000 | nam a22 7a 4500 | ||
---|---|---|---|
999 |
_c523469 _d523582 |
||
003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20241015062706.0 | ||
008 | 210823b xxu||||| |||| 00| 0 por d | ||
022 | _a00349240 | ||
040 |
_aBR-BrEnap _bpt-br |
||
100 | 1 | _aCarmo, Luana Jéssica Oliveira | |
245 | 1 | 0 |
_aGestão estratégica de pessoas no setor público : _bpercepções de gestores e funcioários acerca de seus limites e possibilidades em uma autarquia federal / _cpor Luana Jéssica Oliveira Carmo... [et al.]. -- |
246 |
_aGestión estratégica de personas en el sector público : _bpercepciones de gestores y funcionarios acerca de sus límites y posibilidades en una autarquía federal. |
||
246 |
_aStrategic people management in the public sector : _bperceptions of managers and employees about their limits and possibilities in a federal autarchy. |
||
260 |
_aBrasília, DF : _bEnap, _c2018. |
||
300 | _ap. 164-192 | ||
504 | _aInclui bibliografia. | ||
520 |
_gResumo em português. _aA gestão de pessoas no setor público vivenciou profundas transformações, principalmente após a década de 1990, quando adota uma perspectiva estratégica orientada para resultados. Tais modelos enfrentam desafios de implantação devido às características inerentes à administração pública, como a burocracia e impessoalidade. Assim, torna-se relevante analisar o impacto dessas mudanças na dinâmica interna de organizações públicas. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção e atitudes de gestores e funcionários acerca da gestão de pessoas em uma autarquia federal. O estudo consistiu na aplicação e análise de entrevistas semiestruturadas e de técnicas de construção de desenhos. Os resultados apontaram para a ausência de um modelo estratégico de gestão de pessoas, devido a características peculiares do setor público representadas subjetivamente através dos desenhos produzidos. Para estudos futuros, sugere-se a ampliação da utilização da técnica de construção de desenhos para análise de percepções e atitudes no âmbito do setor público. |
||
520 |
_gResumo em espanhol. _aLa gestión de personas en el sector público ha experimentado profundas transformaciones, principalmente después de la década de 1990, cuando adopta una perspectiva estratégica orientada hacia resultados. Tales modelos enfrentan desafíos de implantación debido a las características inherentes a la administración pública, como la burocracia e impersonalidad. Así, resulta relevante analizar el impacto de estos cambios en la dinámica interna de las organizaciones públicas. De este modo, el objetivo de este trabajo fue analizar la percepción y actitudes de gestores y funcionarios acerca de la gestión de personas en una autarquía federal. El estudio consistió en la aplicación y análisis de entrevistas semiestructuradas y de técnicas de construcción de dibujos. Los resultados apuntaron a la ausencia de un modelo estratégico de gestión de personas, debido a características peculiares del sector público representadas subjetivamente a través de los dibujos producidos. Para estudios futuros, se sugiere la ampliación de la utilización de la técnica de construcción de dibujos para el análisis de percepciones y actitudes en el ámbito del sector público. |
||
520 |
_gResumo em inglês. _aThe management of people in the public sector has undergone profound transformations, mainly after the 1990s, when it adopts a strategic perspective oriented to results. Such models face implementation challenges because of inherent characteristics of public administration, such as bureaucracy and impersonality. Thus, it is relevant to analyze the impact of these changes on the internal dynamics of public organizations. In this way, the objective of this work was to analyze the perception and attitudes of managers and employees about the management of people in a federal autarchy. The study consisted of the application and analysis of semi structured interviews and drawing construction techniques. The results indicated the absence of a strategic model of people management, due to the peculiar characteristics of the public sector subjectively represented through the drawings produced. For future studies, it is suggested to extend the use of the technique of construction of drawings to analyze perceptions and attitudes within the public sector. |
||
650 |
_912017 _a Gestão de Pessoas |
||
650 |
_912400 _a Gestão Estratégica |
||
650 |
_912197 _a Gestão por Competências |
||
650 | 0 |
_912938 _aAdministração por Objetivos |
|
650 | 0 |
_912937 _aAvaliação de Desempenho |
|
650 |
_911984 _a Democracia |
||
650 | 0 |
_912768 _aAdministração Pública |
|
700 | 1 |
_967023 _aAssis, Lilian Bambirra de |
|
700 | 1 |
_967024 _aMartins, Mariana Geisel |
|
700 | 1 |
_966837 _aSaldanha, Cristina Camila Teles |
|
700 | 1 |
_967025 _aGomes, Patrícia Albuquerque |
|
773 |
_tRevista do Serviço Público - RSP _gv. 69, n. 2, p. 164-192, abr. 2018. _w00349240 |
||
856 |
_uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3277 _yAcesso ao PDF |
||
909 |
_a202108 _bNoély |
||
942 | _cS |