000 nam a22 7a 4500
999 _c523218
_d523331
003 BR-BrENAP
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040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
100 1 _966648
_aFENILI, Renato Ribeiro
245 _aDesempenho em processos de compras e contratações públicas :
_bum estudo a partir da inovação e das práticas organizacionais /
_cpor Renato Ribeiro Fenili. --
260 _aBrasília, DF :
_bUnB,
_c2016.
300 _a340 p. :
_bil. ; tabs. ; grafs.
500 _aTese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Administração.
504 _aInclui bibliografia.
505 _tSUMÁRIO
_t1. INTRODUÇÃO
_t1.1 Relevância da Pesquisa
_t1.2 Arquitetura da Pesquisa
_tPARTE I - MARCO TEÓRICO
_tCAPÍTULO 1 - DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO
_t1. Introdução
_t2. A problemática do estudo do desempenho organizacional
_t3. Níveis de análise no estudo do desempenho em organizações
_t4. A relação entre cultura e desempenho
_t5. Desempenho em Organizações Públicas
_t5.1 Cultura e desempenho no setor público
_t6. Dimensões de Desempenho do Processo de Aquisição de Bens e Contratação de Serviços pelo Setor Público
_t7. Considerações Finais do Capítulo
_t8. Quadro Resumo do Capítulo
_tCAPÍTULO 2 - CULTURA ORGANIZACIONAL: CONCEITOS, ABORDAGENS, E CONFORMAÇÕES NO CONTEXTO PÚBLICO BRASILEIRO
_t1. Introdução
_t2. O conceito de cultura
_t3. Abordagens culturais em estudos organizacionais
_t3.1 As abordagens de Hofstede e D'Iribarne
_t4. A cultura nacional brasileira e a cultura do setor público brasileiro na conformação das práticas organizacionais
_t4.1 Traços da cultura brasileira para a análise organizacional
_t4.2 Traços da cultura do setor público brasileiro para a análise organizacional
_t5. Quadro Resumo do Capítulo
_tCAPÍTULO 3 - O ESTUDO DA CULTURA ORGANIZACIONAL POR MEIO DAS PRÁTICAS: UMA PROPOSTA À LUZ DO LEGADO DE BOURDIEU
_t1. Introdução
_t2. A Teoria da Ação Prática de Bourdieu
_t2.1 O conceito de habitus
_t2.2 O conceito de campo
_t2.3 O conceito de capital
_t2.4 A teoria da ação prática
_t3. O Uso do Quadro Teórico de Bourdieu nos Estudos Organizacionais
_t4. Discussão e Considerações Finais do Capítulo
_t5. Quadro Resumo do Capítulo
_tCAPÍTULO 4 - INOVAÇÃO EM SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO: APLICAÇÃO DO MODELO DE GALLOUJ E WEINSTEIN (1997) AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS
_t1. Introdução
_t2. O conceito de inovação
_t3. Tipos de inovação
_t3.1 Classificação em múltiplos tipos
_t3.2 Classificação em múltiplas camadas
_t3.3 Classificação quanto à força da inovação
_t3.4 Classificação de acordo como o ciclo de vida de maturidade da tecnologia
_t4. Inovação em serviços
_t4.1 O conceito de serviço
_t4.2 Abordagens sobre inovação em serviços
_t4.2.1 Abordagem tecnicista
_t4.2.2 Abordagem baseada em serviços
_t4.2.3 Abordagem integradora
_t5. Inovação no setor público
_t5.1 Licitações públicas e inovação
_t6. Considerações Finais do Capítulo
_t7. Quadro Resumo do Capítulo
_tCAPÍTULO 5 - MODELO CONCEITUAL E HIPÓTESES DE PESQUISA
_t1. Introdução
_t2. Posicionamento epistemológico da pesquisa
_t3. Escolha dos métodos de investigação
_t4. A escolha pela Câmara dos Deputados
_t5. Procedimentos de coleta e análise de dados referentes à abordagem qualitativa
_t5.1 Coleta de dados
_t5.2 Análise de dados
_t6. Procedimentos de coleta e análise de dados referentes à abordagem quantitativa
_t6.1 Coleta de dados
_t6.2 Análise de dados
_t6.2.1 Apresentação da amostra, análise de dados ausentes e de outliers
_t6.2.2 Considerações sobre normalidade e a linearidade dos dados
_t6.2.3 Análise descritiva dos respondentes
_t6.2.4 Análise descritiva dos itens componentes das dimensões das práticas, inovação e desempenho processual
_t6.2.5 Análise fatorial no cômputo dos scores dos indicadores
_t6.2.6 Aplicação do modelo de equações estruturais ao conjunto de dados
_t6.2.7 Testes dos efeitos de mediação e moderação da inovação sobre a relação entre práticas e desempenho processual
_t6.2.7.1 Análise do efeito mediador da inovação
_t6.2.7.2 Análise do efeito moderador da inovação
_t6.2.8 Análise da percepção sobre construtos, em função das variáveis sociodemográficas e funcionais
_tCAPÍTULO 7 - ESTUDO QUALITATIVO: RESULTADOS E ANÁLISE
_t1. Introdução
_t2. O processo de compras e contratações públicas no Brasil e suas especificidades na Câmara dos Deputados
_t2.1 Características dos processo de compras e contratações na Câmara dos Deputados
_t3. Análise das práticas de gestão e do desempenho e inovação processual percebidos
_t3.1 O desempenho processual percebido
_t3.2 A inovação processual percebida
_t3.3 Análise das práticas de gestão
_t3.3.1 Senso de dever
_t3.3.2 Relações
_t3.3.3 Definição de responsabilidades
_t3.3.4 Regulação
_t3.3.5 Recompensas e punições
_t3.3.6 Qualidade da cooperação
_t3.3.7 Percepção de controle
_tCAPÍTULO 8 - ESTUDO QUANTITATIVO: RESULTADOS E ANÁLISE
_t1. Introdução
_t2. Apresentação da amostra, análise de dados ausentes e de outliers
