000 nam a22 7a 4500
999 _c523189
_d523302
003 BR-BrENAP
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040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
100 1 _966604
_aMARIO, Paschoal de
245 1 _aProposta de metodologia para compras em uma instituição pública de ensino /
_cpor Paschoal de Mario. --
260 _aTaubaté, SP :
_bUniversidade de Taubaté,
_c2002.
300 _a136 p. :
_bil. color. ; tabs.
500 _aDissertação apresentada para obtenção do Título de Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas do Departamento de Economia Ciências Contábeis, Administração e Secretariado da Universidade de Taubaté.
504 _ainclui bibliografia.
505 _tSUMÁRIO
_tResumo
_tAbstract
_tSumário
_tLista de Figuras
_tIntrodução
_tCapítulo 1 - Revisão da Literatura
_tDas Leis de Licitações e Contratos
_tCompras - Amplitude e Objetivos
_tCompras no âmbito das Instituições Públicas
_tA importância da normalização para a boa Compra
_tA Organização para as compras
_tA Organização para as compras
_tEstrutura administrativa
_tPessoal - Qualificação dos compradores
_tClassificação básica dos materiais
_tIdentificação Auxiliar
_tCodificação
_tCadastramento do Material
_tA Catalogação
_tProcedimento para a Compra
_tConceitos Básicos de Ergonomia - Contador (1998, p. 167-168)
_tO recebimento do material
_tCapítulo 2 - Material e Método
_tProposição da Metodologia
_tA Organização
_tO Ciclo de Compras
_tProcedimento para a especificação de bens a serem adquiridos por uma Instituição Pública de Ensino – Proposta
_tProcedimento para a Compra – Proposta
_tCapítulo 3 - Resultados e Discussão
_tA importância da especificação
_tESTUDO DE CASO - Carteiras escolares
_tConclusão
_tReferências Bibliográficas
_tApêndice
_tAnexos
520 _aO Sistema de Administração de Materiais é uma atividade de fundamental importância para a Administração Pública, pois envolve recursos humanos, materiais e financeiros, tornando imprescindível um planejamento eficiente, principalmente no que diz respeito à classificação e especificação dos materiais a serem adquiridos. Serão discutidos, neste trabalho, os procedimentos encontrados na literatura da área, e será proposta uma metodologia sistemática de compras e especificação de bens permanentes até a fase de autorização para o tipo de licitação, com o objetivo específico de demonstrar que é possível a realização dessa atividade, por instituições públicas de ensino, com qualidade assegurada, em obediência ao cumprimento da Lei de Licitações e Contratos – Lei nº 8666, de 21.06.1993 – (atualizada pelas Leis nº’s 8883 de 08.06.1994, 9032 de 28.04.1995 e 9648 de 27.05.1998). O estudo será focalizado nas carteiras ou conjuntos de mesa e cadeira escolares. O referencial é a Universidade de Taubaté, e será feita uma comparação entre o mobiliário da UNITAU e o indicado por norma técnica da ABNT -Associação Brasileira de Normas Técnicas. No caso em pauta, carteiras escolares, o que se verifica é o não atendimento por boa parte das instituições de ensino (públicas ou particulares), ao que se denomina estudo ergonométrico do usuário. Se as carteiras escolares são feitas para que os alunos assistam às aulas em uma sala, deve-se estudar os dados antropométricos dos estudantes que irão utilizá-las, tendo em vista que eles passarão boa parte de seu tempo (pelo menos quatro horas /aulas), sentados em suas carteiras. É notório que um bom aprendizado decorre de um conjunto de medidas didático-pedagógicas 6 que deve, entre outras, ressaltar as condições satisfatórias de espaço físico, aeração, iluminação, acústica e carteiras confortáveis, para que o aluno possa se sentir bem dentro do ambiente, e, consequentemente, atingir o objetivo de sua estada na escola – o aprendizado. O caso selecionado envolve pesquisa com os alunos, aos quais a aquisição de carteiras com adequada especificação e, sempre que possível, em obediência às normas técnicas, certamente proporcionará o conforto e a segurança necessários para que eles sintam prazer em estar dentro da sala de aula. Para a instituição, a certeza da aquisição de um bem de alta confiabilidade, que irá satisfazer plenamente suas necessidades técnicas.
650 0 _913883
_aCompras Governamentais
650 0 _912916
_aAdministração Estratégica
650 0 _915717
_aInstituição de Ensino
_xpúblico
650 _912240
_a Gestão de Materiais
700 1 _966605
_aMELO, Francisco Cristóvão Lourenço de
_eOrientador
856 _uhttp://www.ppga.com.br/mestrado/2002/de_mario_paschoal.pdf
_yAcesso ao PDF
909 _a202103
_bNoély
942 _cTCCP