000 nam a22 7a 4500
999 _c523145
_d523258
003 BR-BrENAP
005 20210311182333.0
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040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
100 1 _966529
_aVAZ, Caroline Rodrigues
245 1 _aEfeito dos processos de aquisição sobre a eficiência ambiental em instituições federais de ensino superior /
_cpor Caroline Rodrigues Vaz. -
260 _aPonta Grossa :
_bUniversidade tecnológica Federal do Paraná,
_c2010.
300 _a137 p.
500 _aDissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Área de Concentração: Produção e Manutenção.
504 _aInclui bibliografia.
505 _t1. INTRODUÇÃO
_t1.1 CONTEXTO ATUAL
_t1.2 OBJETIVOS
_t1.2.1 Objetivo Geral
_t1.2.2 Objetivos Específicos
_t1.3 JUSTIFICATIVA
_t1.4 ESTRUTURA DA PESQUISA
_t2 REFERENCIAL TEÓRICO
_t2.1 ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
_t2.1.1 Instituições de Ensino Superior enquanto Organizações Públicas
_t2.1.1.1 Cadeia de Suprimento nas IFES
_t2.1.1.1.1 Aquisições de bens de consumo nas IFES
_t2.2 ASPECTOS DAS LEGISLAÇÕES APLICADAS AS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS
_t2.2.1 Aspectos da Legislação Ambiental Brasileira
_t2.2.2 Aspectos Legais na Gestão Pública
_t2.3 EFICIÊNCIA AMBIENTAL NA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA FEDERAL
_t2.3.1 Gestão ambiental pública
_t2.3.1.1 Agenda ambiental na administração pública
_t2.3.2 Instrumentos para gerenciamento ambiental nas organizações
_t2.3.2.1 Produção mais Limpa
_t2.3.2.1.1 Adaptação da Produção mais Limpa para Instituições Federais de Ensino Superior
_t2.3.2.2 Indicadores de desempenho ambiental
_t2.3.2.3 Cenário dos instrumentos de gestão ambiental nas IFES
_t3 METODOLOGI
_t3.1 MÉTODO E CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA
_t3.2 RESUMO ORIENTATIVO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
_t3.3 PROCEDIMENTOS DA PESQUISA
_t3.3.1 Local da pesquisa
_t3.3.2 Levantamento de Dados
_t3.3.2.1 Instrumentos para a coleta de dados
_t3.3.2.1.1 Questionário exploratório/detalhado
_t3.3.2.1.2 Questionário complementar/específico
_t3.3.3 Tabulação de dados
_t3.3.4 Análise dos dados
_t4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
_t4.1 MAPEAMENTO DO PROCESSO DE AQUISIÇOES DE BENS/SERVIÇOS NAS IFE
_t4.1.1 Avaliação da coleta de dados na etapa de demanda (Etapa – 1)
_t4.1.2 Avaliação da etapa de licitação, empenho e confirmação do pedido (Etapa – 2)
_t4.1.3 Etapa de entrega, armazenagem e distribuição interna: uso de marcadores (Etapa – 3)
_t4.1.3.1 Análise do papel
_t4.1.3.2 Análise de resíduos químicos
_t4.1.4 Relação da Lei n°8.666/93 com a produção mais limpa
_t4.2 CONSIDERAÇÕES SOBRE A EFICIENCIA AMBIENTAL NO MAPEAMENTO REALIZADO NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÕES DE BENS
_t4.3 PROPOSTAS DE MELHORIAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÕES DE BENS/SERVIÇOS PARA O AUMENTO DA EEFICIÊNCIA AMBIENTAL EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS
_t5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
_t5.1 CONCLUSÃO
_t5.2 SUGESTÕES DE TRABALHOS FUTUROS
_tREFERÊNCIAS
_tAPÊNDICES
520 _aEste trabalho traz como objetivo analisar a influência dos processos de aquisições e armazenagens de bens de consumo sobre a eficiência ambiental nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Esta pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem do problema qualitativa e quantitativa, sob o ponto de vista de seus objetivos exploratória e descritiva e de seus procedimentos técnicos como bibliográfica e de levantamento. Foram realizadas pesquisas nas legislações do Governo Federal sobre os processos de aquisições de bens/serviços. Os dados foram coletados numa instituição representativa das IFES através de questionários estruturados, sendo destinados à gerentes e servidores requisitantes. O local escolhido foi a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, onde realizou-se observação in loco do funcionamento do sistema e do processo licitatório. Para a análise dos dados foi utilizado à ferramenta ambiental Produção mais Limpa apresentando o fluxograma global dos processos, análise da demanda/custos e resíduos, os níveis de priorização de geração de resíduos e a identificação dos indicadores de desempenho ambiental. Identificou-se que os indicadores de desempenho ambiental que mais se destacaram foram tempo/aquisição, custo/qualidade e perdas/validade. No qual foi escolhido dois marcadores, um tipicamente de consumo administrativo e educacional e outro característico das atividades de Pesquisa e Extensão. Os materiais de consumo selecionados foram o papel e reagentes químicos, respectivamente. O papel e os reagentes químicos apresentaram perdas significativas por validade vencida, material de embalagem e manutenção. Sobre isto, avalia-se as possíveis causas das perdas e a influência da Lei 8666/93. Viu-se que a Lei 8.666/93 traz pontos positivos para a Administração Pública, mas ao mesmo tempo ficou evidenciado que sua aplicação pode induzir, acarretando perdas na Eficiência Ambiental de uma Instituição. Questões administrativas excessos nas aplicações legais, a falta de conhecimentos específicos por parte dos envolvidos nos processos de aquisição (da demanda à estocagem), a falta de treinamentos, a ausência em “tempo real” de respostas à dúvidas legais e a dificuldade de visão sistêmica da legislação em conjunto com o sistema interno institucional; são alguns dos elementos levantados.
650 0 _912905
_aEnsino Superior
650 _912052
_a Desenvolvimento Sustentável
650 0 _912937
_aAvaliação de Desempenho
_vdesempenho ambiental
700 1 _966530
_aOLIVEIRA, Ivanir Luiz de
_cDr.
_eOrientador
856 _uhttps://www.researchgate.net/publication/303751890_EFEITO_DOS_PROCESSOS_DE_AQUISICAO_SOBRE_A_EFICIENCIA_AMBIENTAL_EM_INSTITUICOES_FEDERAIS_DE_ENSINO_SUPERIOR
_yAcesso ao PDF
909 _a202103
_bNoély
942 _cT