000 | nam a22 7a 4500 | ||
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999 |
_c523219 _d523332 |
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003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20210408145548.0 | ||
008 | 210408b xxu||||| |||| 00| 0 por d | ||
040 |
_aBR-BrENAP _bPt_BR |
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041 | _apor | ||
100 |
_950489 _aREIS, Paulo Ricardo da Costa |
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245 | 1 |
_aDesempenho nos contratos de compras públicas : _bevidências empíricas das mudanças institucionais no Brasil / _cpor Paulo Ricardo da Costa Reis. -- |
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260 |
_aSalvador, BA : _bUniversidade Federal da Bahia, _c2015. |
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300 |
_a137 p. : _bil. ; tabs. |
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500 | _aTese apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, como requisito para a obtenção do título de Doutor em Administração. | ||
504 | _aInclui bibliografia. | ||
505 |
_tSUMÁRIO _t1 INTRODUÇÃO _tREFERÊNCIAS _t2 PARA ALÉM DOS PREÇOS CONTRATADOS: UMA ANÁLISE DA CELERIDADE NAS ENTREGAS DE COMPRAS PÚBLICAS ELETRÔNICAS _t2.1 INTRODUÇÃO _t2.2 TEORIA E HIPÓTESES _t2.2.1 Ambiente Competitivo _t2.2.2 Capacidades Acumuladas _t2.2.3 Reputação _t2.3 LICITAÇÕES ELETRÔNICAS NO BRASIL _t2.4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS _t2.4.1 Variáveis de Desempenho _t2.4.2 Variáveis Explicativas _t2.4.3 Variáveis de Controle _t2.4.4 Modelo Estatístico _t2.5 RESULTADOS E DISCUSSÃO _t2.5.1 Efeitos do Ambiente Competitivo _t2.5.2 Efeitos das Capacidades Acumuladas _t2.5.3 Efeitos da Reputação _t2.6 CONCLUSÃO _t2.6.1 Implicações Práticas e Teóricas _t2.6.2 Limitações do Estudo _tREFERÊNCIAS _t3 ESTRATÉGIA EM COMPRAS PÚBLICAS: EXAMINANDO OS IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE PREFERÊNCIA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS _t3.1 INTRODUÇÃO _t3.2 MPE E AS COMPRAS PÚBLICAS _t3.2.1 Programas de Preferência Induzem a Redução de Preços nas Licitações Públicas? _t3.2.2 Programas de Preferência Influenciam a Execução do Contrato? _t3.3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS _t3.3.1 Variáveis Dependentes _t3.3.2 Variáveis Explicativas e Controles _t3.3.3 Modelo Estatístico _t3.4 RESULTADOS E DISCUSSÃO _t3.5 CONCLUSÃO _tREFERÊNCIAS _t4 MUDANÇA INSTITUCIONAL E DESEMPENHO EM COMPRAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO _t4.1 INTRODUÇÃO _t4.2 TEORIA E HIPÓTESES _t4.2.1 Mecanismos de Contratação e Competição _t4.2.2 Estruturas de Incentivos e Monitoramento _t4.2.3 Capacidades e Experiência do Contratado _t4.3 CONTEXTO INSTITUCIONAL _t4.4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS _t4.4.1 Variáveis de Desempenho _t4.4.2 Variáveis Explicativas _t4.4.3 Variáveis de Controle _t4.4.4 Estratégia Empírica: Propensity score matching _t4.5 RESULTADOS _t4.6 DISCUSSÃO _t4.7 CONCLUSÃO _tREFERÊNCIAS _t5 CONSIDERAÇÕES FINAIS _t5.1 IMPLICAÇÕES TEÓRICAS _t5.2 IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PRÁTICAS _t5.3 PESQUISAS FUTURAS _tREFERÊNCIAS _tAPÊNDICE A – PRIMEIRO ESTÁGIO DO PROPENSITY SCORE MATCHING (ESCOLHA DO MECANISMO DE LICITAÇÃO) |
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520 | _aAo longo dos últimos anos, vários governos em todo o mundo vêm promovendo transformações para reformar seus sistemas de contratação pública. Nesse sentido, diferentes regulamentações e mecanismos de governança têm sido criados em conformidade com o contexto institucional de cada país. No Brasil, por exemplo, observam-se, desde a implementação da Lei Geral de Licitações em 1993, as experiências ligadas ao desenvolvimento do Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet) para suportar processos eletrônicos de aquisições de vários tipos de bens e serviços, por meio da modalidade pregão, instituída em 2002; a introdução de um programa de preferência para prover apoio às micro e pequenas empresas, implementado através da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa de 2006; e a ampliação da discricionariedade dos agentes públicos no processo de contratação, por meio do Regime Diferenciado de Contratação de 2011. Não obstante, em que pesem o número de mudanças empreendidas e a crescente preocupação com aspectos ligados ao desempenho das licitações públicas no Brasil, verifica-se que a produção acadêmica nas áreas de administração e administração pública tem sido limitada. Destarte, utilizando bases de dados únicas, que incluem diferentes modalidades de licitação e diferentes tipos de objetos, obras e serviços adquiridos pela administração pública federal, no presente trabalho, investiga-se o desempenho das compras públicas brasileiras tendo como base as mudanças institucionais, promovidas por novas regulamentações. Os principais resultados sugerem efeitos positivos em cada uma das experiências investigadas, porém, os achados também advertem que elas possuem efeitos distintos nas variáveis de desempenho observadas. Adicionalmente, os resultados indicam que, independente da experiência observada, fatores estratégicos associados ao ambiente competitivo, às capacidades inerentes aos agentes envolvidos nos processos e aos atributos transacionais influenciam o desempenho das compras públicas. Nesse sentido, este trabalho oferece um conjunto de evidências empíricas sobre os resultados alcançados a partir das mudanças institucionais nos procedimentos de compras públicas, e defende a necessidade de melhorias nas ferramentas que estão atualmente à disposição dos gestores de compras públicas. | ||
650 | 0 |
_913883 _aCompras Governamentais |
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650 | 0 |
_912856 _aLicitação |
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650 | 0 |
_917276 _aContratação Pública |
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700 |
_937326 _aCabral, Sandro _eOrientador |
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856 |
_uhttps://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/19468/1/REIS%2c%20Paulo%20Ricardo%20da%20Costa.pdf _yAcesso ao PDDF |
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909 |
_a202104 _bNoély |
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942 | _cT |