000 nam a22 7a 4500
999 _c52386
_d52386
003 BR-BrENAP
005 20190215142252.0
008 180928b xxu||||| |||| 00| 0 por d
020 _a9788527301398
040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
090 _a16
_bS762i
100 _956691
_aSpolin, Viola
245 _aImprovisação para o teatro /
_cViola Spolin; tradução e revisão, Ingrid Dormien Koudela, Eduardo José de Almeida Amos
246 _aTítulo original: Improvisation for the theater
250 _a6. ed.
260 _aSão Paulo:
_bPerspectiva,
_c2015.
300 _axxviii, 349 p.
505 _tTeoria e fundamentação
_t1. A experiência criativa -- Sete aspectos da espontaneidade
_t2. Procedimentos nas oficinas de trabalho -- A composição física das oficinas de trabalho -- Sugestão e lembretes
_tExercícios
_t3. Orientação -- Propósitos da orientação -- Primeira sessão de orientação -- Segunda sessão de orientação -- Terceira sessão de orientação -- Quarta sessão de orientação -- Quinta sessão de orientação
_t4. Onde -- Introdução -- Primeira sessão do onde -- Segunda sessão do onde -- Terceira sessão do onde -- Quarta sessão do onde -- Quinta sessão do onde -- Sexta sessão do onde -- Sétima sessão do onde -- Oitava sessão do onde -- Blablação -- Exercícios para mais três sessão com onde -- Exercícios adicionais para intensificar a realidade do onde -- Exercícios adicionais para solucionar os problemas do onde
_t5. Atuando com o corpo todo -- Exercícios para partes do corpos -- Exercícios para envolvimento total do corpo
_t6. Marcação de cena não-direcional -- Fundamentos -- Exercícios
_t7. Aprimorando a percepção -- Ouvir -- Ver e não fitar -- Agilidade verbal -- Contato -- Silêncio
_t8. Dicção, Rádio e Efeitos Técnicos -- Dicção -- Rádio e TV -- Efeitos Técnicos
_t9. Desenvolvimento material para situação
_t10. Exercícios de afinação -- Discurso -- Fisicalização -- Ver -- Desenvolvimento de cenas a partir de sugestões da platéia
_t11. Emoção -- Fisicalização -- Conflito
_t12. Personagem -- Desenvolvimento de um personagem -- Exercício do quem -- Fisicalizando atitudes -- Visualização física -- Atributos físicos -- Desenvolvimento agilidade de personagem
_tA criança e o teatro
_t13. Compreendendo a criança -- A atitude do professor -- O indivíduo e o grupo -- O ambiente de teatro do ator infantil -- Jogos -- Atenção e energia -- Jogo dramático -- A atuação natural -- A luta pela criatividade -- Disciplina é envolvimento -- A criança incerta
_t14. Princípios fundamentais para o ator infantil -- Ação interior -- Dar realidade aos objetos -- O telefone -- Termos a serem usados -- Avaliação -- Pontos a lembrar
_t15. Oficina de trabalho para crianças de seis a oito anos -- Planejamento das sessões -- Primeira sessão de trabalho -- Exercícios
_tTeatro formal e teatro improvisacional
_t16. Preparação -- O diretor -- Tema - Escolha de peça -- A procura da cena -- Formação do elenco -- A "deixa" para a atuação
_t17. Ensaio e desempenho -- Organização do ensino -- Amadurecimento do ator -- Exercício de atuação durante os ensaios -- Sugestão para a primeira parte dos ensaios -- Sugestão para a segunda parte dos ensaios -- Sugestão para a terceira parte dos ensaios -- O espetáculo -- Sugestões finais
_t18. Post-mortem e problemas especiais -- Horário para ensaios -- Dirigindo a criança-ator -- Eliminando qualidades de amador -- Definição dos termos -- Livros de jogos recomendados
650 0 _928637
_aTeatro
700 _956692
_aKoudela, Ingrid Dormien
_eTradução
_eRevisão
700 _956693
_aViola, Eduardo José de Almeida Amos
_eTradução
_eRevisão
909 _a201809
_bVinícius
942 _cG