000 | nam a22 7a 4500 | ||
---|---|---|---|
999 |
_c52411 _d52411 |
||
003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20190731155726.0 | ||
008 | 181009b xxu||||| |||| 00| 0 por d | ||
020 | _a9788502635883 | ||
040 |
_aBR-BrENAP _bPt_BR |
||
041 | _apor | ||
090 |
_a12 _bF479p |
||
100 |
_93542 _a Filatro, Andrea |
||
245 |
_aProdução de conteúdos educacionais: _bdesign instrucional, tecnologia, gestão, educação e comunicação / _cAndrea Filatro, Sabrina Cairo |
||
260 |
_aSão Paulo: _bSaraiva, _c2015. |
||
300 | _axvi, 462 p. | ||
504 | _aInclui bibliografia e índice | ||
505 |
_tParte I - Framework teórico _tCapítulo 1. Dimensão tecnocientífica -- Organização do currículo para a produção de conteúdo educacionais -- Tipologia de conteúdos educacionais -- Objetivos educacionais e competências -- Estruturação e sequenciamento de conteúdos educacionais _tCapítulo 2. Dimensão pedagógica -- Fundamentos epistemológicos -- Abordagens pedagógicas predominantes -- Para além da pedagogia _tCapítulo 3. Dimensão comunicacional -- O modelo clássico de comunicação -- Diálogo didático simulado -- Matrizes de pensamento e linguagem -- Gêneros e formatos -- Mídias _tCapítulo 4. Dimensão tecnológica -- Tecnologias e mídias -- Gerações tecnológicas e modelos educacionais -- Padrões tecnológicos em educação -- Sistemas para gerenciamento da aprendizagem -- Inovação e tecnologias emergentes -- Ferramentas para produção de mídias -- Tecnologias assistivas _tCapítulo 5. Dimensão organizacional -- O enfoque sistêmico na produção de conteúdos educacionais -- Modelos de produção de conteúdos educacionais -- Gestão de projetos _tParte II - Gestão da produção _tCapítulo 6. Gestão de projetos -- Visão geral de projetos -- Metodologia de gestão de projetos -- A gestão de projetos e o design instrucional _tCapítulo 7. Design instrucional -- Visão panorâmica do design instrucional -- Modelos de design instrucional -- Fase do processo de design instrucional -- O design instrucional e a gestão de projetos _tCapítulo 8. O plano do projeto -- O triângulo de prioridades da gestão de projetos -- Estrutura do plano de projeto -- 1. Declaração de escopo -- 2. Estimativa dos prazos -- 3. Estimativa de custos -- 4. Planejamento das demais áreas _tApêndice ao Capítulo 8. Plano do projeto integrado -- 1. Declaração de escopo -- 2. Estimativa dos prazos -- 3. Estimativa de custos -- 4. Planejamento das demais áreas do projeto _tParte III - Atividades da produção _tCapítulo 9. Análise contextual -- Visão geral da análise contextual -- Análise das necessidades de aprendizagem -- Caracterização do público-alvo -- Levantamento de potencialidades e restrições institucionais -- Encaminhamento à solução _tCapítulo 10. Planejamento educacional -- Apresentação de conteúdos e proposição de atividades -- Metamodelo educacional -- Portfólio de conteúdos educacionais -- Texto para mídia impressa -- Hipertexto -- Imagens -- Áudio -- Multimídia -- Vídeo _tCapítulo 11. Autoria -- Autoria e criação -- Estratégias de criação de conteúdo educacionais -- Construção da retórica instrucional _tCapítulo 12. Roteirização -- A atividade de roteirização -- Roteirização de texto para mídia impressa -- Roteirização de hipertexto -- Roteirização de imagem -- Roteirização de áudio -- Roteirização de multimídia -- Roteirização de vídeo _tCapítulo 13. Produção de mídias -- Produção gráfica e digital -- Produção multimodal -- Produção de áudio -- Produção de vídeo _tCapítulo 14. Avaliação -- Avaliação da aprendizagem -- Avaliação da qualidade dos conteúdos produzidos |
||
650 |
_912704 _aEducação |
||
650 | 0 |
_948372 _aDesign Instrucional |
|
650 | 0 |
_962484 _aPlanejamento Educacional |
|
650 |
_911947 _a Comunicação |
||
700 |
_956706 _aCairo, Sabrina |
||
909 |
_a201907 _bBeatriz |
||
942 | _cG |