000 nam a22 7a 4500
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003 BR-BrENAP
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040 _aBR-BrENAP
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_aBECKER, Leandro Guerra
245 1 _aA incerteza ambiental percebida, a percepção do sistema público de compras e a estratégia organizacional das empresas brasileiras /
_cpor Leandro Guerra Becker. --
260 _aCuritiba :
_bPUC-Paraná,
_c2005.
300 _a175 p. :
_bil. ; tabs.
500 _aDissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de mestre. Curso de Mestrado em Administração do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
504 _aInclui bibliografia.
505 _tSUMÁRIO
_tLISTA DE FIGURAS
_tLISTA DE QUADROS
_tLISTA DE TABELAS
_t1 INTRODUÇÃO
_t1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
_t1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
_t1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
_t1.3.1 Objetivo geral
_t1.3.2 Objetivos específicos
_t1.4 JUSTIFICATIVAS TEÓRICA E PRÁTICA
_t2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-EMPÍRICA
_t2.1 ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
_t2.2 INCERTEZA AMBIENTAL PERCEBIDA
_t2.3 MERCADOS
_t2.4 COMPARAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE COMPRAS PÚBLICO E PRIVADO
_t2.5 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL ÀS CONCORRÊNCIAS
_t2.6 OUTRAS FINALIDADES DAS COMPRAS PÚBLICAS
_t2.7 A PERCEPÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE COMPRAS
_t2.8 DESCRIÇÃO DO SETOR DE INFORMÁTICA
_t2.9 DESCRIÇÃO DO SETOR DE MÓVEIS
_t2.10 O MODELO TEÓRIO DESTE ESTUDO
_t3 METODOLOGIA
_t3.1 ESPECIFICAÇÃO DO PROBLEMA
_t3.1.1 Hipóteses
_t3.1.2 Definição constitutiva (DC) e operacional (DO) das variáveis em estudo
_t3.2 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA
_t3.2.1 População e amostra
_t3.2.2 Tipos de dados
_t3.2.3 Instrumento de coleta
_t3.2.4 Fase operacional da pesquisa empírica
_t3.2.4.1 Preparação dos dados
_t3.2.4.2 Análise do viés de não resposta
_t3.2.4.3 Seleção dos casos
_t3.2.5 Tratamento dos dados
_t3.2.5.1 Consideração sobre os dados
_t3.2.5.2 Provas de significação
_t3.2.5.3 Teste U de Mann-Whitney
_t3.2.5.4 Teste H de Kruskal-Wallis
_t3.2.5.5 Correlação
_t3.2.5.6 Análise fatorial como resumo de dados
_t3.2.5.7 Regressão logística multinomial
_t3.2.5.8 Regressão logística binomial
_t4 ANÁLISE DOS DADOS
_t4.1 ANÁLISE PRELIMINAR DOS DADOS
_t4.2 ANÁLISE DOS DADOS PARA CADA HIPÓTESE
_t4.2.1 Hipótese 1: análise da relação entre a estratégia organizacional e a incerteza ambiental percebida
_t4.2.2 Hipótese 2: análise da relação entre a incerteza ambiental percebida e a percepção do sistema público de compras considerando os diferentes setores
_t4.2.3 Hipótese 3: análise da relação entre a atuação no mercado governamental e a percepção do sistema público de compras
_t4.2.4 Hipótese 4: análise da relação entre a atuação no mercado governamental e a estratégia organizacional
_t4.2.5 Hipótese 5: análise da relação entre a estratégia organizacional e a percepção do sistema público de compras
_t4.3 RESUMO DA ANÁLISE DOS DADOS
_t5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
_t5.1 RETOMANDO A TEORIA
_t5.2 RESULTADOS
_t5.3 CONCLUSÃO GERAL
_t5.4 CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO
_t5.5 CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO AO AUTOR
_t5.6 RECOMENDAÇÕES PARA O GOVERNO E PARA AS EMPRESAS
_t5.7 RECOMENDAÇÕES PARA FUTURAS PESQUISAS
_t5.8 LIMITAÇÕES DESTE ESTUDO
_tREFERÊNCIAS
_tAPÊNDICE 1 - CARTA DE APRESENTAÇÃO
_tAPÊNDICE 2 - INSTRUMENTO DE COLETA PARA O SETOR DE INFORMÁTICA
_tAPÊNDICE 3 - QUESTÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA ESPECÍFICA PARA O SETOR DE MÓVEIS
_tAPÊNDICE 4 – APLICAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL NO RESUMO DE DADOS
520 _aO presente trabalho possui como objetivo verificar a relação entre a incerteza ambiental percebida, a percepção do sistema público de compras, o tipo da estratégia organizacional das empresas brasileiras dos setores de informática e móveis e sua atuação no mercado governamental. O modelo utilizado é composto pelo inter-relacionamento dos conceitos desenvolvidos por dois autores, Miles e Snow (1978) para a estratégia organizacional e a incerteza ambiental percebida e MacManus (1991) para a percepção do sistema público de compras e a atuação no mercado governamental. Esta é uma pesquisa descritiva, utilizando método de levantamento de corte transversal. Foram utilizadas técnicas quantitativas, entre elas: regressão logística multinomial, correlação, teste U de Mann-Whitney, regressão logística binomial. Os dados foram coletados através de questionário, ao qual aderiram 117 empresas, sendo selecionados para a análise 88. Cinco das hipóteses foram corroboradas, quatro não e uma foi parcialmente corroborada. A tipologia de Miles e Snow se mostrou consistente. A estratégia organizacional é influenciada pela incerteza ambiental percebida, e empresas com tipos específicos de estratégia organizacional tendem a atuar mais no particular mercado governamental. As hipóteses não corroboradas estão relacionadas com o modelo de MacManus (1991), indicando que as consequências do conceito de percepção do sistema público de compras devem ser mais estudadas.
650 0 _913883
_aCompras Governamentais
650 0 _961647
_aPlanejamento empresarial
_z(subd. geog.)
650 0 _912856
_aLicitação
700 _950461
_aKATO, Heitor Takashi
_eOrientador
856 _uhttp://www.biblioteca.pucpr.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=282
_yAcesso ao PDF
909 _a202103
_bNoély
942 _cT