000 | nam a22 7a 4500 | ||
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999 |
_c523218 _d523331 |
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003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20210407185253.0 | ||
008 | 210407b xxu||||| |||| 00| 0 por d | ||
040 |
_aBR-BrENAP _bPt_BR |
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041 | _apor | ||
100 | 1 |
_966648 _aFENILI, Renato Ribeiro |
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245 |
_aDesempenho em processos de compras e contratações públicas : _bum estudo a partir da inovação e das práticas organizacionais / _cpor Renato Ribeiro Fenili. -- |
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260 |
_aBrasília, DF : _bUnB, _c2016. |
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300 |
_a340 p. : _bil. ; tabs. ; grafs. |
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500 | _aTese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Administração. | ||
504 | _aInclui bibliografia. | ||
505 |
_tSUMÁRIO _t1. INTRODUÇÃO _t1.1 Relevância da Pesquisa _t1.2 Arquitetura da Pesquisa _tPARTE I - MARCO TEÓRICO _tCAPÍTULO 1 - DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO _t1. Introdução _t2. A problemática do estudo do desempenho organizacional _t3. Níveis de análise no estudo do desempenho em organizações _t4. A relação entre cultura e desempenho _t5. Desempenho em Organizações Públicas _t5.1 Cultura e desempenho no setor público _t6. Dimensões de Desempenho do Processo de Aquisição de Bens e Contratação de Serviços pelo Setor Público _t7. Considerações Finais do Capítulo _t8. Quadro Resumo do Capítulo _tCAPÍTULO 2 - CULTURA ORGANIZACIONAL: CONCEITOS, ABORDAGENS, E CONFORMAÇÕES NO CONTEXTO PÚBLICO BRASILEIRO _t1. Introdução _t2. O conceito de cultura _t3. Abordagens culturais em estudos organizacionais _t3.1 As abordagens de Hofstede e D'Iribarne _t4. A cultura nacional brasileira e a cultura do setor público brasileiro na conformação das práticas organizacionais _t4.1 Traços da cultura brasileira para a análise organizacional _t4.2 Traços da cultura do setor público brasileiro para a análise organizacional _t5. Quadro Resumo do Capítulo _tCAPÍTULO 3 - O ESTUDO DA CULTURA ORGANIZACIONAL POR MEIO DAS PRÁTICAS: UMA PROPOSTA À LUZ DO LEGADO DE BOURDIEU _t1. Introdução _t2. A Teoria da Ação Prática de Bourdieu _t2.1 O conceito de habitus _t2.2 O conceito de campo _t2.3 O conceito de capital _t2.4 A teoria da ação prática _t3. O Uso do Quadro Teórico de Bourdieu nos Estudos Organizacionais _t4. Discussão e Considerações Finais do Capítulo _t5. Quadro Resumo do Capítulo _tCAPÍTULO 4 - INOVAÇÃO EM SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO: APLICAÇÃO DO MODELO DE GALLOUJ E WEINSTEIN (1997) AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS _t1. Introdução _t2. O conceito de inovação _t3. Tipos de inovação _t3.1 Classificação em múltiplos tipos _t3.2 Classificação em múltiplas camadas _t3.3 Classificação quanto à força da inovação _t3.4 Classificação de acordo como o ciclo de vida de maturidade da tecnologia _t4. Inovação em serviços _t4.1 O conceito de serviço _t4.2 Abordagens sobre inovação em serviços _t4.2.1 Abordagem tecnicista _t4.2.2 Abordagem baseada em serviços _t4.2.3 Abordagem integradora _t5. Inovação no setor público _t5.1 Licitações públicas e inovação _t6. Considerações Finais do Capítulo _t7. Quadro Resumo do Capítulo _tCAPÍTULO 5 - MODELO CONCEITUAL E HIPÓTESES DE PESQUISA _t1. Introdução _t2. Posicionamento epistemológico da pesquisa _t3. Escolha dos métodos de investigação _t4. A escolha pela Câmara dos Deputados _t5. Procedimentos de coleta e análise de dados referentes à abordagem qualitativa _t5.1 Coleta de dados _t5.2 Análise de dados _t6. Procedimentos de coleta e análise de dados referentes à abordagem quantitativa _t6.1 Coleta de dados _t6.2 Análise de dados _t6.2.1 Apresentação da amostra, análise de dados ausentes e de outliers _t6.2.2 Considerações sobre normalidade e a linearidade dos dados _t6.2.3 Análise descritiva dos respondentes _t6.2.4 Análise descritiva dos itens componentes das dimensões das práticas, inovação e desempenho processual _t6.2.5 Análise fatorial no cômputo dos scores dos indicadores _t6.2.6 Aplicação do modelo de equações estruturais ao conjunto de dados _t6.2.7 Testes dos efeitos de mediação e moderação da inovação sobre a relação entre práticas e desempenho processual _t6.2.7.1 Análise do efeito mediador da inovação _t6.2.7.2 Análise do efeito moderador da inovação _t6.2.8 Análise da percepção sobre construtos, em função das variáveis sociodemográficas e funcionais _tCAPÍTULO 7 - ESTUDO QUALITATIVO: RESULTADOS E ANÁLISE _t1. Introdução _t2. O processo de compras e contratações públicas no Brasil e suas especificidades na Câmara dos Deputados _t2.1 Características dos processo de compras e contratações na Câmara dos Deputados _t3. Análise das práticas de gestão e do desempenho e inovação processual percebidos _t3.1 O desempenho processual percebido _t3.2 A inovação processual percebida _t3.3 Análise das práticas de gestão _t3.3.1 Senso de dever _t3.3.2 Relações _t3.3.3 Definição de responsabilidades _t3.3.4 Regulação _t3.3.5 Recompensas e punições _t3.3.6 Qualidade da cooperação _t3.3.7 Percepção de controle _tCAPÍTULO 8 - ESTUDO QUANTITATIVO: RESULTADOS E ANÁLISE _t1. Introdução _t2. Apresentação da amostra, análise de dados ausentes e de outliers _t3. Normalidade e lineariedade dos dados _t4. Análise descritiva dos respondentes _t5. Análise descritiva dos itens componentes das dimensões dos construtos práticas, inovação e desempenho _t5.1 Análise descritiva das práticas organizacionais _t5.1.1 Senso de dever _t5.1.2 Relações de autoridade _t5.1.3 Definição de responsabilidades _t5.1.4 Regulação _t5.1.5 Recompensas e punições _t5.1.6 Qualidade de cooperação _t5.1.7 Percepção de controle _t5.2 Análise descritiva da inovação processual _t5.2.1 Características técnicas materiais e imateriais _t5.2.2 Competência do cliente _t5.2.3 Competência direta do prestador _t5.2.4 Característica do serviço _t5.3 Análise descritiva do desempenho processual _t5.3.1 Celeridade _t5.3.2 Preço econômico _t5.3.3 Qualidade _t5.3.4 Sustentabilidade _t5.3.5 Transparência _t6. Análise fatorial no cômputo dos scores dos indicadores de práticas, inovação e desempenho _t7. Aplicação modelagem de equações estruturais ao conjunto de dados _t7.1 Relações casuais do modelo de pesquisa _t7.1.1 Análise do primeiro modelo de medida _t7.1.2 Análise do primeiro modelo estrutural _t7.2 Relações das dimensões das práticas organizacionais sobre o desempenho processual (segunda modelo) _t7.2.1 Análise do segundo modelo de medida _t7.2.2 Análise do segundo modelo estrutural _t7.3 Relações das dimensões das práticas organizacionais sobre a inovação processual (terceiro modelo) _t7.3.1 Análise do terceiro modelo de medida _t7.3.2 Análise do terceiro modelo estrutural _t7.4 Relações das dimensões da inovação sobre o desempenho processual (quarto modelo) _t7.4.1 Análise do quarto modelo de medida _t7.4.2 Análise do quarto modelo estrutural _t8. Testes dos efeitos de mediação e moderação da inovação sobre a relação entre práticas e desempenho processual _t8.1 Análise do efeito mediador da inovação _t8.2 Análise do efeito moderador da inovação _t9. Análise de percepção sobre as práticas, a inovação e o desempenho, em função das varáveis sociodemográficas e funcionais _t9.1 Percepção sobre as práticas, a inovação e desempenho, em função do(s) papel(eis) desempenho(s) pelos respondentes _t9.2 Percepção sobre as práticas, inovação e o desempenho, em função da idade, escolaridade e tempo de atuação no processo _tCONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA _t1. Cumprimento dos objetivos específicos _t2. Consolidação das perspectivas qualitativa e quantitativa sobre práticas, inovação e desempenho processual e seus aspectos relacionais _t2.1 A percepção sobre práticas organizacionais _t2.2 A percepção sobre o desempenho processual _t2.3 A percepção sobre a inovação processual _t2.4 A percepção sobre a relação entre práticas organizacionais e desempenho do processo de aquisições e contratações públicas _t2.5 A percepção sobre a relação entre práticas organizacionais e a inovação do processo de aquisições e contratações públicas _t2.6 A percepção sobre a relação entre a inovação e o desempenho do processo de aquisições e contratações públicas _t3. Contribuições da pesquisa _t4. Limitações da pesquisa _t5. Agenda de pesquisa _tReferências _tAPÊNDICE A - ROTEIRO DE ENTREVISTA _tAPÊNDICE B - QUESTIONÁRIOS |
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520 | _aO objetivo geral desta tese foi identificar e analisar a relação das práticas de gestão e da inovação com o desempenho processual das compras e contratações públicas. O lócus adotado foi a Câmara dos Deputados, órgão do Poder Legislativo federal, detentor de destaque no cenário brasileiro das licitações, em decorrência do montante financeiro despendido e da variedade qualitativa dos objetos de seus certames. O marco teórico abordou os conceitos de desempenho, cultura, práticas organizacionais (manifestação da cultura) e inovação em serviços. O estudo das manifestações culturais baseou-se em D’Iribarne (1989) e o de inovação em serviço no modelo de Gallouj e Weinstein (1997). No método, a partir de abordagens qualitativa e quantitativa, foram realizadas entrevistas e empregadas escalas de medida de práticas, inovação e desempenho processual. A utilização dessas duas abordagens possibilitou explicações mais acuradas dos resultados das análises realizadas. Os modelos empíricos foram testados por intermédio de modelagens por equações estruturais, efetuadas mediante o software R (versão 3.2.2). Os resultados sugerem a influência direta e positiva das práticas sobre o desempenho processual; das práticas sobre a inovação processual e da inovação sobre o desempenho processual. Ao final, foram registradas as contribuições teóricas, metodológicas e gerenciais desta tese, bem como suas limitações e a proposição de uma agenda de pesquisa. | ||
650 | 0 |
_913883 _aCompras Governamentais |
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_917276 _aContratação Pública |
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650 | 0 |
_912856 _aLicitação |
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_912884 _aInovação |
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700 |
_910225 _a SOUZA,Eda Castro Lucas de _eOrientadora |
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856 |
_uhttps://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/22451/1/2016_RenatoRibeiroFenili.pdf _yAcesso ao PDF |
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_a202104 _bNoély |
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942 | _cTCCP |