000 nam a22 7a 4500
999 _c523430
_d523543
003 BR-BrENAP
005 20210820151726.0
008 210820b xxu||||| |||| 00| 0 por d
022 _a00349240
040 _aBR-BrEnap
_bpt-br
100 1 _aFreitas, Jorge Lheureux de
245 1 2 _aA participação eletrônica no Uruguai, Chile e Colômbia a partir da teoria da ação comunicativa /
_cpor Jorge Lheureux de Freitas, Marie Anne Macadar, Eder Henriqson. --
246 _aLa participación electrónica en Uruguay, Chile y Colombia a partir de la teoría de la acción comunicativa. --
246 _aEletronic participationin Uruguay, Chile and Colombia from the communicative action theory. --
260 _aBrasília, DF :
_bEnap,
_c2019.
300 _ap. 239-266
504 _aInclui bibliografia.
520 _gResumo em português.
_aBaseado nos depoimentos de representantes de organizações não governamentais, o objetivo desta pesquisa consistiu em estudar e comparar a participação eletrônica no Uruguai, Colômbia e Chile com fundamento na teoria da ação comunicativa (TAC). As evidências mostraram que Chile e Colômbia contam com lei específica que regula o tema e que a Colômbia é a única das três nações com um programa institucional de e-participação. As entrevistas indicaram que a presença da e-participação em todos os países é tímida e que, apesar da percepção de discurso governamental e vontade política favoráveis, os recursos disponíveis, nesse âmbito, estão aquém do necessário. Por final, as contribuições fizeram emergir uma discussão sobre a conveniência do modelo preconizado pela Open Government Partnership (OGP).
520 _gResumo em espanhol.
_aBasado en los testimonios de los representantes de organizaciones no gubernamentales, el presente trabajo buscó estudiar y comparar la participación electrónica en Uruguay, Colombia y Chile interpretados a partir de la teoría de la acción comunicativa. Las evidencias mostraron que Chile y Colombia cuentan con ley específica que regula el tema y que Colombia es la única de las tres naciones con un programa institucional de e-participación. Las entrevistas indicaron que en todos los países es débil la presencia de la e-participación y que, a pesar de la percepción de un discurso gubernamental y de una voluntad política favorables, los recursos disponibles están por debajo de lo necesario. Por último, las contribuciones hicieron emerger una discusión sobre la conveniencia del modelo preconizado por la Open Government Partnership, OGP.
520 _gResumo em inglês.
_aThis study aims to study and compare electronic participation in Uruguay, Colombia and Chile through the testimonies of the members of non-governmental organizations, interpreted by the theory of communicative action. The evidence showed that Chile and Colombia have a specific law that regulates the subject and that Colombia is the only one of the three nations with an institutional e-participation program. According to the interviews, e-participation is weak in all the countries and, despite the perception of a favorable governmental discourse and political will, the available resources are below what is required. Finally, the contributions gave rise to a discussion about the appropriateness of the model advocated by the Open Government Partnership, OGP.This study aims to study and compare electronic participation in Uruguay, Colombia and Chile through the testimonies of the members of non-governmental organizations, interpreted by the theory of communicative action. The evidence showed that Chile and Colombia have a specific law that regulates the subject and that Colombia is the only one of the three nations with an institutional e-participation program. According to the interviews, e-participation is weak in all the countries and, despite the perception of a favorable governmental discourse and political will, the available resources are below what is required. Finally, the contributions gave rise to a discussion about the appropriateness of the model advocated by the Open Government Partnership, OGP.
650 _911990
_a Relações Internacionais
_zUruguai
_zBrasil
_zChile
_zColômbia
650 _911947
_a Comunicação
650 0 _954704
_aGoverno Aberto
700 1 _966965
_aMacadar, Marie Anne
700 1 _966966
_aHenriqson, Eder
773 _tRevista do Serviço Público - RSP
_gv. 70, n. 2, p. 239-266, abr. 2019.
_w00349240
856 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5395
_yAcesso ao PDF
909 _a202108
_bNoély
942 _cS