000 nam a22 7a 4500
999 _c523340
_d523453
003 BR-BrENAP
005 20210809151213.0
008 210809b xxu||||| |||| 00| 0 por d
020 _a9788575114506
040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
245 0 0 _aSalas abertas :
_bformação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais /
_corganizado por: Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes e Carolina Rizzotto Schirmer. --
260 _aRio de Janeiro :
_bEDUERJ,
_c2017.
300 _a358 p. :
_bil. ; tabs.; grafs. ; mapas color.
504 _aInclui bibliografia.
505 _tApresentação
_tCapítulo 1 – Salas de Recursos Multifuncionais de Referência em Comunicação Alternativa: caminhos possíveis de uma parceria entre instituição e universidade
_tCapítulo 2 – Salas de Recursos Multifuncionais de Referência no Rio de Janeiro: análise de conteúdo das reuniões de pesquisa – 2013-2016
_tCapítulo 3 – Quem são as professoras e quem são os alunos atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais
_tCapítulo 4 – Levantamento das habilidades pedagógicas e das conceituações das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais
_tCapítulo 5 – Análise da formação continuada em serviço sobre Comunicação Alternativa para professores de Sala de Recursos Multifuncionais de Referência: abordagem problematizadora
_tCapítulo 6 – O uso da autoscopia como aliada na formação continuada de professores de Sala de Recursos Multifuncionais
_tCapítulo 7 – A importância da formação continuada para ampliar os conhecimentos dos professores do Atendimento Educacional Especializado em Comunicação Alternativa e Ampliada
_tCapítulo 8 – Relatando a experiência com a Comunicação Alternativa e Ampliada a partir da participação em curso de formação continuada para professores de Salas de Recursos
_tCapítulo 9 – Comunidade on-line de professores das Salas de Recursos Multifuncionais de Referência
_tCapítulo 10 – Material pedagógico adaptado ou especialmente elaborado e os recursos de Comunicação Alternativa e Ampliada postados no WhatsApp
_tCapítulo 11 – Ampliando o olhar sobre o programa de formação continuada de professores das Salas de Recursos Multifuncionais da cidade do Rio de Janeiro
_tCapítulo 12 – Vamos brincar? O uso da Comunicação Alternativa para favorecer a brincadeira de crianças com dificuldade na
_tCapítulo 13 – Salas Abertas: estratégias de funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais de Referência
_tCapítulo 14 – Os encontros de Salas Abertas e seus desdobramentos
_tCapítulo 15 – Linguagem, interação e comunicação: competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada
_tCapítulo 16 – PECS-Adaptado na sala de Atendimento Educacional Especializado
_tReferências
520 _aO livro oferece ao leitor contribuições teórico-práticas relativas às áreas de Educação Especial, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Ampliada, além de constituir um trabalho de grande importância para a consulta por parte daqueles que atuam ou pretendem atuar nas áreas da Educação Especial e da CAA. Ao longo dos dezesseis capítulos são discutidas questões relativas à formação continuada em serviço de professores, comunicação alternativa e ampliada, materiais pedagógicos e lúdicos adaptados, informática acessível, entre outros
650 _912704
_aEducação
650 0 _915748
_aEnsino
_xprática
650 0 _948410
_aFormação de Professores
650 _912362
_a Formação
700 _966781
_aNUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula
_eorg.
700 _966782
_aSCHIRMER, Carolina Rizzotto
_eorg.
856 _uhttps://books.scielo.org/id/xns62
_yAcesso ao PDF
909 _a202108
_bNoély
942 _cL