000 nam a22 7a 4500
999 _c524128
_d524241
003 BR-BrENAP
005 20221223140849.0
008 220929b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 _aBR-BrENAP
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041 _apor
090 _a352.367
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100 1 _967668
_aAkamine, Mariana Yuka
245 1 _aComo podemos aprimorar a avaliação em um laboratório de inovação :
_bum estudo de caso do la-bora! Gov /
_cpor Mariana Yuka Akamine. --
260 _aBrasília :
_bEnap,
_c2022.
300 _a134 f. :
_bil.
502 _aDissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública.
504 _aInclui bibliografia.
505 _tINTRODUÇÃO
_t1. INOVAÇÃO
_t1.1 INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
_t1.1.1 Contexto da inovação no setor público sob perspectiva da OCDE
_t1.2 ECOSSISTEMA E CAPACIDADE DE INOVAÇÃO
_t1.2.1 As competências das lideranças públicas sob a perspectiva da OCDE
_t1.2.2 Rede de inovação brasileira
_t1.3 LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO
_t2. AVALIAÇÃO
_t2.1 AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO
_t2.2 AVALIAÇÃO NÃO NEUTRA E DINÂMICA
_t2.3 DIFICULDADES, RETROALIMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM DA AVALIAÇÃO
_t3. METODOLOGIA
_t3.1 ESTUDO DE CASO
_t3.2 DESENHO DA METODOLOGIA
_t3.3 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL
_t3.4 ENTREVISTA
_t3.4.1 Seleção dos entrevistados
_t3.4.2 Estrutura e teste da entrevista
_t3.4.3 Gravação e transcrição da entrevista
_t3.4.4 Ética na entrevista e na oficina
_t3.5 OFICINA COM TIME LA-BORA! GOV
_t3.5.1 Design thinking para oficina
_t3.5.2 Oficina teste
_t3.5.3 Oficina oficia
_t3.6 TRIANGULAÇÃO DE DADOS
_t4. ESTUDO DE CASO DO LA-BORA! GOV
_t4.1 O PROPÓSITO E A IDENTIDADE
_t4.2 ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO
_t4.2.1 O contexto
_t4.2.2 Os atores e os recursos
_t4.2.3 Os serviços
_t4.3 A AVALIAÇÃO DAS ENTREGAS
_t5. ANÁLISE DOS RESULTADOS
_t5.1 DAS ENTREVISTAS
_t5.1.1 Atores
_t5.1.2 Laboratório de inovação
_t5.1.3 Avaliação
_t5.2 DA OFICINA
_t5.3 OPORTUNIDADES DE AÇÃO PARA A AVALIAÇÃO NO LA-BORA! GOV
_t6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
_t6.1 LIMITAÇÕES E FUTUROS POSSÍVEIS DA PESQUISA
_t6.2 MUDANÇAS DURANTE A PESQUISA
_t6.3 REFLEXÕES E LIÇÕES APRENDIDAS
520 _aLaboratórios de inovação se fortalecem como colaboradores do Estado para lidar com o contexto de incerteza e rápida transformação social. Esta pesquisa teve como propósito explorar as perspectivas do tema da avaliação em laboratório de inovação, a partir do estudo de caso do LA-BORA! gov – laboratório de gestão inovadora de pessoas da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. O trabalho realçou a avaliação combinada com o papel dos atores e seus valores, com o ambiente real de mudanças e com a importância de retroalimentar os aprendizados gerados pela avaliação. A metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica sobre avaliação, com enfoque em laboratório de inovação, pesquisa documental do Laboratório objeto do estudo de caso, entrevistas com atores ligados direta e indiretamente a laboratórios de inovação e oficina com o time do Laboratório. Como resultado foram elaboradas oportunidades de ação para a avaliação no LA-BORA! gov, podendo-se citar a proposta de investir em sistematizações mínimas e adaptáveis de avaliação, fomento da cultura da inovação por meio de parcerias e debates sobre avaliação e participação em prêmios de inovação, análise colaborativa e estruturada dos feedbacks dos serviços prestados, simplificação da exposição dos dados avaliativos entre outras sugestões com vistas a inspirar iniciativas afins. As lições aprendidas durante a pesquisa indicam a potencialidade de futuros estudos no tema, para acompanhar o amadurecimento dos laboratórios de inovação em governo, retroalimentar os resultados das ações e enriquecer os aprendizados de forma iterativa e dinâmica.
650 _912277
_a Avaliação
650 0 _912884
_aInovação
650 0 _957432
_aLaboratório de Inovação
700 1 _967669
_aCampos Filho, Antonio Claret
_eorient.
909 _a202209
_bNoély
942 _cT