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_aVerdade e método : _btraços fundamentais de uma hermenêutica filosófica / _cpor Hans-Georg Gadamer ; tradução por Flávio Paulo Meurer. -- |
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260 |
_aBragança Paulista, SP : _aPetrópolis, RJ : _bEditora Universitária São Francisco, _bEditora Vozes, _c2015. |
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300 | _a631 p. | ||
490 | _aColeção Pensamento Humano | ||
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_tIntrodução _tPRIMEIRA PARTE _tA LIBERAÇÃO DA QUESTÃO DA VERDADE DESDE A EXPERIÊNCIA DA ARTE _t1. A superação da dimensão estética _t1.1. A significação da tradição humanística para as ciências do espírito _t1.1.1. O problema do método _t1.1.2. Os conceitos básicos do humanismo _ta) Formação (Bildung) _tb) Sensus communis _tc) Juízo _td) Gosto _t1.2. A subjetivação da estética pela crítica kantiana _t1.2.1. A teoria kantiana do gosto e do gênio _ta) A caracterização transcendental do gosto _tb) A teoria da beleza livre e dependente _tc) A teoria do ideal da beleza _t d) O interesse pelo belo na natureza e na arte _te) A relação entre o gosto e gênio _t1.2.2. A estética do gênio e o conceito de vivência _ta) O avanço do conceito de gênio _tb) Sobre a história da palavra "vivência" _tc) O conceito de vivência _t1.2.3. Os limites da arte vivencial - Reabilitação da alegoria _t1.3. O resgate da questão pela verdade da arte _t1.3.1. Os aspectos problemáticos da formação estética _t1.3.2. Crítica da abstração da consciência estética _t2. A ontologia da obra de arte e seu significado hermenêutico _t2.1. O jogo como fio condutor da explicação ontológica _t2.1.1. O conceito de jogo _t2.1.2. A transformação do jogo em configuração (Gebilde) e a mediação total _t2.1.3. A temporalidade da estética _t2.1.4. O exemplo do trágico _t2.2. Consequências estéticas e hermenêuticas _t2.2.1. A valência ontológica da imagem (Bild) _t2.2.2. O fundamento ontológico do ocasional e do decorativo _t2.2.3. A posição-limite da literatura _t2.2.4. A reconstrução e a integração como tarefas hermenêuticas _tSEGUNDA PARTE _tA EXTENSÃO DA QUESTÃO DA VERDADE À COMPREENSÃO NAS CIÊNCIAS DO ESPÍRITO _t1. Preliminares históricas _t1.1. A problematicidade da hermenêutica romântica e sua aplicação à historiografia _t1.1.1. A transformação essencial da hermenêutica entre o Aufklärung e o Romantismo _ta) Pré-história da hermenêutica romântica _tb) O projeto de Schleiermacher de uma hermenêutica universal _t1.1.2. A conexão da escola histórica com a hermenêutica romântica _ta) A perplexidade frente ao ideal da história universal _tb) A concepção de Ranke sobre a história do mundo _tc) A relação entre historiografia e hermenêutica em J.G. Droysen _t1.2. O enredamento de Dilthey nas aporias do historicismo _t1.2.1. Do problema epistemológico da história à fundamentação hermenêutica das ciências do espírito _t1.2.2. A discrepância entre a ciência e a filosofia da vida na análise da consciência histórica de Dilthey _t1.3. A superação do questionamento epistemológico pela investigação fenomenológica _t1.3.1. O conceito da vida em Husserl e no Conde Yorck _t1.3.2. O projeto de Heidegger de uma fenomenologia hermenêutica _t2. Os traços fundamentais de uma teoria da experiência hermenêutica _t2.1. A elevação da historicidade da compreensão a um princípio hermenêutico _t2.1.1. O círculo hermenêutico e o problema dos preconceitos _ta) A descoberta de Heidegger da estrutura prévia da compreensão _tb) O descrédito sofrido pelo preconceito através da Aufklärung _t2.1.2. Os preconceitos como condição da compreensão _ta) A reabilitação de autoridade e tradição _tb) O exemplo do clássico _t2.1.3. O significado hermenêutico da distância temporal _t2.1.4. O princípio da história efeitual _t2.2. A reconquista do problema fundamental da hermenêutica _t2.2.1. O problema hermenêutico da aplicação _t2.2.2. A atualidade hermenêutica de Aristóteles _t2.2.3. O significado paradigmático da hermenêutica jurídica _t2.3. A análise da consciência da história efeitual _t2.3.1. O limite da filosofia da reflexão _t2.3.2. O conceito da experiência e a essência da experiência hermenêutica _t2.3.3. A primazia hermenêutica da pergunta _ta) O modelo da dialética platônica _tb) A lógica de pergunta e resposta _tTERCEIRA PARTE _tA VIRADA ONTOLÓGICA DA HERMENÊUTICA NO FIO CONDUTOR DA LINGUAGEM _t1. A linguagem como médium da experiência hermenêutica _t1.1. O caráter de linguagem (Sprachlichkeit) como determinação do objeto hermenêutico _t1.2. O caráter de linguagem (Sprachlichkeit) como determinação da realização hermenêutica _t2. A cunhagem do conceito de "linguagem" ao longo da história do pensamento do mundo ocidental _t2.1. Linguagem e logos _t2.2. Linguagem e verbum _t2.3. Linguagem e formação de conceitos _t3. A linguagem como horizonte de uma ontologia hermenêutica _t3.1. A linguagem como experiência de mundo _t3.2. O centro (Mitte) da linguagem e sua estrutura especulativa _t3.3. O aspecto universal da hermenêutica |
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_aMeurer, Flávio Paulo _4trad _967799 |
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942 | _cG |