000 | nam a22 7a 4500 | ||
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999 |
_c523768 _d523881 |
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003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20230117154254.0 | ||
008 | 220427b xxu||||| |||| 00| 0 por d | ||
040 |
_aBR-BrENAP _bPt_BR |
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041 | _apor | ||
090 |
_8320.6 _bS7293o |
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100 | 1 |
_967378 _aSouza, Luiz Antonio Gonçalves Rodrigues de |
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245 | 1 | 3 |
_aAs organizações internacionais e a governança das políticas públicas nacionais : _bo caso da eletromobilidade no Brasil / _cpor Luiz Antonio Gonçalves Rodrigues de Souza. -- |
260 |
_aBrasília : _bEnap, _c2021. |
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300 |
_a100 f. : _bil. |
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502 | _aDissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. | ||
505 |
_t1. Introdução _t2. Hipótese e metodologia de pesquisa _t2.1. Hipótese _t2.2. Metodologia: estudo de caso. _t2.2.1 Estudo de caso. _t2.2.2 Pesquisa qualitativa e a coleta de dados. _t2.2.3 Entrevista para a elaboração do estudo de caso _t3. Referencial teórico _t3.1 Formulação e implementação de políticas públicas - atores e processos _t3.2 As organizações internacionais e seu papel na governança de políticas públicas _t3.1.1 Governança de políticas públicas e as organizações internacionais _t3.1.2 Organizações internacionais relevantes para as políticas de eletromobilidade no Brasil. _t3.3. Difusão e transferência de políticas públicas. _t3.4 Crescimento verde e políticas públicas para a eletromobilidade. _t4. Discussão do caso do promob-e e das iniciativas brasileiras em eletromobilidade. _t4.1 Antecedentes e políticas para a eletromobilidade no Brasil. _t4.2 Atores relevantes e a coalizão de defesa da eletromobilidade. _t4.3 O papel das organizações internacionais na políticas de eletromobilidade no Brasil. _t4.4 O projeto de cooperação PROMOB-E - sistemas de propulsão eficiente. |
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520 | _aAs organizações internacionais são atores importantes na governança das políticas públicas, mas que costumam ser ignoradas nas policy sciences. Por meio das políticas para a promoção da eletromobilidade, demonstra-se como as tais organizações podem influenciar nas políticas públicas. A eletromobilidade é um tema emergente cujos avanços prenunciam grandes mudanças nos sistemas econômicos mundiais. Partindo da hipótese de que as políticas para a eletromobilidade no Brasil contam com atores externos em sua governança, foi utilizado o método de estudo caso, consultando-se documentos oficiais e entrevistando atores das políticas de eletromobilidade no Brasil, especialmente do PROMOB-e - Projeto Sistemas de Propulsão Eficiente. Como referencial teórico, está descrito o modelo de coalizões de defesa, o Modelo de Evans de 12 etapas da transferência de políticas públicas e o papel do paradigma do crescimento verde para a implementação das políticas de eletromobilidade. Foi constatado que atores externos tiveram influência na governança das políticas de eletromobilidade, notadamente a Agência Alemã de Cooperação Internacional, por meio da criação de redes e da disponibilização de recursos, ainda que modestos, mas com utilização flexível, bem como a contratação de consultores especializados. Além disso, organizações internacionais multilaterais tiveram um papel no estabelecimento de padrões ambientais que estimularam a adoção da eletromobilidade. Houve, ademais, a comprovação da importância dos bancos multilaterais de desenvolvimento na articulação das iniciativas para eletromobilidade, seja pela viabilização de recursos para estudos e projetos-piloto, bem como a oferta da perspectiva de financiamentos de projetos de grande monta. Este estudo demonstra que ao criar uma rede de difusão e havendo recursos financeiros, pessoal qualificado, informação e prestígio para uma determinada agenda, os burocratas e tomadores de decisão acabam por dar mais atenção a esta política pública do que a outras e este é um dos principais modos de ação dos atores externos na governança de políticas públicas nacionais. O PROMOB-e, para além de mero foro de discussões, transformou-se num ator que colocou uma agenda na pauta de discussões do governo federal, influência que se consolida com a criação da Plataforma Nacional de Eletromobilidade. Tal plataforma é um exemplo de transferência e difusão de políticas públicas, utilizando-se dos conceitos previstos no modelo de lesson-drawing. | ||
650 |
_911941 _a Políticas Públicas |
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650 |
_912901 _aOrganização Internacional |
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650 |
_911938 _a Governança |
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856 |
_uhttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6932 _yAcesso ao PDF |
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909 |
_a202204 _bVítor |
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942 | _cT |