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003 BR-BrENAP
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100 _967377
_aMoreira, Ricardo de Souza
245 1 0 _aGoverno Digital e um novo paradigma de relacionamento com a sociedade :
_bimplantação da Carteira de Trabalho Digital /
_cRicardo de Souza Moreira. --
260 _aSão Paulo :
_bDialética,
_c2022.
300 _a108 p. :
_bil. ;
504 _aInclui bibliografia.
505 _t1. INTRODUÇÃO
_t2. REVISÃO DE LITERATURA
_t2.1. ACESSO A INTERNET NO BRASIL
_t2.2. USABILIDADE E ACESSIBILIDADE NA INTERNET
_t2.3. SERVIÇOS PÚBLICOS: SURGIMENTO, CONCEPÇÃO ATUAL E CONCEITO
_t2.4. PRESTAÇÃO DE SERVICOS PÚBLICOS DIGITAIS NO BRASIL
_t2.5. CARTEIRA DE TRABALHO
_t3. IMPLANTAÇÃO DA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL
_t3.1. ANTECEDENTES: QUAL ERA A SITUAÇÃO-PROBLEMA A SER ENFRENTADA?
_t3.2. SITUAÇÃO DEPOIS DA IMPLANTAÇÃO DA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL
_t4. METODOLOGIA: ESTUDO DE CASO
_t4.1. POR QUE ESTUDO DE CASO?
_t4.2. DESENHO DA PESQUISA
_t4.2.1. DOCUMENTAÇÃO EXAMINADA
_t4.2.2. REGISTROS EM ARQUIVOS ANALISADOS
_t4.2.3. REGISTROS DOS COMENTARIOS POSTADOS NA LOJA DE APLICATIVOS GOOGLE PLAY
_t4.2.3.1. REGISTROS DOS DADOS RELATIVOS AOS PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO
_t4.2.4. CRIAÇÃO DE BASE DE DADOS DO ESTUDO DE CASO
_t5. ANÁLISE DE DADOS E DISCUSSÃO
_t5.1. DOCUMENTAÇÃO - RELATÓRIOS DE PESQUISA COM USUÁRIOS
_t5.2. REGISTROS EM ARQUIVOS
_t5.2.1. REGISTROS DOS COMENTÁRIOS POSTADOS NA LOJA DE APLICATIVOS GOOGLE PLAY
_t5.2.2. REGISTROS DOS DADOS RELATIVOS AOS PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO
_t5.2.3. REGISTROS DE INDICACOES DE DIVERGENCIAS
_t5.3. TRIANGULAÇÃO DAS FONTES DE EVIDÊNCIAS
520 _aEste artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Governo Digital e um Novo Paradigma de Relacionamento com a Sociedade: A implantação da Carteira de Trabalho Digital”, que se dedicou ao estudo dos resultados desse aplicativo do governo federal no contexto da prestação de serviços públicos por meio de plataformas digitais. O trabalho buscou responder à pergunta de pesquisa: como a prestação de serviços públicos por meio da Carteira de Trabalho Digital favorece o uso desses serviços pelo cidadão? A fim de confirmar ou refutar a hipótese de que a prestação de serviços por meio da Carteira de Trabalho Digital facilita o acesso e resulta no aumento do uso desses serviços pelo cidadão, o estudo teve o objetivo geral de compreender os efeitos da prestação de serviços públicos digitais no País e examinar a Carteira de Trabalho Digital em seu primeiro ano de implantação, o qual compreende o período de setembro de 2019 a setembro de 2020. A metodologia empregada foi a pesquisa de estudo de caso, mediante o uso de múltiplas fontes de evidência (documentação e registros em arquivos), conforme preconizado por Yin (2015). A documentação examinada consistiu em relatórios de pesquisa com usuários, enquanto os registros em arquivos envolveram: os comentários postados na loja de aplicativos Google Play, os registros dos dados relativos aos pedidos de Seguro-Desemprego e os registros do serviço de indicação de divergências de informações constantes Carteira de Trabalho Digital, do período de setembro de 2019 a setembro de 2020. O estudo, além de corroborar a hipótese de pesquisa, sugere que o telefone celular deve ser o dispositivo preferencial para a prestação de serviços públicos digitais, uma vez que é o principal canal de acesso à Internet no País, indica que: i) o atendimento presencial caiu de 97% em outubro de 2019 para 24% em maio de 2020; ii) a participação da Carteira de Trabalho Digital cresceu de 1%, em outubro de 2019, para 62% em maio de 2020; iii) o uso do serviço de acompanhamento da vida laboral e indicação de divergências cresceu 1.063%, desde a implantação do serviço; iv) os entrevistados atribuíram a nota média de 8,45 (escala de 0 a 10) ao aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e que 80% são favoráveis à substituição da Carteira de Trabalho em papel pela versão digital; e v) a facilidade de uso e de acesso às informações da vida laboral estão entre as principais razões para a avaliação positiva do aplicativo.
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