000 nam a22 7a 4500
999 _c523469
_d523582
003 BR-BrENAP
005 20241015062706.0
008 210823b xxu||||| |||| 00| 0 por d
022 _a00349240
040 _aBR-BrEnap
_bpt-br
100 1 _aCarmo, Luana Jéssica Oliveira
245 1 0 _aGestão estratégica de pessoas no setor público :
_bpercepções de gestores e funcioários acerca de seus limites e possibilidades em uma autarquia federal /
_cpor Luana Jéssica Oliveira Carmo... [et al.]. --
246 _aGestión estratégica de personas en el sector público :
_bpercepciones de gestores y funcionarios acerca de sus límites y posibilidades en una autarquía federal.
246 _aStrategic people management in the public sector :
_bperceptions of managers and employees about their limits and possibilities in a federal autarchy.
260 _aBrasília, DF :
_bEnap,
_c2018.
300 _ap. 164-192
504 _aInclui bibliografia.
520 _gResumo em português.
_aA gestão de pessoas no setor público vivenciou profundas transformações, principalmente após a década de 1990, quando adota uma perspectiva estratégica orientada para resultados. Tais modelos enfrentam desafios de implantação devido às características inerentes à administração pública, como a burocracia e impessoalidade. Assim, torna-se relevante analisar o impacto dessas mudanças na dinâmica interna de organizações públicas. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção e atitudes de gestores e funcionários acerca da gestão de pessoas em uma autarquia federal. O estudo consistiu na aplicação e análise de entrevistas semiestruturadas e de técnicas de construção de desenhos. Os resultados apontaram para a ausência de um modelo estratégico de gestão de pessoas, devido a características peculiares do setor público representadas subjetivamente através dos desenhos produzidos. Para estudos futuros, sugere-se a ampliação da utilização da técnica de construção de desenhos para análise de percepções e atitudes no âmbito do setor público.
520 _gResumo em espanhol.
_aLa gestión de personas en el sector público ha experimentado profundas transformaciones, principalmente después de la década de 1990, cuando adopta una perspectiva estratégica orientada hacia resultados. Tales modelos enfrentan desafíos de implantación debido a las características inherentes a la administración pública, como la burocracia e impersonalidad. Así, resulta relevante analizar el impacto de estos cambios en la dinámica interna de las organizaciones públicas. De este modo, el objetivo de este trabajo fue analizar la percepción y actitudes de gestores y funcionarios acerca de la gestión de personas en una autarquía federal. El estudio consistió en la aplicación y análisis de entrevistas semiestructuradas y de técnicas de construcción de dibujos. Los resultados apuntaron a la ausencia de un modelo estratégico de gestión de personas, debido a características peculiares del sector público representadas subjetivamente a través de los dibujos producidos. Para estudios futuros, se sugiere la ampliación de la utilización de la técnica de construcción de dibujos para el análisis de percepciones y actitudes en el ámbito del sector público.
520 _gResumo em inglês.
_aThe management of people in the public sector has undergone profound transformations, mainly after the 1990s, when it adopts a strategic perspective oriented to results. Such models face implementation challenges because of inherent characteristics of public administration, such as bureaucracy and impersonality. Thus, it is relevant to analyze the impact of these changes on the internal dynamics of public organizations. In this way, the objective of this work was to analyze the perception and attitudes of managers and employees about the management of people in a federal autarchy. The study consisted of the application and analysis of semi structured interviews and drawing construction techniques. The results indicated the absence of a strategic model of people management, due to the peculiar characteristics of the public sector subjectively represented through the drawings produced. For future studies, it is suggested to extend the use of the technique of construction of drawings to analyze perceptions and attitudes within the public sector.
650 _912017
_a Gestão de Pessoas
650 _912400
_a Gestão Estratégica
650 _912197
_a Gestão por Competências
650 0 _912938
_aAdministração por Objetivos
650 0 _912937
_aAvaliação de Desempenho
650 _911984
_a Democracia
650 0 _912768
_aAdministração Pública
700 1 _967023
_aAssis, Lilian Bambirra de
700 1 _967024
_aMartins, Mariana Geisel
700 1 _966837
_aSaldanha, Cristina Camila Teles
700 1 _967025
_aGomes, Patrícia Albuquerque
773 _tRevista do Serviço Público - RSP
_gv. 69, n. 2, p. 164-192, abr. 2018.
_w00349240
856 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3277
_yAcesso ao PDF
909 _a202108
_bNoély
942 _cS