000 nam a22 7a 4500
999 _c523408
_d523521
003 BR-BrENAP
005 20210818200324.0
008 210818b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 _aBR-BrEnap
_bpt-br
100 1 _aBarros, Simone Guimarães Guerra Gama
245 1 0 _aPós-Graduação de servidores públicos :
_bpercepções de egressos sobre os efeitos de uma especialização /
_cpor Simone Guimarães Guerra Gama Barros. --
246 _aGraduate civil servants :
_bperception of graduates on the practical effects of specialization. --
246 _aPosgrado de empleados públicos :
_bpercepciones de graduados sobre los efectos prácticos de una especialización. --
260 _aBrasília, DF :
_bEnap,
_c2019.
300 _ap. 132-159
504 _aInclui bibliografia.
520 _gResumo em português.
_aEste artigo pretende verificar os efeitos do curso de especialização em Gestão Pública Municipal que integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil. À luz das percepções dos egressos, buscou-se identificar as implicações efetivas do curso na vida pessoal, profissional e acadêmica dos participantes. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, utilizando-se a técnica survey. A relevância do tema reside em avaliar a importância da capacitação em nível de pós-graduação de servidores públicos, que formam o aparelho burocrático estatal descrito por Max Weber. Em razão de burocracias estatais fortes e desenvolvidas contribuírem para o desenvolvimento dos países e de o novo modelo federalista brasileiro impor aos municípios novos desafios em termos de gestão e implementação de políticas públicas, a temática de capacitação de servidores públicos municipais se torna central para o Estado. Os resultados da pesquisa demonstraram que o curso teve desdobramentos relevantes na melhoria do desempenho profissional dos egressos que participaram do estudo.
520 _gResumo em espanhol.
_aEste artículo pretende verificar los efectos del curso de especialización en Gestión Pública Municipal que integra la Universidad Abierta de Brasil. Sobre la base de las percepciones de los graduados, esta investigación ha tratado de identificar los efectos positivos que el curso tuvo en la vida personal, profesional y académica de los participantes. Fue desarrollada una investigación descriptiva y cuantitativa, y la técnica utilizada fue el “survey”. La relevancia de la temática consiste en evaluar la importancia de la formación de posgrado de empleados públicos, que forman el aparato burocrático estatal descrito por Max Weber. Al considerar que burocracias estatales fuertes y desarrolladas contribuyen al desarrollo de los países y que el modelo federalista brasileño impone a los municipios nuevos desafíos para la gestión e implementación de políticas públicas, la temática de capacitación de empleados públicos municipales se hace central para el Estado. Los resultados de la investigación demostraron que el curso tuvo desdoblamientos relevantes en la mejoría del desempeño profesional de los egresos que participaron del estudio.
520 _gResumo em inglês.
_aThis article aims to verify effects of the specialization course in Public City Management as a part of the Open University of Brazil. Observing alumni’s perspectives, this paper sought to identify the positive effects the course brought to the participants’ personal, professional and academic lives. Developing a descriptive and quantitative research, the technique used was the survey. The relevance lies in evaluating the importance of graduate-level training of civil servants, who form the state bureaucracy described by Max Weber. Considering that strong and developed state bureaucracies contribute to the development of countries and that the Brazilian federalist model imposes on municipalities, the issue of training municipal public servants becomes central to the State. The research results showed that the course had relevant developments in improving the professional performance of the alumnis who participated in the study.
650 _912662
_a Burocracia
650 _912033
_a Pós-Graduação
650 0 _918300
_aUniversidade
650 _912264
_a Servidor Público
650 0 _912768
_aAdministração Pública
773 _tRevista do Serviço Público - RSP
_gv. 70, ed. especial, p. 132-159, dez. 2019.
_w00349240
856 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5442
_yAcesso ao PDF
909 _a202108
_bNoély
942 _cS