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100 1 _aGadamer, Hans-Georg
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245 1 _aVerdade e método :
_btraços fundamentais de uma hermenêutica filosófica /
_cpor Hans-Georg Gadamer ; tradução por Flávio Paulo Meurer. --
260 _aBragança Paulista, SP :
_aPetrópolis, RJ :
_bEditora Universitária São Francisco,
_bEditora Vozes,
_c2015.
300 _a631 p.
490 _aColeção Pensamento Humano
505 _tIntrodução
_tPRIMEIRA PARTE
_tA LIBERAÇÃO DA QUESTÃO DA VERDADE DESDE A EXPERIÊNCIA DA ARTE
_t1. A superação da dimensão estética
_t1.1. A significação da tradição humanística para as ciências do espírito
_t1.1.1. O problema do método
_t1.1.2. Os conceitos básicos do humanismo
_ta) Formação (Bildung)
_tb) Sensus communis
_tc) Juízo
_td) Gosto
_t1.2. A subjetivação da estética pela crítica kantiana
_t1.2.1. A teoria kantiana do gosto e do gênio
_ta) A caracterização transcendental do gosto
_tb) A teoria da beleza livre e dependente
_tc) A teoria do ideal da beleza
_t d) O interesse pelo belo na natureza e na arte
_te) A relação entre o gosto e gênio
_t1.2.2. A estética do gênio e o conceito de vivência
_ta) O avanço do conceito de gênio
_tb) Sobre a história da palavra "vivência"
_tc) O conceito de vivência
_t1.2.3. Os limites da arte vivencial - Reabilitação da alegoria
_t1.3. O resgate da questão pela verdade da arte
_t1.3.1. Os aspectos problemáticos da formação estética
_t1.3.2. Crítica da abstração da consciência estética
_t2. A ontologia da obra de arte e seu significado hermenêutico
_t2.1. O jogo como fio condutor da explicação ontológica
_t2.1.1. O conceito de jogo
_t2.1.2. A transformação do jogo em configuração (Gebilde) e a mediação total
_t2.1.3. A temporalidade da estética
_t2.1.4. O exemplo do trágico
_t2.2. Consequências estéticas e hermenêuticas
_t2.2.1. A valência ontológica da imagem (Bild)
_t2.2.2. O fundamento ontológico do ocasional e do decorativo
_t2.2.3. A posição-limite da literatura
_t2.2.4. A reconstrução e a integração como tarefas hermenêuticas
_tSEGUNDA PARTE
_tA EXTENSÃO DA QUESTÃO DA VERDADE À COMPREENSÃO NAS CIÊNCIAS DO ESPÍRITO
_t1. Preliminares históricas
_t1.1. A problematicidade da hermenêutica romântica e sua aplicação à historiografia
_t1.1.1. A transformação essencial da hermenêutica entre o Aufklärung e o Romantismo
_ta) Pré-história da hermenêutica romântica
_tb) O projeto de Schleiermacher de uma hermenêutica universal
_t1.1.2. A conexão da escola histórica com a hermenêutica romântica
_ta) A perplexidade frente ao ideal da história universal
_tb) A concepção de Ranke sobre a história do mundo
_tc) A relação entre historiografia e hermenêutica em J.G. Droysen
_t1.2. O enredamento de Dilthey nas aporias do historicismo
_t1.2.1. Do problema epistemológico da história à fundamentação hermenêutica das ciências do espírito
_t1.2.2. A discrepância entre a ciência e a filosofia da vida na análise da consciência histórica de Dilthey
_t1.3. A superação do questionamento epistemológico pela investigação fenomenológica
_t1.3.1. O conceito da vida em Husserl e no Conde Yorck
_t1.3.2. O projeto de Heidegger de uma fenomenologia hermenêutica
_t2. Os traços fundamentais de uma teoria da experiência hermenêutica
_t2.1. A elevação da historicidade da compreensão a um princípio hermenêutico
_t2.1.1. O círculo hermenêutico e o problema dos preconceitos
_ta) A descoberta de Heidegger da estrutura prévia da compreensão
_tb) O descrédito sofrido pelo preconceito através da Aufklärung
_t2.1.2. Os preconceitos como condição da compreensão
_ta) A reabilitação de autoridade e tradição
_tb) O exemplo do clássico
_t2.1.3. O significado hermenêutico da distância temporal
_t2.1.4. O princípio da história efeitual
_t2.2. A reconquista do problema fundamental da hermenêutica
_t2.2.1. O problema hermenêutico da aplicação
_t2.2.2. A atualidade hermenêutica de Aristóteles
_t2.2.3. O significado paradigmático da hermenêutica jurídica
_t2.3. A análise da consciência da história efeitual
_t2.3.1. O limite da filosofia da reflexão
_t2.3.2. O conceito da experiência e a essência da experiência hermenêutica
_t2.3.3. A primazia hermenêutica da pergunta
_ta) O modelo da dialética platônica
_tb) A lógica de pergunta e resposta
_tTERCEIRA PARTE
_tA VIRADA ONTOLÓGICA DA HERMENÊUTICA NO FIO CONDUTOR DA LINGUAGEM
_t1. A linguagem como médium da experiência hermenêutica
_t1.1. O caráter de linguagem (Sprachlichkeit) como determinação do objeto hermenêutico
_t1.2. O caráter de linguagem (Sprachlichkeit) como determinação da realização hermenêutica
_t2. A cunhagem do conceito de "linguagem" ao longo da história do pensamento do mundo ocidental
_t2.1. Linguagem e logos
_t2.2. Linguagem e verbum
_t2.3. Linguagem e formação de conceitos
_t3. A linguagem como horizonte de uma ontologia hermenêutica
_t3.1. A linguagem como experiência de mundo
_t3.2. O centro (Mitte) da linguagem e sua estrutura especulativa
_t3.3. O aspecto universal da hermenêutica
650 0 _aFilosofia Alemã
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700 1 _aMeurer, Flávio Paulo
_4trad
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909 _a202301
_bRaynara
942 _cG