000 nam a22 7a 4500
999 _c523226
_d523339
003 BR-BrENAP
005 20210413135620.0
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040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
100 1 _966654
_aHEGENBERG, Juliana Trianoski
245 _aAs compras públicas sustentáveis no Brasil :
_bum estudo nas universidades federais /
_cpor Juliana Trianoski Hegenberg. --
260 _aCuritiba, PR :
_bUniversidade Tecnológica Federal do Paraná,
_c2013.
300 _a257 p. :
_bil. ; tabs. ; grafs.
500 _aDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Planejamento e Governança Pública, área de concentração Planejamento Público e Desenvolvimento.
504 _aInclui bibliografia.
505 _tSUMÁRIO
_t1 INTRODUÇÃO
_t1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
_t1.2 OBJETIVOS DE PESQUISA
_t1.2.1 Objetivo Geral
_t1.2.2 Objetivos Específicos
_t1.3 JUSTIFICATIVA TEÓRICA E PRÁTICA
_t1.4 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO
_t2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
_t2.1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE
_t2.1.1 Origens e Contexto
_t2.1.2 Enfoques Conceituais
_t2.1.3 As dimensões do desenvolvimento sustentável
_t2.1.3.1 Dimensão econômica
_t2.1.3.2 Dimensão ambiental
_t2.1.3.3 Dimensão social
_t2.1.3.4 Dimensão cultural
_t2.1.3.5 Dimensão espacial
_t2.1.4 Estado, Políticas Públicas e Sustentabilidade
_t2.2 PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
_t2.2.1 O Capítulo IV da Agenda 21 Global
_t2.2.2 O Plano de Implementação de Johanesburgo
_t2.2.3 O Processo de Marrakesh
_t2.2.4 O Plano de Ação para a Produção e Consumo Sustentáveis
_t2.3 COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS
_t2.3.1 As Compras a Esfera Pública
_t2.3.1.1 O Procedimento licitatório e seus objetivos básicos
_t2.3.1.2 Os princípios da licitação
_t2.3.1.3 Modalidades de licitação e procedimentos de compra
_t2.3.1.4 Tipos de licitação
_t2.3.1.5 Dispensa e inexigibilidade
_t2.3.2 A Sustentabilidade nas Compras Públicas
_t2.3.2.1 Caracterizando as compras públicas sustentáveis
_t2.3.2.2 Critérios de sustentabilidade
_t2.3.2.3 CPS e as estratégias e procedimentos para implementação
_t2.3.2.4 CPS e as facilidade e barreiras para implementação
_t2.3.2.5 CPS e os resultados e impactos potenciais
_t2.3.2.6 Panorama das compras públicas sustentáveis
_t3 METODOLOGIA
_t3.1 ESPECIFICAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
_t3.1.1 Perguntas de Pesquisa
_t3.1.2 Categorias de Análise
_t3.2 DELIMITAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
_t3.2.1 Delineamento da Pesquisa
_t3.2.2 População e Amostra
_t3.2.3 Nível e Unidade de Análises
_t3.2.4 Coleta e Tratamento dos Dados
_t3.3 LIMITAÇÕES DA PESQUISA
_t4 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
_t4.1 CARACTERIZAÇÃO DAS AMOSTRAS
_t4.1.1 Etapa Qualitativa
_t4.1.2 Etapa Quantitativa
_t4.2 PRÁTICAS DE COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS
_t4.3 ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
_t4.4 FATORES FACILITADORES E BARREIRAS PARA IMPLEMENTAÇÃO
_t4.5 IMPACTOS PERCEBIDOS
_t5 CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES PARA ESTUDOS FUTUROS
_tREFERÊNCIAS
_tAPÊNDICES
_tANEXOS
520 _aO objetivo geral deste estudo é analisar a implementação das compras públicas sustentáveis nas universidades federais brasileiras. A pesquisa é aplicada quanto a sua finalidade e exploratória e descrita quanto aos seus objetivos gerais. A abordagem utilizada é tanto qualitativa quanto quantitativa e a pesquisa contempla a utilização de métodos múltiplos de investigação. A etapa qualitativa exploratória foi operacionalizada por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores da área de compras de duas universidades federais. As informações coletadas foram tratadas mediante a aplicação de técnicas de análise de conteúdo. A etapa quantitativa consistiu na aplicação de levantamento tipo survey, com emprego de questionário estruturado, em toda a população que compreende 59 universidades federais do Brasil. Os dados coletados em 37 questionários válidos receberam tratamento estatístico, envolvendo estatística descritiva e cálculo de correlação.. Os principais achados indicam que: a implementação das compras sustentáveis nas universidades federais se encontra num estágio inicial e embrionário e que não existe uma política de compra sustentável claramente definida no âmbito da maioria das instituições. As ações são pontuais e não ocorrem de forma estratégica e planejada, e constituem tentativas de adequação às demandas da Instrução Normativa nº 01/2010-MPOG/SLTI, considerada o principal mecanismo que incitou a adoção da prática na esfera federal, bem como pelas deliberações e exigências dos órgãos de controle. Os critérios de sustentabilidade mais utilizados são, prioritariamente, aqueles determinados e ordenados na legislação e a utilização de critérios é predominante nas contratações envolvendo obras e serviços e engenharia, devido a maior exigência e respaldo legal. A oferta atual de produtos e serviços sustentáveis, os custos envolvidos, a pouca informação e conhecimento, a cultura organizacional e a falta de capacitação e treinamento dos envolvidos e impactos decorrentes da implementação das compras sustentáveis percebidos pelos gestores no âmbito das universidades federais e não é realizado o acompanhamento sistemático dos resultados.
650 0 _913883
_aCompras Governamentais
650 0 _926549
_asustentabilidade
650 0 _956371
_aLicitação Sustentável
650 _912307
_a Universidades
_zBrasil
700 1 _966655
_aMUNIZ, Sérgio Tadeu Gonçalves
_eOrientador
856 _uhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/571/1/CT_PPGPGP_M_Hegenberg%2c%20Juliana%20Trianoski_2013.pdf
_yAcesso ao PDF
909 _a202104
_bNoély
942 _cT