000 nam a22 7a 4500
999 _c523206
_d523319
003 BR-BrENAP
005 20250514170744.0
008 210329b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
100 1 _966628
_aCARNEIRO, Marta Cybele
245 1 _aDificuldades encontradas pelas micro e pequenas empresas na participação em licitações públicas das universidades federais de ensino superior /
_cpor Marta Cybele Carneiro. --
260 _aCampo Limpo Paulista, SP :
_bFaculdade Campo Limpo Paulista,
_c2017.
300 _a107 p. :
_bil. ; tabs.
500 _aDissertação de mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Administração das Micro e Pequenas Empresas da Faculdade Campo Limpo Paulista para obtenção do título de Mestre em Administração.
504 _aInclui bibliografia.
505 _tSUMÁRIO
_t1 INTRODUÇÃO
_t1.1 Justificativa
_t1.2 Situação-problema de pesquisa
_t1.3 Objetivos do estudo
_t1.3.1 Objetivo principal
_t1.3.2 Objetivos específicos
_t1.4 Delimitação do tema
_t1.4 Delimitação do tema
_t2 REFERENCIAL TEÓRICO
_t2.1 Licitação
_t2.1.1 Princípios da licitação
_t2.1.2 Modalidades de licitação
_t2.2 Microempresas e empresas de pequeno porte
_t2.2.1 Conceito
_t2.2.2 A lei geral das MPEs
_t2.2.3 As licitações para MPEs
_t2.2.4 Atuação das MPEs nas instituições públicas de ensino
_t2.2.5 As barreiras enfrentadas pelas MPEs na participação e na manutenção das licitações
_t2.2.6 O estatuto da MPEs (Lei Complementar n. 123/2006)
_t2.2.7 Os tipos de MPEs participantes das licitações públicas
_t2.2.8 Tecnologias da informação aplicadas às licitações
_t2.3 Estratégia
_t2.3.1 Estratégia organizacional das MPEs
_t2.3.2 Estratégia empresarial ou estratégia de mercado
_t2.3.3 Estratégia e crescimento empresarial
_t2.4 Aspectos legais da terceirização de mão-de-obra
_t3 MÉTODO
_t3.1 Alegação do conhecimento
_t3.2 Técnica da pesquisa e estratégias de investigação
_t3.3 Classificação da pesquisa
_t3.4 Pesquisa bibliográfica
_t3.5 População e amostra da pesquisa
_t3.6 Instrumentos da pesquisa
_t3.7 Procedimentos da coleta de dados
_t3.7.1 A pesquisa bibliográfica
_t3.7.2 A pesquisa de campo
_t3.8 Tratamento e análise dos dados
_t4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
_t4.1 Resultados do estudo bibliográfico
_t4.2 Características sociodemográficas das MPEs e dos MEIs
_t4.3 Características sociodemográficas dos entrevistados
_t4.4 Achados da pesquisa
_t5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
_t5.1 Conclusões específicas
_t5.2 Sugestões para futuros trabalhos
_tREFERÊNCIAS
_tAPÊNDICE A
_tAPÊNDICE B
_tAPÊNDICE C
_tAPÊNDICE D
520 _aNo Brasil, as micro e pequenas empresas (MPEs) vêm ganhando espaço no que diz respeito à parceria com os órgãos públicos. As aquisições de produtos e serviços por órgãos públicos têm significativa representatividade na economia. Estima-se que as compras públicas, nos diversos níveis do governo, movimentam cerca de 10% do Produto Interno Bruto – PIB (BIDERMAN et al., 2008). Levando em consideração que o governo é o maior comprador de produtos e serviços do país, as compras governamentais tornaram-se um fator importante para o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, das economias locais. Para que as aquisições governamentais sejam um instrumento de desenvolvimento econômico e social, a Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006, em seu artigo 47, enuncia que toda administração pública (direta e indireta) deve realizar licitações com benefícios às MPEs. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo verificar os desafios encontrados pelas MPEs para a participação nos processos de licitação, bem como as estratégias utilizadas para enfrentar esses desafios. Para se atingir o objetivo geral, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, por meio de estudo de caso, utilizando como instrumentos de pesquisa um roteiro de entrevista aplicado a 21 MPEs e microempreendedores individuais (MEIs). Além disso, foi realizado um estudo bibliográfico com o objetivo de conhecer e mapear o que há de publicações acerca da temática, bem como obter subsídios que auxiliem na consecução do objetivo proposto. Os resultados demonstraram que as MPEs e os MEIs utilizam como estratégia o menor preço para o fornecimento de bens e serviços em editais de licitação, sendo o principal desafio manter a prestação de serviço e o fornecimento de bens e mercadorias, mesmo com atraso nos pagamentos. Outro desafio encontrado foi a carência de informações nos editais, bem como o despreparo dos servidores dos órgãos em sanar dúvidas.
650 _912591
_a Microempresa
650 0 _912856
_aLicitação
_xlegislação
650 _912307
_a Universidades
650 0 _926722
_aMicros e Pequenas Empresas
700 1 _966629
_aPICCHIAI, Djair
_eOrientador
856 _uhttp://www.faccamp.br/new/arq/pdf/mestrado/Documentos/producao_discente/MartaCybeleCarneiro.pdf
_yAcesso ao PDF
909 _a202103
_bNoély
942 _cT