000 | nam a22 7a 4500 | ||
---|---|---|---|
999 |
_c523444 _d523557 |
||
003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20210820184916.0 | ||
008 | 210820b xxu||||| |||| 00| 0 por d | ||
022 | _a00349240 | ||
040 |
_aBR-BrEnap _bpt-br |
||
100 | 1 | _aGrin, Eduardo José | |
245 | 1 | 0 |
_aQuando nem todas as rotas de cooperação intergovernamental levam ao mesmo caminho : _barranjos federativos no Brasil para promover capacidades estatais municipais / _cpor Eduardo José Grin, Fernando Luiz Abrucio. -- |
246 |
_aCuando no todas las rutas de cooperación intergubernamental llevan al mismo camino : _barreglos federativos en Brasil para promover capacidades estatales municipales. -- |
||
246 |
_aWhen not all intergovernmental cooperation routes lead in the same direction : _bfederal arrangements in Brazil to promote municipal state capacities. -- |
||
260 |
_aBrasília, DF : _bEnap, _c2018. |
||
300 | _ap. 85-122 | ||
504 | _aInclui bibliografia. | ||
520 |
_gResumo em português. _aO artigo discute o federalismo brasileiro e seus diversos caminhos para obter cooperação intergovernamental. A análise empírica foca em três rotas federativas para promover capacidades estatais municipais. Na dimensão territorial, o Comitê de Articulação Federativa, criado em 2003, alocado na Presidência da República, e seus esforços para qualificar a gestão fiscal e administrativa municipal. Na dimensão de políticas públicas, o Sistema Único da Assistência Social, implantado em 2005, e o efeito de suas regras para estimular a modernização das Secretarias Municipais. Compara-se esse sistema nacional de políticas com o outro modelo, como é o caso da educação, para avaliar os resultados da implantação do Plano de Ações Articuladas surgido em 2007. Na dimensão de programas, avalia-se o PMAT, criado em 1997 pelo BNDES e o PNAFM, implantado pelo Ministério da Fazenda desde 2002. Conclui-se que, com tantas rotas, produzir e implantar políticas públicas no federalismo brasileiro é um verdadeiro caleidoscópio. |
||
520 |
_gResumo em espanhol. _aEl artículo discute el federalismo brasileño y sus diversos caminos para obtener cooperación intergubernamental. El análisis empírico se centra en tres rutas federativas para promover capacidades estatales municipales. En la dimensión territorial, el Comité de Articulación Federativa, creado en 2003, asignado en la Presidencia de la República, y sus esfuerzos para calificar la gestión fiscal y administrativa municipal. En la dimensión de políticas públicas, el Sistema Único de la Asistencia Social, implantado en 2005, y el efecto de sus reglas para estimular la modernización de las Secretarías Municipales. Se comparó ese sistema nacional de políticas con el otro modelo, como es el caso de la educación, para evaluar los resultados de la implantación del Plan de Acciones Articuladas surgido en 2007. En la dimensión de programas, se evalúa el PMAT, creado en 1997 por el BNDES y el PNAFM, implantado por el Ministerio de Hacienda desde 2002. Se concluye que, con tantas rutas, producir e implantar políticas públicas en el federalismo brasileño es un verdadero caleidoscopio. |
||
520 |
_gResumo em inglês. _aThe article discusses Brazilian federalism and its various ways of achieving intergovernmental cooperation. The empirical analysis focuses on three federative routes to promote municipal state capacities. In the territorial dimension, the Federative Articulation Committee, created in 2003, allocated at the Presidency of the Republic, and its efforts to qualify municipal fiscal and administrative management. In the public policy dimension, the Single Social Assistance System, implemented in 2005, and the effect of its rules to stimulate the modernization of the Municipal Secretariats. This national policy system is compared with another model, such as education, to evaluate the results of the implementation of the Articulated Action Plan that emerged in 2007. In the dimension of programs, it is evaluated the PMAT, created in 1997 by the BNDES and PNAFM, implemented by the Ministry of Finance since 2002. It is concluded that, with so many routes, producing and implementing public policies in Brazilian federalism is a true kaleidoscope. |
||
650 | 0 |
_914214 _aFederalismo |
|
650 |
_912062 _a Relações Intergovernamentais |
||
650 | 0 |
_954782 _aCapacidade Estatal |
|
650 |
_912030 _a Administração Municipal |
||
650 | 0 |
_913352 _aCooperativismo |
|
700 |
_913108 _aAbrucio, Fernando Luiz |
||
773 |
_tRevista do Serviço Público - RSP _gv. 69, ed. especial, p. 85-122, dez. 2018. _w00349240 |
||
856 |
_uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5369 _yAcesso ao PDF |
||
909 |
_a202108 _bNoély |
||
942 | _cS |