumento para verificação dos desafios do eSocial e seus reflexos nas rotinas das organizações |
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520 | _aOs avanços na área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), principalmente com o surgimento da internet, proporcionaram mudanças nas relações entre o Governo e a Sociedade, dando origem a uma nova fase a qual se convencionou chamar de Governo Eletrônico ou e-Gov. Aproveitando essa evolução e a experiência de outros países, a Receita Federal do Brasil (RFB) criou o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) do qual o eSocial é um componente. Nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo verificar se as mudanças advindas do eSocial demandarão a necessidade de novas rotinas na área de administração de pessoal, através da verificação da adaptabilidade ao eSocial, dos fatores críticos e do envolvimento da Direção com a implantação desse projeto pelas organizações. Visando cumprir com esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e transversal com abordagem quantitativa, envolvendo 61 empresas. Foi realizada análise descritiva dos dados, revelando que a maior parte das respondentes se encontra entre 40% a 60% adaptadas ao eSocial, quanto ao envolvimento da direção com o eSocial, o resultado médio de 3,10, revelou envolvimento médio e, quanto aos fatores críticos, foi possível identificar que existem práticas costumeiras, que vão de às vezes até sempre, por parte dessas empresas, em desacordo com a legislação trabalhista e previdenciária. Através da aplicação de teste de análise fatorial exploratória (AFE), verificou-se que a adaptabilidade ao eSocial é formada por três dimensões que são representadas por 11 variáveis e que o envolvimento da direção é unidimensional e composto por cinco variáveis. Através de teste de correlação de Spearman, identificou-se que existe associação positiva moderada e significante entre o envolvimento da direção e a adaptabilidade ao eSocial, sendo possível comprovar a hipótese um (H1+) desse trabalho de que “quanto maior for o envolvimento da direção com a implantação do eSocial, mais alto será o nível de adaptabilidade da empresa na implantação do eSocial”. Por fim, levando em conta que a viabilização da garantia de direitos trabalhistas e previdenciários é um dos princípios que norteia o eSocial, assim como, todo o aumento de capacidade de fiscalização e cruzamento de informações que o eSocial trará para o processo fiscalizatório, fica evidente a necessidade de mudanças nas práticas de administração de pessoal das organizações, de modo a evitar o dissabor de serem impactadas negativamente, com a aplicação de multas administrativas e outras penalidades por não cumprimento de requisitos legais. | ||
650 | 0 |
_914349 _aGoverno Eletrônico _xeSocial |
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650 | 0 |
_963405 _aAdministração tributária _z(subd. geog.) |
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650 |
_912017 _a Gestão de Pessoas |
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700 | 1 |
_966526 _aCOSTA, Luciano Venelli _eOrientador |
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856 |
_uhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1639#preview-link0 _yAcesso ao PDF |
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909 |
_a202103 _bNoély |
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942 | _cT |