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003 BR-BrENAP
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100 1 _945971
_aGasparini, Carlos Eduardo
245 1 _aProvisão de serviços públicos no Brasil :
_buma análise de aspectos sociais, técnicos e institucionais /
_cpor Carlos Eduardo Gaparini. --
260 _aRecife :
_bUniversidade Federal de Pernambuco,
_c2003.
300 _aix, 130 f. :
_bgrafs. color.
502 _aTese submetida à UFPE para obtenção do grau de doutor.
504 _aInclui bibliografia.
505 _tINTRODUÇÃO
_t1 - REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO ESTADO
_t1.1 - O Crescente Peso do Setor Público
_t1.2 - Desafios Teóricos Enfrentados pela Gestão Pública
_t1.2.1 - O Novo Papel do Setor Público
_t1.2.2 - A Função Distributiva do Estado
_t1.2.3 - Federalismo Fiscal e o Controle da Atuação Pública
_t1.3 - Desafios Práticos Enfrentados pelo Setor Público
_t2 - A ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS E A ESTIMAÇÃO DE FRONTEIRAS
_t2.1 - Medidas de Eficiência
_t2.2 - Avaliação Empírica da Eficiência
_t2.2.1 - Modelos DEA Orientados para Insumos
_t2.2.1.1 - Rendimentos Constantes de Escala (DEA-C)
_t2.2.1.2 - Hipóteses Alternativas sobre os Rendimentos de Escala
_t2.2.2 - Modelos DEA Orientados para Produtos
_t2.2.3 - Ilustração dos Modelos DEA
_t2.3 - Rendimentos de Escala
_t2.4 - Características da Abordagem DEA
_t3 - DESIGUALDADE RELATIVA DE SERVIÇOS DE SAÚDE ENTRE ESTADOS BRASILEIROS
_t3.1 - Introdução
_t3.2 - Metodologia
_t3.2.1 - Construção da Fronteira de "Melhor Disponibilidade Relativa de Serviços para Idênticas Necessidades"
_t3.2.2 - Componentes Principais
_t3.3 - Base de Dados
_t3.4 - Apresentação e Análise dos Resultados
_t3.5 - Conclusões sobre a Desigualdade Relativa nos Serviços de Saúde
_t4 - EFETIVIDADE E EFICIÊNCIA NO ENSINO MEDIO BRASILEIRO
_t4.1 - Introdução
_t4.2 - Modelagem do Setor Público
_t4.3 - Metodologia
_t4.3.1 - Primeiro Estágio: Análise de Envoltória de Dados (DEA)
_t4.3.2 - Segundo Estágio: Abordagem Econométrica
_t4.4 - Base de Dados
_t4.5 - Apresentação e Análise dos Resultados
_t4.6 - Conclusões sobre Efetividade e Eficiência no Ensino Médio
_t5 - INCENTIVOS À EFICIÊNCIA NA DESCENTRALIZAÇÃO FISCAL BRASILEIRA: O CASO DO FPM
_t5.1 - Introdução
_t5.2 - A Descentralização Fiscal no Brasil
_t5.3 - Mecanismos de Incentivo e a Repartição do FPM
_t5.3.1 - Mecanismos de Incentivo
_t5.3.2 - O Critério Atual de Repartição do FPM
_t5.4 - Sugestão de um Novo Mecanismo de Repartição do FPM
_t5.4.1 - Avaliação da Eficiência Municipal: Considerações Metodológicas
_t5.4.2 - Algumas Reflexões
_t5.5 - Ilustração do Mecanismo: o Caso dos Municípios Paulistas
_t5.5.1 - Base de Dados
_t5.5.2 - Modelo Utilizado
_t5.5.3 - Apresentação e Análise dos Resultados
_t5.6 - Conclusões sobre os Incentivos à Eficiência na Distribuição do FPM
_t6 - RESUMO E CONCLUSÕES GERAIS
_tREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
520 _aA atuação pública no Brasil tem sido submetida a questionamentos e experimentado uma série de transformações. Tal processo precisa ser entendido, entretanto, dentro de um contexto mais amplo de revisão do papel do Estado na economia, motivado por mudanças concretas e teóricas ocorridas no mundo e que estão a exigir da ação governamental uma nova postura. Reflexões sobre a nova dinâmica do setor público têm posto em relevo ao menos três dimensões da atividade estatal: a social, a técnica e a institucional. O presente trabalho pretende abordar essas dimensões, tendo por base a realidade brasileira. A partir das reflexões mencionadas e da aplicação do instrumental econômico de estimação de fronteiras de eficiência, três estudos empíricos sobre o setor público foram elaborados. Primeiramente, foi enfocado o caráter distributivo da ação governamental, procedendo-se a uma análise dos déficits de serviços de saúde existentes nas diversas unidades federativas. A seguir, abordou-se a dimensão técnica da atuação pública em um estudo sobre a eficiência na provisão de serviços educacionais. Por último, foram avaliados os incentivos gerados pelo mecanismo de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no contexto do desenho federativo brasileiro. Dentre as principais conclusões desses estudos, destacam-se a existência de grandes desigualdades na área da saúde; a possibilidade de melhorar o desempenho do ensino médio brasileiro, aliada ao reconhecimento do forte impacto de fatores sócio-econômicos nessa área; a constatação de que o atual critério de repartição do FPM não possui características incentivadoras da gestão eficiente, fato que motivou a proposição de um novo mecanismo de repasse. Em linhas gerais, foi possível perceber que, no Brasil, há espaço para aperfeiçoamento da esfera pública de gestão, de forma a torná-la mais produtiva e eficiente. Além de definir a atuação estatal com maior precisão, é fundamental avançar no sentido de melhor focalizar e incrementar suas ações e o modelo institucional da Federação. Faz-se necessário ressaltar, também, que os estudos realizados não têm a pretensão de esgotar o tema, mas oferecer elementos que possam contribuir para a melhoria da gestão pública no País.
650 0 _912780
_aServiço Público
_zBrasil
650 0 _912768
_aAdministração Pública
_zBrasil
650 _912235
_a Setor Público
_zBrasil
650 0 _912928
_aEficiência
_zBrasil
700 1 _952825
_aRamos, Francisco de Sousa
_eorient.
909 _a202207
_bNoély
942 _cT