000 nam a22 7a 4500
999 _c523461
_d523574
003 BR-BrENAP
005 20210823174236.0
008 210823b xxu||||| |||| 00| 0 por d
022 _a00349240
040 _aBR-BrEnap
_bpt-br
100 1 _aKriiger, Célia Cristina Pecini von
245 1 0 _aDesafios à implantação de modelos de gestão por competências em uma autarquia federal /
_cpor Célia Cristina Pecini von Kriiger... [et al.]. --
260 _aBrasília, DF :
_bEnap,
_c2018.
300 _ap. 184-216
504 _aInclui bibliografia.
520 _gResumo em português.
_aEste trabalho identifica desafios na implantação de modelo de gestão por competências (GpC) no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), ocorrida em 2010. O pano de fundo são as avaliações dos resultados obtidos em órgãos públicos durante os 10 anos de vigência do decreto que insere GpC como instrumento da política de pessoal no serviço público. O método utilizado foi o estudo de caso, tomando como unidade de análise o grupo de servidores que participaram da experiência no JBRJ. A coleta de dados utilizou fontes documentais do próprio JBRJ e de outros órgãos públicos, além de materiais empíricos da literatura examinada e entrevistas realizadas com servidores que atuaram na experiência do JBRJ. Os resultados mostraram convergência entre os limites percebidos a posteriori pelos servidores e aqueles sistematizados nas reuniões de avaliação nos 10 anos em estudo, com destaque para a construção de ambiência organizacional prévia e adequada.
520 _gResumo em espanhol.
_aEste trabajo identifica desafíos en la implantación de un modelo de gestión por competencias (GpC) en el Jardín Botánico de Río de Janeiro (JBRJ) ocurrido en 2010. El telón de fondo son las evaluaciones de los resultados obtenidos en órganos públicos durante los 10 años de vigencia del decreto que inserta GpC como instrumento de la política de personal en el servicio público. El método utilizado fue el estudio de caso, tomando como unidad de análisis el grupo de servidores que participaron de la experiencia en el JBRJ. La recolección de datos utilizó fuentes documentales del propio JBRJ y de otros organismos públicos, además de materiales empíricos de la literatura examinada y entrevistas realizadas con servidores que actuaron en la experiencia del JBRJ. Los resultados mostraron convergencia entre los límites percibidos a posteriori por los servidores y aquellos sistematizados en las reuniones de evaluación en los 10 años en estudio, con destaque para la construcción de ambiente organizacional previo y adecuado.
520 _gResumo em inglês.
_aThis work identifies challenges in the implementation of a competency management model (GpC) in the Botanic Garden of Rio de Janeiro (JBRJ) in 2010. The background is the evaluation of the results obtained in public agencies during the 10 years of the decree which inserts GpC as an instrument of personnel policy in the public service. The method used was the case study, taking as unit of analysis the group of servers that participated in the experience in the JBRJ. The data collection used documentary sources from the JBRJ itself and from other public agencies, as well as empirical materials from the literature examined and interviews with servers that worked on the JBRJ experience. The results showed a convergence between the limits perceived a posteriori by the servers and those systematized in the evaluation meetings in the 10 years under study, with emphasis on the construction of a previous and adequate organizational environment.
650 _912017
_a Gestão de Pessoas
650 _912032
_a Modelo de Gestão
650 0 _912939
_aImplementação
650 _912197
_a Gestão por Competências
650 0 _912768
_aAdministração Pública
700 1 _967007
_aAndrade, Emmanuel Paiva de
700 1 _967008
_aSilva, Andreia Maria da
700 1 _967009
_aMourão, Cláudia de Oliveira
700 1 _967010
_aPizzol, Rosa Amelia
700 1 _967011
_aLima, Simone Teixeira Poubel
773 _tRevista do Serviço Público - RSP
_gv. 69, n. 3, p. 184-216, jul. 2018.
_w00349240
856 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4815
_yAcesso ao PDF
909 _a202108
_bNoély
942 _cS