000 | nam a22 7a 4500 | ||
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999 |
_c524128 _d524241 |
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003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20221223140849.0 | ||
008 | 220929b xxu||||| |||| 00| 0 por d | ||
040 |
_aBR-BrENAP _bPt_BR |
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041 | _apor | ||
090 |
_a352.367 _bA3136c |
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100 | 1 |
_967668 _aAkamine, Mariana Yuka |
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245 | 1 |
_aComo podemos aprimorar a avaliação em um laboratório de inovação : _bum estudo de caso do la-bora! Gov / _cpor Mariana Yuka Akamine. -- |
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260 |
_aBrasília : _bEnap, _c2022. |
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300 |
_a134 f. : _bil. |
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502 | _aDissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública. | ||
504 | _aInclui bibliografia. | ||
505 |
_tINTRODUÇÃO _t1. INOVAÇÃO _t1.1 INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO _t1.1.1 Contexto da inovação no setor público sob perspectiva da OCDE _t1.2 ECOSSISTEMA E CAPACIDADE DE INOVAÇÃO _t1.2.1 As competências das lideranças públicas sob a perspectiva da OCDE _t1.2.2 Rede de inovação brasileira _t1.3 LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO _t2. AVALIAÇÃO _t2.1 AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO _t2.2 AVALIAÇÃO NÃO NEUTRA E DINÂMICA _t2.3 DIFICULDADES, RETROALIMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM DA AVALIAÇÃO _t3. METODOLOGIA _t3.1 ESTUDO DE CASO _t3.2 DESENHO DA METODOLOGIA _t3.3 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL _t3.4 ENTREVISTA _t3.4.1 Seleção dos entrevistados _t3.4.2 Estrutura e teste da entrevista _t3.4.3 Gravação e transcrição da entrevista _t3.4.4 Ética na entrevista e na oficina _t3.5 OFICINA COM TIME LA-BORA! GOV _t3.5.1 Design thinking para oficina _t3.5.2 Oficina teste _t3.5.3 Oficina oficia _t3.6 TRIANGULAÇÃO DE DADOS _t4. ESTUDO DE CASO DO LA-BORA! GOV _t4.1 O PROPÓSITO E A IDENTIDADE _t4.2 ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO _t4.2.1 O contexto _t4.2.2 Os atores e os recursos _t4.2.3 Os serviços _t4.3 A AVALIAÇÃO DAS ENTREGAS _t5. ANÁLISE DOS RESULTADOS _t5.1 DAS ENTREVISTAS _t5.1.1 Atores _t5.1.2 Laboratório de inovação _t5.1.3 Avaliação _t5.2 DA OFICINA _t5.3 OPORTUNIDADES DE AÇÃO PARA A AVALIAÇÃO NO LA-BORA! GOV _t6. CONSIDERAÇÕES FINAIS _t6.1 LIMITAÇÕES E FUTUROS POSSÍVEIS DA PESQUISA _t6.2 MUDANÇAS DURANTE A PESQUISA _t6.3 REFLEXÕES E LIÇÕES APRENDIDAS |
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520 | _aLaboratórios de inovação se fortalecem como colaboradores do Estado para lidar com o contexto de incerteza e rápida transformação social. Esta pesquisa teve como propósito explorar as perspectivas do tema da avaliação em laboratório de inovação, a partir do estudo de caso do LA-BORA! gov – laboratório de gestão inovadora de pessoas da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. O trabalho realçou a avaliação combinada com o papel dos atores e seus valores, com o ambiente real de mudanças e com a importância de retroalimentar os aprendizados gerados pela avaliação. A metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica sobre avaliação, com enfoque em laboratório de inovação, pesquisa documental do Laboratório objeto do estudo de caso, entrevistas com atores ligados direta e indiretamente a laboratórios de inovação e oficina com o time do Laboratório. Como resultado foram elaboradas oportunidades de ação para a avaliação no LA-BORA! gov, podendo-se citar a proposta de investir em sistematizações mínimas e adaptáveis de avaliação, fomento da cultura da inovação por meio de parcerias e debates sobre avaliação e participação em prêmios de inovação, análise colaborativa e estruturada dos feedbacks dos serviços prestados, simplificação da exposição dos dados avaliativos entre outras sugestões com vistas a inspirar iniciativas afins. As lições aprendidas durante a pesquisa indicam a potencialidade de futuros estudos no tema, para acompanhar o amadurecimento dos laboratórios de inovação em governo, retroalimentar os resultados das ações e enriquecer os aprendizados de forma iterativa e dinâmica. | ||
650 |
_912277 _a Avaliação |
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650 | 0 |
_912884 _aInovação |
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650 | 0 |
_957432 _aLaboratório de Inovação |
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700 | 1 |
_967669 _aCampos Filho, Antonio Claret _eorient. |
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909 |
_a202209 _bNoély |
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942 | _cT |