_t3. Normalidade e lineariedade dos dados
_t4. Análise descritiva dos respondentes
_t5. Análise descritiva dos itens componentes das dimensões dos construtos práticas, inovação e desempenho
_t5.1 Análise descritiva das práticas organizacionais
_t5.1.1 Senso de dever
_t5.1.2 Relações de autoridade
_t5.1.3 Definição de responsabilidades
_t5.1.4 Regulação
_t5.1.5 Recompensas e punições
_t5.1.6 Qualidade de cooperação
_t5.1.7 Percepção de controle
_t5.2 Análise descritiva da inovação processual
_t5.2.1 Características técnicas materiais e imateriais
_t5.2.2 Competência do cliente
_t5.2.3 Competência direta do prestador
_t5.2.4 Característica do serviço
_t5.3 Análise descritiva do desempenho processual
_t5.3.1 Celeridade
_t5.3.2 Preço econômico
_t5.3.3 Qualidade
_t5.3.4 Sustentabilidade
_t5.3.5 Transparência
_t6. Análise fatorial no cômputo dos scores dos indicadores de práticas, inovação e desempenho
_t7. Aplicação modelagem de equações estruturais ao conjunto de dados
_t7.1 Relações casuais do modelo de pesquisa
_t7.1.1 Análise do primeiro modelo de medida
_t7.1.2 Análise do primeiro modelo estrutural
_t7.2 Relações das dimensões das práticas organizacionais sobre o desempenho processual (segunda modelo)
_t7.2.1 Análise do segundo modelo de medida
_t7.2.2 Análise do segundo modelo estrutural
_t7.3 Relações das dimensões das práticas organizacionais sobre a inovação processual (terceiro modelo)
_t7.3.1 Análise do terceiro modelo de medida
_t7.3.2 Análise do terceiro modelo estrutural
_t7.4 Relações das dimensões da inovação sobre o desempenho processual (quarto modelo)
_t7.4.1 Análise do quarto modelo de medida
_t7.4.2 Análise do quarto modelo estrutural
_t8. Testes dos efeitos de mediação e moderação da inovação sobre a relação entre práticas e desempenho processual
_t8.1 Análise do efeito mediador da inovação
_t8.2 Análise do efeito moderador da inovação
_t9. Análise de percepção sobre as práticas, a inovação e o desempenho, em função das varáveis sociodemográficas e funcionais
_t9.1 Percepção sobre as práticas, a inovação e desempenho, em função do(s) papel(eis) desempenho(s) pelos respondentes
_t9.2 Percepção sobre as práticas, inovação e o desempenho, em função da idade, escolaridade e tempo de atuação no processo
_tCONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA
_t1. Cumprimento dos objetivos específicos
_t2. Consolidação das perspectivas qualitativa e quantitativa sobre práticas, inovação e desempenho processual e seus aspectos relacionais
_t2.1 A percepção sobre práticas organizacionais
_t2.2 A percepção sobre o desempenho processual
_t2.3 A percepção sobre a inovação processual
_t2.4 A percepção sobre a relação entre práticas organizacionais e desempenho do processo de aquisições e contratações públicas
_t2.5 A percepção sobre a relação entre práticas organizacionais e a inovação do processo de aquisições e contratações públicas
_t2.6 A percepção sobre a relação entre a inovação e o desempenho do processo de aquisições e contratações públicas
_t3. Contribuições da pesquisa
_t4. Limitações da pesquisa
_t5. Agenda de pesquisa
_tReferências
_tAPÊNDICE A - ROTEIRO DE ENTREVISTA
_tAPÊNDICE B - QUESTIONÁRIOS
520 _aO objetivo geral desta tese foi identificar e analisar a relação das práticas de gestão e da inovação com o desempenho processual das compras e contratações públicas. O lócus adotado foi a Câmara dos Deputados, órgão do Poder Legislativo federal, detentor de destaque no cenário brasileiro das licitações, em decorrência do montante financeiro despendido e da variedade qualitativa dos objetos de seus certames. O marco teórico abordou os conceitos de desempenho, cultura, práticas organizacionais (manifestação da cultura) e inovação em serviços. O estudo das manifestações culturais baseou-se em D’Iribarne (1989) e o de inovação em serviço no modelo de Gallouj e Weinstein (1997). No método, a partir de abordagens qualitativa e quantitativa, foram realizadas entrevistas e empregadas escalas de medida de práticas, inovação e desempenho processual. A utilização dessas duas abordagens possibilitou explicações mais acuradas dos resultados das análises realizadas. Os modelos empíricos foram testados por intermédio de modelagens por equações estruturais, efetuadas mediante o software R (versão 3.2.2). Os resultados sugerem a influência direta e positiva das práticas sobre o desempenho processual; das práticas sobre a inovação processual e da inovação sobre o desempenho processual. Ao final, foram registradas as contribuições teóricas, metodológicas e gerenciais desta tese, bem como suas limitações e a proposição de uma agenda de pesquisa.
650 0 _913883
_aCompras Governamentais
650 0 _917276
_aContratação Pública
650 0 _912856
_aLicitação
650 0 _912884
_aInovação
700 _910225
_a SOUZA,Eda Castro Lucas de
_eOrientadora
856 _uhttps://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/22451/1/2016_RenatoRibeiroFenili.pdf
_yAcesso ao PDF
909 _a202104
_bNoély
942 _cTCCP