000 | 01354nam a2200241Ia 4500 | ||
---|---|---|---|
999 |
_c523820 _d523933 |
||
003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20220527155320.0 | ||
008 | 101008s2010 bl 000 0 por d | ||
020 | _a9788537801970 | ||
040 |
_aBR-BrENAP _bPt_BR |
||
041 | _apor | ||
090 |
_a301 _bB347a |
||
100 | 1 |
_aBauman, Zygmunt _921087 |
|
245 | 1 | 0 |
_aAprendendo a pensar com a sociologia / _cpor Zygmunt Bauman, Tim May; tradução por Alexandre Werneck. -- |
260 |
_aRio de Janeiro : _bJorge Zahar, _c2010. |
||
300 | _a301 p. | ||
500 | _aTítulo original: Thinking sociologically | ||
504 | _aInclui índice. | ||
505 |
_tIntrodução: A sociologia como disciplina _tEm busca de distinção _tSociologia e senso comum _tParte l - Ação, identidade e entendimento na vida cotidiana _tAlguém com os outros _tEscolha, liberdade e convivência com os outros _tAlguém com o outro: perspectivas sociológicas _tSocialização, importância e ação _tObservação e sustentação de nossas vidas _tFundamentando nossas vidas: interação, entendimento e distância social _tObservando e vivendo a vida: fronteiras e outsiders _tLaços: para falar em "nós" _tComunidades: forjar o consenso e lidar com o conflito _tCálculo, racionalização e vida grupal _tParte II - Viver nossas vidas: desafios, escolhas e coerções _tDecisões e ações: poder, escolha e dever moral _tTomadas de decisão _tValores, poder e ação _tA motivação para agir _tFazer acontecer: dádivas, trocas e intimidade nas relações _tPessoal e impessoal: a dádiva e a troca _tÀ procura de nós mesmos: amor, intimidade, carinho e mercadorias _tA mercantilização da identidade _tO cuidado de nós: corpo, saúde e sexualidade _tEm busca de segurança _tSelf corporificado: perfeição e satisfação _tA busca de saúde e boa forma _tCorpo e desejo _tCorpo, sexualidade e gênero _tTempo, espaço e (des)ordem _tA experiência do espaço e do tempo _tSociedade de risco _tAutonomia, ordem e caos _tTraçar fronteiras: cultura, natureza, Estado e território _tNatureza e cultura _tEstado, nações e nacionalismo _tOs negócios na vida cotidiana: consumo, tecnologia e estilos de vida _tTecnologia, expertise e habilidades _tConsumo e publicidade _tEstilos de vida, produtos e mercado _tParte IIl - Olhar para o passado, ansiar pelo futuro _tAprendendo a pensar com a sociologia _tO olhar sociológico _tExpectativas e pensamento sociológicos _tSociologia: três estratégias emergem das sombras _tTensões sociais, formas de viver e objetivos sociológicos _tSociologia e liberdade _tÍndice remissivo |
||
650 | 0 |
_aSociologia _912776 |
|
700 | 1 |
_aMay, Tim _967443 |
|
700 | 1 |
_aWerneck, Alexandre _4trad. _952399 |
|
909 |
_a202205 _bVítor |
||
942 |
_2ddc _cG |