000 nam a22 7a 4500
999 _c523216
_d523329
003 BR-BrENAP
005 20210407170516.0
008 210407b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
100 1 _966646
_aRESENDE, Humberto Moreira de
245 1 1 _aO processo eletrônico de compras públicas :
_bo pregão eletrônico como aliado na aquisição de bens e serviços /
_cHumberto Moreira de Resende. --
260 _aBelo Horizonte, MG :
_bUniversidade FUMEC,
_c2012.
300 _a101 p. :
_btabs.
500 _aDissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Administração da Universidade da FUMEC como parte dos requisitos para a obtenção de título de Mestre em Administração.
504 _aInclui bibliografia.
505 _tSUMÁRIO
_t1 INTRODUÇÃO
_t1.1 Justificativa
_t1.2 Formulação do problema
_t1.3 Objetivo geral
_t1.4 Objetivos específicos
_t1.5 Estrutura da pesquisa
_t2 REVISÃO DE LITERATURA
_t2.1 O comércio eletrônico
_t2.1.1 Categorias do comércio eletrônico
_t2.1.2 E-procurement
_t2.1.3 Integração
_t2.2 Princípios licitatórios
_t2.2.1 Princípio da legalidade
_t2.2.2 Princípio da moralidade
_t2.2.3 Princípio da igualdade
_t2.2.4 Princípio da publicidade
_t2.2.5 Princípio da probidade administrativa
_t2.2.6 Princípio da vinculação ao instrumento convocatório
_t2.2.7 Princípio do julgamento objetivo
_t2.3 Licitação pública
_t2.3.1 Tipos de licitação
_t2.3.2 Modalidades de licitação
_t2.3.2.1 Concorrência
_t2.3.2.2 Tomada de preços
_t2.3.2.3 Convite
_t2.3.2.4 Concurso
_t2.3.2.5 Leilão
_t2.4 Eficiência, eficácia e efetividade
_t3 PREGÃO
_t3.1 Pregão presencial
_t3.1.1 Fase preparatória
_t3.1.2 Fase externa
_t3.2 Pregão eletrônico
_t3.2.1 Fase preparatória
_t3.2.2 Fase externa
_t3.2.3 Vantagens e desvantagens do pregão eletrônico
_t4 METODOLOGIA
_t5 RESULTADOS E DISCUSSÕES
_t5.1 Indicadores de eficiência
_t5.2 Indicadores de eficácia
_t5.3 Indicadores de efetividade
_t5.4 Entrevistas
_t6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
_tREFERÊNCIAS
_tAPENDICE 1 – Questionário
_tAPENDICE 2 – Esquema de modalidades de licitação
520 _aDepois da popularização da internet, o mundo dos negócios não foi mais o mesmo. Constantes transformações trouxeram uma “nova economia” na qual os administradores remodelaram os processos de negócios, alterando o relacionamento entre governo, empresa e cidadãos. O governo, que sempre foi visto de forma muito burocrática, morosa e ineficiente em seus processos, vem passando por mudanças para desburocratizar suas ações, melhorar controles, garantir transparência, ampliando negócios e reduzindo preços em suas aquisições. As compras eletrônicas do governo brasileiro têm obtido relativo sucesso com o uso do pregão na forma eletrônica. Este trabalho tem como objetivo geral verificar o funcionamento das compras eletrônicas voltadas para a Administração Pública, observando os mecanismos do pregão eletrônico. A metodologia adotada foi o estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG –, contemplando os pregões eletrônicos realizados nos períodos de 2010 e 2011. Foram calculados índices que remetem à eficiência, eficácia e efetividade juntamente com entrevistas na forma qualitativa com servidores administrativos da Instituição. Através do resultado do presente estudo de caso, foi possível constatar que o pregão traz transparência e economia aos cofres públicos, porém questiona-se a qualidade dos materiais comprados e se essa “economia” obtida é realmente vantajosa. Outro ponto levantado é a real celeridade do processo.
650 0 _913883
_aCompras Governamentais
650 0 _965414
_aPregão (Licitação pública)
_xpregão eletrônico
_z(subd. geog.)
650 0 _912928
_aEficiência
650 0 _914349
_aGoverno Eletrônico
700 1 _966647
_aSILVA, Jersone Tasso Moreira
_eOrientador
856 _uhttps://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/humberto-moreira-de-resende.pdf
_yAcesso ao PDF
909 _a202104
_bNoély
942 _cT