000 nam a22 7a 4500
999 _c52411
_d52411
003 BR-BrENAP
005 20190731155726.0
008 181009b xxu||||| |||| 00| 0 por d
020 _a9788502635883
040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
090 _a12
_bF479p
100 _93542
_a Filatro, Andrea
245 _aProdução de conteúdos educacionais:
_bdesign instrucional, tecnologia, gestão, educação e comunicação /
_cAndrea Filatro, Sabrina Cairo
260 _aSão Paulo:
_bSaraiva,
_c2015.
300 _axvi, 462 p.
504 _aInclui bibliografia e índice
505 _tParte I - Framework teórico
_tCapítulo 1. Dimensão tecnocientífica -- Organização do currículo para a produção de conteúdo educacionais -- Tipologia de conteúdos educacionais -- Objetivos educacionais e competências -- Estruturação e sequenciamento de conteúdos educacionais
_tCapítulo 2. Dimensão pedagógica -- Fundamentos epistemológicos -- Abordagens pedagógicas predominantes -- Para além da pedagogia
_tCapítulo 3. Dimensão comunicacional -- O modelo clássico de comunicação -- Diálogo didático simulado -- Matrizes de pensamento e linguagem -- Gêneros e formatos -- Mídias
_tCapítulo 4. Dimensão tecnológica -- Tecnologias e mídias -- Gerações tecnológicas e modelos educacionais -- Padrões tecnológicos em educação -- Sistemas para gerenciamento da aprendizagem -- Inovação e tecnologias emergentes -- Ferramentas para produção de mídias -- Tecnologias assistivas
_tCapítulo 5. Dimensão organizacional -- O enfoque sistêmico na produção de conteúdos educacionais -- Modelos de produção de conteúdos educacionais -- Gestão de projetos
_tParte II - Gestão da produção
_tCapítulo 6. Gestão de projetos -- Visão geral de projetos -- Metodologia de gestão de projetos -- A gestão de projetos e o design instrucional
_tCapítulo 7. Design instrucional -- Visão panorâmica do design instrucional -- Modelos de design instrucional -- Fase do processo de design instrucional -- O design instrucional e a gestão de projetos
_tCapítulo 8. O plano do projeto -- O triângulo de prioridades da gestão de projetos -- Estrutura do plano de projeto -- 1. Declaração de escopo -- 2. Estimativa dos prazos -- 3. Estimativa de custos -- 4. Planejamento das demais áreas
_tApêndice ao Capítulo 8. Plano do projeto integrado -- 1. Declaração de escopo -- 2. Estimativa dos prazos -- 3. Estimativa de custos -- 4. Planejamento das demais áreas do projeto
_tParte III - Atividades da produção
_tCapítulo 9. Análise contextual -- Visão geral da análise contextual -- Análise das necessidades de aprendizagem -- Caracterização do público-alvo -- Levantamento de potencialidades e restrições institucionais -- Encaminhamento à solução
_tCapítulo 10. Planejamento educacional -- Apresentação de conteúdos e proposição de atividades -- Metamodelo educacional -- Portfólio de conteúdos educacionais -- Texto para mídia impressa -- Hipertexto -- Imagens -- Áudio -- Multimídia -- Vídeo
_tCapítulo 11. Autoria -- Autoria e criação -- Estratégias de criação de conteúdo educacionais -- Construção da retórica instrucional
_tCapítulo 12. Roteirização -- A atividade de roteirização -- Roteirização de texto para mídia impressa -- Roteirização de hipertexto -- Roteirização de imagem -- Roteirização de áudio -- Roteirização de multimídia -- Roteirização de vídeo
_tCapítulo 13. Produção de mídias -- Produção gráfica e digital -- Produção multimodal -- Produção de áudio -- Produção de vídeo
_tCapítulo 14. Avaliação -- Avaliação da aprendizagem -- Avaliação da qualidade dos conteúdos produzidos
650 _912704
_aEducação
650 0 _948372
_aDesign Instrucional
650 0 _962484
_aPlanejamento Educacional
650 _911947
_a Comunicação
700 _956706
_aCairo, Sabrina
909 _a201907
_bBeatriz
942 _cG