000 nam a22 7a 4500
999 _c523420
_d523533
003 BR-BrENAP
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022 _a00349240
040 _aBR-BrEnap
_bpt-br
100 1 _aMundim, Pedro Santos
245 1 0 _aBolsa Família, informação e preconceito :
_buma análise com o uso de experimentos /
_cpor Pedro Santos Mundim... [et al.]. --
246 _aBolsa Familia, información y prejuicio :
_bun análisis con el uso de experimentos. --
246 _aBolsa Família, information and prejudice :
_ban analysis using experiments. --
260 _aBrasília, DF :
_bEnap,
_c2019.
300 _ap. 551-575
504 _aInclui bibliografia.
520 _gResumo em português.
_aEste artigo apresenta e discute os resultados de experimentos de lista e de informação realizados em pesquisas de opinião pública encomendadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em 2014 e 2015. Com o experimento de lista, buscava-se captar e estimar um suposto preconceito latente em relação ao Programa Bolsa Família (PBF) e seus beneficiários; e, com os experimentos de informação, avaliar quais mensagens sobre os resultados positivos do programa seriam mais eficientes para mudar opiniões do público em relação a ele e aumentar o seu apoio junto à população brasileira. Até onde sabemos, essas foram umas das poucas vezes em que se utilizaram tais técnicas de pesquisa na elaboração de estratégias de comunicação do Governo Federal. Mas, ao contrário do que se esperava, encontrou-se um apoio latente ao PBF, e não uma rejeição, e as informações repassadas aos entrevistados não foram capazes de alterar suas opiniões.
520 _gResumo em espanhol.
_aEste artículo presenta y discute los resultados de experimentos de lista y de información realizados en encuestas de opinión pública encargadas por la Secretaría de Comunicación Social de la Presidencia de la República, en 2014 y 2015. Con el experimento de lista, se buscaba captar y estimar un supuesto preconcepto latente en relación al Programa Bolsa Familia (PBF) y sus beneficiarios; y, con los experimentos de información, evaluar qué mensajes sobre los resultados positivos del programa serían más eficientes para cambiar opiniones del público en relación a él y aumentar su apoyo junto a la población brasileña. Hasta donde sabemos, esas fueron unas de las pocas veces en que se utilizaron tales técnicas de investigación en la elaboración de estratégicas de comunicación del Gobierno Federal. Pero, al contrario de lo que se esperaba, se encontró un apoyo latente al PBF, y no un rechazo, y las informaciones repasadas a los entrevistados no fueron capaces de alterar sus opiniones.
520 _gResumo em inglês.
_aThis article presents and discusses the results of a list and information experiments carried out in public opinion surveys commissioned by the Secretariat of Social Communication of the Presidency of the Republic in 2014 and 2015. The list experiment sought to capture and estimate a supposed latent prejudice in relation to the Bolsa Família Program (PBF) and its beneficiaries. The information experiments sought to evaluate which messages about the positive results of the program would be more efficient to change public opinion about it and to increase its support amongst the Brazilian population. As far as we know, these were one of the few times in which such research techniques were used in the communication strategies elaboration of the Federal Government. However, and contrary to expectations, there was a latent support for the PBF, not a rejection, and the information passed on to interviewees was not able to change their opinions.
650 0 _926875
_aProgramas de Governo
_vPrograma Bolsa Família.
650 0 _912958
_aOpinião Pública
650 0 _912982
_aGestão da Informação
650 0 _912768
_aAdministração Pública
700 1 _966951
_aVidigal, Robert
700 1 _966952
_aMichelotti, Fernando Canto
700 1 _966953
_aPinto, André Jácomo de Paula
773 _tRevista do Serviço Público - RSP
_gv. 70, n. 4, p. 551-575, out. 2019.
_w00349240
856 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5423
_yAcesso ao PDF
909 _a202108
_bNoély
942 _cS