000 nam a22 7a 4500
999 _c523462
_d523575
003 BR-BrENAP
005 20210823174801.0
008 210823b xxu||||| |||| 00| 0 por d
022 _a00349240
040 _aBR-BrEnap
_bpt-br
100 1 _aLuz, Luciana Cristina Silva da
245 1 0 _aFatores que explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório em uma instituição pública federal /
_cpor Luciana Cristina Silva da Luz, Dalson Britto Figueiredo Filho. --
260 _aBrasília, DF :
_bEnap,
_c2018.
300 _ap.154-182
504 _aInclui bibliografia.
520 _gResumo em português.
_aConsiderando que o contexto social exerce influência sobre a efetividade da avaliação de desempenho (Levy; Williams, 2004) e a escassez do tema em pesquisas científicas, este artigo busca identificar que fatores explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório. A hipótese é de que elementos contextuais são mais importantes do que variáveis individuais (Santos, 2005). A pesquisa utilizou um survey entre 24 de novembro e 30 de dezembro de 2015, com 550 servidores da Universidade Federal de Pernambuco. A análise fatorial identificou quatro dimensões: efetividade da avaliação do estágio probatório, suporte da instituição, ação gerencial e valorização do estágio probatório enquanto avaliação. Em seguida, um modelo de regressão linear estimou o efeito dessas dimensões e das variáveis individuais sobre a percepção da efetividade. Os principais resultados indicam que fatores contextuais exercem maior impacto do que variáveis pessoais, e o suporte da instituição foi a dimensão mais importante.
520 _gResumo em espanhol.
_aConsiderando que el contexto social influye en la efectividad de la evaluación de desempeño (Levy; Williams, 2004) y la escasez del tema en investigaciones científicas, este artículo busca identificar qué factores explican la percepción de la efectividad de la evaluación de la etapa probatoria. La hipótesis es que elementos contextuales son más importantes que variables individuales (Santos, 2005). La encuesta utilizó una encuesta entre el 24 de noviembre y el 30 de diciembre de 2015, con 550 servidores de la Universidad Federal de Pernambuco. El análisis factorial identificó cuatro dimensiones: efectividad de la evaluación de la etapa probatoria, apoyo de la institución, acción gerencial y valorización de la etapa probatoria como evaluación. A continuación, un modelo de regresión lineal estimó el efecto de esas dimensiones y de las variables individuales sobre la percepción de la efectividad. Los principales resultados indican que factores contextuales ejercen mayor impacto que variables personales y el soporte de la institución fue la dimensión más importante.
520 _gResumo em inglês.
_aConsidering that the social context influences the effectiveness of performance evaluation (Levy; Williams, 2004) and the scarcity of the topic in scientific research, this article seeks to identify which factors explain the perception of the effectiveness of the evaluation of the probationary stage. The hypothesis is that contextual elements are more important than individual variables (Santos, 2005). The survey used a survey between November 24 and December 30, 2015, with 550 servers from the Federal University of Pernambuco. Factor analysis identified four dimensions: evaluation effectiveness of probationary period, institution support, management action and evaluation of probationary period as evaluation. Then, a linear regression model estimated the effect of these dimensions and the individual variables on the perception of effectiveness. The main results indicate that contextual factors have greater impact than personal variables and Institutional Support was the most important dimension.
650 _912017
_a Gestão de Pessoas
650 _912264
_a Servidor Público
650 0 _944645
_aEstágio Probatório
650 0 _912937
_aAvaliação de Desempenho
650 0 _912965
_aEfetividade
650 0 _912768
_aAdministração Pública
700 1 _967013
_aFigueiredo Filho, Dalson Britto
773 _tRevista do Serviço Público - RSP
_gv. 69, n. 3, p.154-182 jul. 2018.
_w00349240
856 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4814
_yAcesso ao PDF
909 _a202108
_bNoély
942 _cS