000 nam a22 7a 4500
999 _c524300
_d524413
003 BR-BrENAP
005 20230314163458.0
008 230314b xxu||||| |||| 00| 0 por d
020 _a9786587958439
040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
090 _a370
_bF479d
100 1 _a Filatro, Andrea
_93542
245 1 0 _aData Science na educação :
_bpresencial, a distância e corporativa /
_cpor Andrea Filatro ; revisão técnica de Diógenes Justo. --
260 _aSão Paulo :
_bSaraiva Educação,
_c2021.
300 _a191 p. :
_bil.
505 _tIntrodução - Data Science
_t1.1 Data Science como ciência
_t1.2 Componentes do Data Science
_t1.3 Processo de Data Science
_t1.4 Data Science na educação
_tCAPÍTULO 1 - BIG DATA
_t1.1 Tipos de dados
_t1.2 Estrutura dos dados
_t1.3 Origem dos dados
_t1.4 Governança e proteção de dados
_t1.5 Governança e proteção de dados na educação
_t1.6 Big Data na educação
_t1.6.1 Especificidades dos dados educacionais
_t1.6.2 Modelos de dados na educação
_t1.7 Design Instrucional Orientado a Dados
_t1.7.1 Processo de Design Instrucional Orientado a Dados
_t1.7.2 Modelo de referência para o Design Instrucional Orientado a Dados
_tCAPÍTULO 2 - DATA MINING
_t2.1 Técnicas de Data Mining
_tPRINCIPAIS TÉCNICAS DE DATA MINING
_t2.2 Educational Data Mining (EDM)
_t2.2.1 Processo de Mineração de Dados Educacionais
_t2.3 Knowledge Discovery in Databases (KDD)
_t2.3.1 Modelo DIKW: dos dados à sabedoria
_t2.4 Visualização de dados
_t2.5 Dashboards
_t2.5.1 Dashboards educacionais
_t2.6 Tomada de Decisão Orientada a Dados
_t2.6.1 Tomada de Decisão Educacional Orientada a Dados
_tCAPÍTULO 3 - DATA ANALYTICS
_t3.1 Aplicações do Data Analytics
_t3.2 Data Analytics versus Data Mining
_t3.3 Text Analytics
_t3.4 Audio Analytics
_t3.5 Video Analytics
_t3.6 Social Media Analytics
_t3.7 loT Analytics
_t3.8 Learning Analytics (LA)
_t3.8.1 EDM versus LA
_t3.8.2 Processo de LA
_t3.8.3 Modelo de referência para o LA
_t3.8.3.1 Dados e ambientes no LA (O quê?)
_t3.8.3.2 Partes interessadas no LA (Quem?)
_t3.8.3.3 Objetivos do LA (Por quê?)
_t3.8.3.4 Métodos no LA (Como?)
_t3.8.4 Plataformas de LA
_t3.8.5 Padrões para LA
_t3.8.6 Learner Analytics
_t3.8.7 Academic Analytics
_tCAPÍTULO 4 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)
_t4.1 Tipos de IA
_t4.2 Áreas da IA
_t4.3 Processo de IA
_t4.4 IA versus Data Mining versus Data Analytics
_t4.5 Machine Learning (ML)
_t4.5.1 Como as máquinas aprendem?
_t4.5.1.1 Aprendizado supervisionado
_t4.5.1.2 Aprendizado não supervisionado
_t4.5.1.3 Aprendizado por reforço
_t4.6 Deep Learning (DL)
_t4.7 Sistemas de recomendação
_t4.7.1 Sistemas de recomendação educacional
_t4.8 Processamento de Linguagem Natural
_t4.8.1 Processamento de Linguagem Natural na educação
_t4.9 Visão computacional
_t4.10 Assistentes de Voz Inteligentes
_t4.11 Robótica
_t4.11.1 Robótica educacional
_t4.12 Chatbots
_t4.12.1 Chatbots na educação
_t4.13 IA na educação
_t4.14 Impacto da IA na educação
_t4.14.1 Sistemas de Tutoria Inteligente (ITS)
_tCAPÍTULO 5 - EDUCAÇÃO INTELIGENTE
_t5.1 Aprendizagem inteligente
_t5.2 Ambientes de aprendizagem inteligentes
_t5.3 Design Instrucional Inteligente
_t5.4 Singularidade e inteligência humano-computacional
_tCases
_tPerspectivas: novas fronteiras para o conhecimento e a aprendizagem
_tGlossário
_tChave de tradução
_tChave de siglas
_tÍndice remissivo
_tReferências
650 0 _aEducação
_912704
650 0 _aEnsino
_915748
650 0 _a Aprendizagem
_911989
700 1 _aJusto, Diógenes
_4rev. téc.
_968027
909 _a202303
_bRaynara
942 _cG