000 nam a22 7a 4500
999 _c523411
_d523524
003 BR-BrENAP
005 20210818202709.0
008 210818b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 _aBR-BrEnap
_bpt-br
100 1 _aFonseca, Diogo Ribeiro da
245 1 0 _aEscolas de governo e redes de capacitação no setor público :
_bperspectivas metodológicas para governança /
_cpor Diogo Ribeiro da Fonseca ... [et al.]. --
246 _aSchools of government and training networks in the public sector :
_bmethodological perspectives for governance. --
246 _aEscuelas de gobierno y redes de capacitación en el sector público :
_bperspectivas metodológicas para gobernanza . --
260 _aBrasília, DF :
_bEnap,
_c2019.
300 _ap. 34-70
504 _aInclui bibliografia.
520 _gResumo em português.
_aO presente artigo teórico tem por objetivo a proposição de diretrizes metodológicas para a análise de redes de capacitação no setor público federal, visando ao desenvolvimento de mecanismos de gestão para a sua maior efetividade. As atuais políticas de desenvolvimento de pessoal no Governo Federal têm atribuído um papel maior às escolas de governo na articulação e coordenação de redes de treinamento. Não obstante, o atestado fracasso da política de desenvolvimento na consecução de seus objetivos aponta para a necessidade de aperfeiçoamento dos modelos de governança adotados. O presente artigo adota as perspectivas teóricas da análise de redes sociais, desenvolvimento de pessoas e gestão de redes de políticas públicas para concepção de métodos e ferramentas de gestão da rede de capacitação federal. Raramente a literatura aborda a análise de redes interorganizacionais completas, tampouco em aspectos relativos ao desenvolvimento de pessoas. No âmbito de uma produção predominantemente teórica e exploratória, o presente artigo avança ao apresentar um modelo analítico macro-organizacional que operacionaliza variáveis para o estudo dos padrões de relacionamento entre organizações, relativos ao intercâmbio de conhecimentos e recursos, realizados por meio de ações formais de capacitação. Sob um ponto de vista prático, o modelo proposto visa subsidiar o aprimoramento das políticas de treinamento e seus mecanismos de governança utilizados por organizações públicas, órgãos centrais e escolas de governo, visando à maior efetividade das atividades de desenvolvimento de pessoal na administração pública.
520 _gResumo em espanhol.
_aEl presente artículo teórico propone directrices metodológicas para el análisis de redes de capacitación en el sector público federal, así como la concepción de mecanismos de gestión y gobernanza. Las políticas de desarrollo de personal en el gobierno federal se vienen asignando un mayor importancia a las escuelas de gobernanza adoptados. Desde las perspectivas teóricas de análisis de redes sociales, desarrollo de recursos humanos y gestión de redes de políticas públicas, el artículo presenta métodos y herramientas de gestión para la red federal de desarrollo de recursos humanos. La bibliografía de referencia raras veces se ocupa del análisis de redes interorganizacionales completas o cuestiones relacionadas con el desarrollo de personal en el sector público. En el contexto de una literatura predominantemente teórica y exploratoria, el presente artículo avanza presentando un modelo macro-analítico para los patrones relacionales entre organizaciones públicas, considerándose sus intercambios de conocimiento y recursos a través de actividades formales de entrenamiento. Desde un punto de vista práctico, el modelo propuesto pretende subsidiar la mejora de las políticas de formación y sus mecanismos de gobernabilidad utilizados por las organizaciones públicas, las agencias del gobierno central y las escuelas de gobierno, con miras a una mayor efectividad de las actividades de desarrollo de personal en la administración pública.
520 _gResumo em inglês.
_aThis theoretical article proposes methodological guidelines to analyze training networks in the public sector as well as to develop governance and management mechanisms to improve its effectiveness. Current personnel development policies in the federal government have been attributing a greater role to schools of government in the articulation and coordination of training networks. However, difficulties for the attainment of such integration objectives denote the need for improvement of currently adopted governance models. The present article adopts theoretical perspectives from social network analysis, human resource development and policy networks management to design management methods and tools for the federal human resource development network. The reference literature rarely addresses the analysis of complete interorganizational networks or issues related to public personnel development. In a context of a predominantly theoretical and exploratory literature, the present article advances by presenting a macro-analytic model for the relational patterns developed by public organizations, referring to their exchanges of knowledge and resources through formal training activities. From a practical point of view, the proposed model aims to subsidize the improvement of training policies and their governance mechanisms used by public organizations, central government agencies and schools of government, aiming at greater effectiveness of personnel development activities in public administration.
650 _912159
_a Escola de Governo
650 0 _914658
_aDesenvolvimento do Pessoal
650 0 _920680
_aRedes Sociais
650 _912017
_a Gestão de Pessoas
650 _911938
_a Governança
650 0 _912768
_aAdministração Pública
700 1 _950634
_aMeneses, Pedro Paulo Murce
700 1 _966932
_aSouza, Igor Guevara Loyola
700 1 _966933
_aHollanda, Pedro Paulo Teófilo Magalhães de
773 _tRevista do Serviço Público - RSP
_gv. 70, ed. especial, p. 34-70, dez. 2019.
_w00349240
856 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5439
_yAcesso ao PDF
909 _a202108
_bNoély
942 _cS