000 | nam a22 7a 4500 | ||
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999 |
_c523246 _d523359 |
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003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20220601062545.0 | ||
008 | 210428b xxu||||| |||| 00| 0 por d | ||
040 |
_aBR-BrENAP _bPt_BR |
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041 | _aspa | ||
100 | 1 |
_966684 _aBECERRA ARMADA, Desireé |
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245 | 1 | 3 |
_aEl efecto de la política fiscal en las elecciones de América Latina durante el periodo 1980-2016 / _cpor Desireé Becerra Armada, José Manuel Puente. -- |
260 |
_a[Venezuela] : _bCLAD, _c2020. |
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300 |
_a36 p. (37-72 p.) : _bgrafs. ; tabs. |
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490 |
_aRevista CLAD ; _vn. 77 ; _x13152378. |
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504 | _aInclui bibliografia. | ||
520 | _aOs governantes aproveitaram-se do controle desproporcional dos instrumentos fiscais para melhorar sua reputação perante os cidadãos, e assim, mantenha o poder dentro de sua figura ou de seu partido, o que acaba gerando um viés democrático que beneficia seus próprios interesses. A literatura considera que países com baixo nível de desenvolvimento são mais propenso a essas práticas oportunistas, o que é consistente com os resultados da região. No entanto, a ampla divulgação e implementação dessas práticas não é suficiente para tirar conclusões sobre o seu eficácia na obtenção de votos. Por este motivo, o presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre o uso de política fiscal (gastos públicos, receita tributária e saldo primário) e a resultados eleitorais de 18 países latino-americanos de 1980 a 2016, usando a metodologia logit. Os resultados confirmam que as expansões nos gastos públicos ao longo do mandato e principalmente no período eleitoral, melhorar as probabilidades dos governantes e seus partidos de permanecer no poder. Além disso, neste contexto, os cidadãos estão dispostos a favorecer aumentos na arrecadação de impostos ter recursos suficientes para atender a essas despesas e, portanto, para não deteriorar o saldo fiscal. No entanto, ambos os resultados são válidos apenas por períodos de democracias estabelecidas, que poderiam explicar por que essas práticas ganharam relevância e presença no região nos últimos quinze anos. Hoje, os formuladores de políticas a economia deve estar ciente dos incentivos perversos que entram em jogo com a política fiscal, razão pela qual, a favor da democracia. É desejável que defendam o fortalecimento dos sistemas de pesos e contrapesos e encorajar níveis mais elevados de transparência. | ||
546 | _aTexto completo em espanhol. | ||
650 |
_911932 _a Política Econômica |
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650 | 0 |
_917738 _aEleição Publica |
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650 |
_912001 _a Política Fiscal |
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700 |
_947765 _aPUENTE, José Manuel |
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856 |
_uhttps://clad.org/documentacion/revista-clad/articulos-publicados/077-julio-2020/ _yAcesso ao PDF |
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909 |
_a202104 _bNoély |
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942 | _cANA |