000 | nam a22 7a 4500 | ||
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999 |
_c524184 _d524297 |
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003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20230112173258.0 | ||
008 | 230111b xxu||||| |||| 00| 0 por d | ||
040 |
_aBR-BrENAP _bPt_BR |
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041 | _apor | ||
090 |
_a352.439 _bO482a |
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100 | 1 |
_967761 _aOliveira, Tiago Chaves |
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245 | 1 | 0 |
_aAuditores internos governamentais da Controladoria-Geral da União : _bcomo preferem atuar, de forma didática ou repressiva? / _cpor Tiago Chaves Oliveira. -- |
260 |
_aBrasília : _bEnap, _c2020. |
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300 |
_a119 f. : _bil. |
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502 | _aDissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP – como requisito para a obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento. | ||
505 |
_t1 INTRODUÇÃO _t2 AUDITORIA INTERNA _t3 LINHA DO TEMPO DA AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL NO BRASIL _t4 JUSTIFICATIVA AO ESTUDO E MODELO DE ANÁLISE APLICADO _t4.1 ESTILOS DE IMPLEMENTAÇÃO _t4.2 RACIONALIDADE LIMITADA, CETICISMO PROFISSIONAL E INCENTIVOS INSTITUCIONAIS PARA A TOMADA DE DECISÃO _t4.3 RELAÇÃO ENTRE AUDITOR E AUDITADO _t5 METODOLOGIA E AMOSTRA _t6 RESULTADOS ALCANÇADOS _t6.1 ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS COLETADOS _t6.2 COMO PREFEREM ATUAR OS AUDITORES DA CGU _t6.2.1 Perfil e preferências dos servidores da CGU _t6.2.1.1 Análise dos entrevistados sobre o perfil de atuação da CGU _t6.2.1.2 Análise dos entrevistados sobre o perfil dos profissionais por tipo de serviço _t6.1.2.3 Motivo da escolha pelo tipo de serviço _t6.2.1.4 Benefícios mais relevantes decorrentes da atuação dos auditores internos _t6.2.2 Análise dos dados por lotação do servidor _t6.2.3 Análise dos dados por idade e por tempo de serviço na CGU _t6.2.4 Sobre a segregação por formação _t6.2.5 Sobre outros incentivos institucionais às escolhas _t6.2.6 Sobre o papel e a importância de cada forma de atuação _t6.3 ATUAÇÃO DOS AUDITORES SOB A PERSPECTIVA DIDÁTICA E REPRESSIVA _t6.4 LINHA DO TEMPO DA ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA REALIZADA PELA CGU _t6.4.1 Auditores atuando nas CISET, fora da SFC _t6.4.2 Centralização dos auditores na SFC _t6.4.3 Convergência internacional _t6.5 RELAÇÃO ENTRE AUDITOR E AUDITADO _t6.5.1 Frequência do contato _t6.5.2 Maturidade do órgão _t6.5.3 Percepção do auditor a respeito do gestor _t6.5.4 Outros achados a respeito do relacionamento entre auditor e auditado _t6.5.4.1 Escopo das avaliações realizadas _t6.5.4.2 Comunicação clara e alinhamento de entendimentos _t6.6 FONTES E MEIOS DE ACESSO ÀS INFORMAÇÕES _t6.6.1 Influência do gestor na definição do Plano Operacional _t6.6.2 Uso pelos auditores de produção científica/acadêmica _t6.6.3 Grau de conhecimento dos entrevistados quanto ao movimento de políticas públicas baseadas em evidências _t7 CONCLUSÕES _t7.1 COMO PREFEREM ATUAR OS AUDITORES DA CGU _t7.2 DE CONTROLE INTERNO A AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL _t7.3 OUTROS ACHADOS RELEVANTES _t7.4 CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA _t7.5 LIMITES E AGENDAS DE PESQUISAS FUTURAS _tREFERÊNCIAS |
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520 | _aO presente estudo tem como objetivo explorar variáveis que direcionam a atuação dos auditores internos da Controladoria-Geral da União (CGU), considerando que as diferentes formas de atuação podem produzir efeitos sociais, por vezes, contraditórios. Destaca-se que a profissão do auditor é lastreada na independência profissional e no julgamento profissional, o que significa que suas decisões são, ao mesmo tempo, livres de interferências, e baseadas em suas experiências e em seus conhecimentos. A análise de dados baseou-se na construção elaborada por Pires (2009), o qual identificou dois estilos de implementação da política pública executada por Auditores Fiscais do Trabalho (AFT): abordagem repressiva e abordagem pedagógica. Em princípio, de forma a contextualizar o atual momento da instituição, foi relatado, desde os primórdios, o histórico da função de auditoria interna no governo federal brasileiro. Os dados foram coletados por meio de survey com amostragem probabilística, respondido por 277 dos 1054 servidores da CGU que realizam auditorias. Paralelamente, foram realizadas 11 entrevistas com gestores da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) para o entendimento das causas dos achados obtidos com o survey. Os dados coletados indicam que as escolhas dos auditores podem ser afetadas, principalmente, pela lotação (em Brasília ou em Regionais) e pelo tempo de serviço dos auditores. | ||
650 | 0 |
_917962 _aControladoria |
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650 | 0 |
_912768 _aAdministração Pública |
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650 | 0 |
_911955 _a Auditoria |
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856 |
_uhttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5629 _yAcesso ao PDF |
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909 |
_a202301 _bRaynara |
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942 | _cT |