000 nam a22 7a 4500
999 _c523178
_d523291
003 BR-BrENAP
005 20210322173630.0
008 210322b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
100 1 _966589
_aGASPAR, Nélio Lima
245 1 _aAnálise comparativa do processo de compras de serviços de tecnologia da informação da administração pública brasileira /
_cpor Nélio Lima Gaspar. --
260 _aRio de Janeiro :
_bFaculdades IBMEC,
_c2005.
300 _a88 p. :
_bil. ; tabs.
500 _aDissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissionalizante em Administração das Faculdades Ibmec como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Administração Área de concentração: Sistemas de Informação e Apoio à Decisão.
504 _aInclui bibliografia.
505 _tSUMÁRIO
_t1. INTRODUÇÃO
_t2. O PROBLEMA
_t2.1 Contextualização do Problema
_t2.2. Formulação do Problema
_t2.3. Delimitação do Estudo
_t3. REFERENCIAL TEÓRICO
_t3.1. Modelo do Balanced Scorecard
_t3.2. Logística
_t3.2. Logística
_t3.4. Tecnologia da Informação
_t3.5. Projetos e Serviços de TI
_t4. METODOLOGIA DE PESQUISA
_t5. ANÁLISE DOS PROCESSOS DE COMPRAS
_t5.1. Compras no Brasil
_t5.1.1 Viabilização das compras
_t5.1.1 Viabilização das compras
_t5.1.2 Modalidades de licitação
_t5.1.3 Habilitação dos ofertantes
_t5.1.4 Comunicação entre governo e ofertantes
_t5.1.5 Recursos administrativos
_t5.1.6 Visão dos entrevistados
_t5.2. Compras nos EUA
_t5.2.1 Viabilização das compras
_t5.2.2 Modalidades de licitação
_t5.2.3 Habilitação dos ofertantes
_t5.2.4 Comunicação entre governo e ofertantes
_t5.2.5 Recursos administrativos
_t6. ANÁLISE COMPARATIVA BRASIL x EUA
_t6.1.Viabilização das Compras
_t6.1.Viabilização das Compras
_t6.1.Viabilização das Compras
_t6.4. Comunicação entre Governo e Ofertantes
_t6.5. Recursos Administrativos
_t7. CONCLUSÕES
_t8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
_tANEXO – Roteiro de Entrevistas
520 _aO tema Compras Governamentais passou a ser um importante quesito nas negociações para acordos de livre comércio e formação de blocos de países, como o Mercosul, União Europeia, entre outros. E influi fortemente sobre a competitividade dos governos em uma economia globalizada. No Brasil, as discussões sobre o tema vêm sendo frequentes. Este trabalho faz uma análise do processo de compras de serviços de tecnologia da informação da Administração Pública Brasileira. Esta análise é feita baseada no modelo do Balanced Scorecard, na qual é feito um elo entre os objetivos estratégicos da Administração e indicadores operacionais de performance. Neste sentido, é montado um Scorecard para a área de compras governamentais de projetos de tecnologia. A pesquisa faz uma comparação das práticas de compras de projetos de tecnologia da informação com um outro país, utilizando-se da metodologia de Benchmarking. No caso, o país escolhido foi os Estados Unidos da América. A análise comparativa permite perceber as diferenças entre os processos de compras dos dois países e fornece algumas sugestões de melhoria nos procedimentos e de fontes de análise para próximas pesquisas sobre o tema
650 0 _913883
_aCompras Governamentais
650 _911936
_a Tecnologia da Informação
650 0 _956027
_aAdministração Pública Federal
_xTI
650 _911990
_a Relações Internacionais
700 1 _966590
_aMORENO JUNIOR, Valter
_eOrientador
856 _uhttp://s3.amazonaws.com/public-cdn.ibmec.br/portalibmec-content/public/arquivos/df/dis_2005_06_-_nelio_lima_gaspar.pdf
_yAcesso ao PDF
909 _a202103
_bNoély
942 _cT